Ação Integrada entre as Forças de Segurança em Mandirituba

Equipe LR0714 Agudos do Sul

B.OU 2020/1181418

A equipe recebeu um pedido de apoio da GM Simone, da Guarda Municipal de Mandirituba (PR), via grupo de whatsapp, informando que estavam em uma ocorrência de lesão corporal e que o autor das lesões teria se trancado em um quarto, aberto o registro de um botijão de gás e estava ameaçando atear fogo na residência. Como tratava-se de área rural, a GM Simone repassou a localização da ocorrência via whatsapp e os pontos de referência, orientando a equipe, que estava próxima da divisa com o município de Mandirituba. a equipe então deslocou com brevidade, e no local, deparou-se com duas equipes da Guarda Municipal de Mandirituba, que foram os primeiros interventores.

O GM Augusto e a GM Simone, da equipe GM012, então informaram que o autor das agressões, posteriormente identificado como J.F.M.S, teria agredido sua avó e se trancado no interior da residência com dois botijões de gás e, no momento da chegada da equipe GM, esse veio a acender um isqueiro, provocando o incêndio no botijão.

A vítima das agressões, Sra. T.L.S., já havia sido retirada do local. a equipe então fez a verificação da residência juntamente com a equipe da guarda municipal, a fim de localizar o individuo suspeito ou se haveria mais alguém na residência. As equipes se depararam com a porta de um dos quartos trancada, cômodo onde o mesmo estaria. Foi verificado que o incêndio já havia se alastrado e tomado conta dos móveis do quarto, queimando parte do colchão, diversas roupas e começava a incendiar os móveis.

A base Delta e equipe PM de Mandirituba, além das demais equipes de serviço fizeram o acionamento e repassaram a localização da ocorrência ao Corpo de Bombeiros, que deslocaria da Fazenda Rio Grande. Tendo em vista o autor teria se trancado no interior do quarto e não responder às verbalizações das equipes, podendo estar desmaiado devido ao fogo, ou mesmo embaixo de algum móvel incendiado, as equipes optaram por arrombar a porta a fim de retira-lo.

Após arrombada a porta, foi visualizado dois botijões de gás, um incendiando e um prestes a pegar fogo. a equipe utilizou-se de um pedaço de ferro de construção para afastar o botijão que estava em chamas até o box do banheiro, localizado ao lado do quarto, devido ao fato do banheiro ser revestido de cerâmica e ser menos propenso a incendiar. a equipe então fez a contenção das chamas do colchão e das roupas, utilizando-se de alguns baldes e de uma mangueira que estavam no exterior da residência, para isso, foi necessário quebrar uma das janelas do quarto. Ato contínuo, foi feita a verificação do quarto, onde o suspeito não foi localizado. Porém, no quarto havia um acesso ao forro da residência, local para onde suspeito fugiu após o fogo ter se alastrado.

Foi colocada uma escada que estava no exterior da residência para que o mesmo pudesse descer. após alguns minutos de verbalização, o referido homem cooperou e desceu, sendo preso em flagrante pela equipe GM, que havia chegado primeiramente ao local. O Sr. J.F.M.S, apresentava algumas escoriações pelo corpo e estava desorientado devido a inalação da fumaça e foi encaminhado pela GM até o hospital de Mandirituba para ser avaliado e posteriormente ser encaminhado até a delegacia de Fazenda Rio Grande. A vítima, Sra. T.L.S., foi encaminhada pela ambulância municipal de Mandirituba até o hospital, pois estava com ferimento no lado direito do rosto e na boca.

No hospital, o médico, informou que a vítima seria encaminhada até o hospital do trabalhador para realização e exames complementares, devido a gravidade do ferimento e suspeita de ter perdido muito sangue. Durante a ocorrência, o soldado Alex acabou por se ferir com um corte em um dos dedos da mão esquerda e queimar o antebraço esquerdo. Além disso, apresentava tosse por ter inalado fumaça. O soldado Alex foi atendido, medicado e o liberado posteriormente.

A residência da vítima ficou bastante danificada devido ao incêndio. Compareceram ao local ainda, a equipe l0610 de Mandirituba, composta pelo Cabo Paulo Edgar e Sd Rocha e viatura do corpo de Bombeiros ABTR 11001 de Fazenda Rio Grande, que fez a avaliação da residência após o incêndio ter cessado. Da situação de flagrante por lesão corporal, foi lavrado o B.O.U de número 2020/1181064 pela equipe GM de Mandirituba, a qual ficou titular da ocorrência e fez a entrega do autor das lesões na delegacia da Fazenda Rio Grande.

Sd. Alex e Sd. Roger

Fonte: Equipe LR0714 – Agudos do Sul