A Polícia Militar de Mafra recebeu nos últimos dias várias denúncias de uma nova modalidade de golpe que vem sendo aplicada contra comerciantes, industriários, enfim, todo tipo de empreendedores.

Após conseguirem dados do seu empreendimento, através de suas próprias postagens em redes sociais, principalmente no Facebook e no Google, os golpistas enviam mensagens ou áudios, ou mesmo efetuam ligação telefônica, fazendo se passar por associado do Comando Vermelho ou outro do gênero PCC, etc… e passam a fazer ameaças dizendo que a vítima tem feito denúncias de pontos de tráficos próximo ao seu estabelecimento e que estão prontos para invadir o seu estabelecimento e matar todos.

Após apavorarem a vítima dizem que ao invés da vingança podem resolver através de depósito ou transferência de valores em dinheiro, via PIX ou outro meio. No entanto, não existe ninguém monitorando o seu estabelecimento. O teu endereço, horário de funcionamento, whatsapp, telefone e o seu nome foram conseguidos através do anuncio que você mesmo postou nas mídias sociais.

A PM orienta que quando receber esse tipo de ligação ou mensagens de texto e/ou áudio, desligue e/ou faça o bloqueio do número ou usuário que está tentando lhe aplicar um golpe, e após registre um Boletim de Ocorrência, que pode ser de maneira online. É importante o registro de boletim, pois as polícias dispõem de equipes especializadas em investigação de cybercrimes.

Fonte: Seção de Comunicação Social do 38º BPM