A vacina que chegou na noite da última terça-feira, 26, é da AstraZeneca-Fiocruz e deve ser administrada duas doses em um intervalo de três meses

Divulgação/PMM/SMS

A Secretaria de Saúde de Mafra está concluindo nesta quarta-feira, 27, a aplicação da primeira dose da vacina Sinovac para o público-alvo determinado de acordo com critérios baseados no cenário mafrense, nas orientações do Informe Técnico Campanha Nacional de Vacinação Contra Covid-19 de SC e deliberação CIB/SES.

Já na noite da última terça-feira, 26, a Saúde de Mafra recebeu 460 doses (divididas em 46 frascos de 10 doses) da vacina AstraZeneca-Fiocruz, que deve ser administrada duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações. “Após o frasco aberto temos seis horas para administrar as 10 doses”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Francesli Pereira.

Logística

Essas doses ainda não são suficientes para atender a todo público-alvo desta primeira fase da primeira etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19. Sendo assim, a Vigilância Epidemiológica está realizando um trabalho minucioso, vacinando em escalonamentos, seguindo a Deliberação 003/CIB/2021.

Vale destacar que também é feita pela Secretaria de Saúde a farmacovigilância, um trabalho que consiste na vigilância dos efeitos adversos da vacina na população vacinada.

Continuidade

A Vigilância Epidemiológica está se preparando para as próximas etapas, uma vez que a campanha ainda está no início. “A expectativa é que possamos vacinar toda população alvo e aproveitar este começo para adquirir expertise neste primeiro momento”, concluiu a coordenadora.

Fonte: Prefeitura de Mafra