Uma grande massa de ar polar se desloca lentamente pela rota dos três estados do sul. Como consequência do fenômeno que influencia o tempo no Estado, entre a próxima quinta-feira (20) e o fim de semana haverá chance de neve em várias regiões catarinenses. Conforme a Epagri/Ciram, cidades da Serra, Planalto Norte, Oeste e Meio-Oeste terão chance de neve, inclusive com acúmulo.
A previsão é de que as áreas mais afetadas pela nevasca sejam aquelas acima dos 700 metros. No Paraná, a notícia da chegada da neve por aqui surgiu no domingo (16), quando a empresa MetSul Meteorologia divulgou que uma massa de ar frio potencialmente histórica chegaria ao Sul do Brasil com potencial de neve. Para isto ocorrer, a temperatura precisa estar muito baixa não só na superfície, como na camada da atmosfera entre a nuvem e o solo. Além disto, não pode ter chuva forte ou moderada, pois aí forma uma chuva congelada, o que é mais comum em Palmas e General Carneiro, cidades localizadas no sul do Estado.
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), órgão que estuda e analisa o clima no Estado, ainda é cedo para ter uma convicção se realmente pode nevar novamente em Curitiba, como ocorreu em 1975 e 2013. Ana Beatriz Porto, meteorologista, reforça que existe esta chance até pela queda de temperatura e tempo instável.
Da mesma forma o frio chega também ao Rio Grande do Sul com grande chance de neve principalmente na serra.