Na tarde da última segunda-feira, 16, o prefeito de Mafra e presidente da Amplanorte, Wellington Bielecki, reuniu-se com os demais prefeitos que compõem a Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense – Amplanorte, para adoção de medidas preventivas contra o avanço vírus COVID-19 (Coronavírus). Na reunião estiveram presentes além dos prefeitos, servidores da Saúde e Educação dos municípios.

A principal medida tomada coletivamente foi a suspensão das aulas por 30 dias na rede pública municipal de ensino dos municípios – ensino fundamental – a partir desta quarta-feira, 18.

Em Mafra, a partir segunda-feira, 23, serão suspensas também as aulas da educação infantil das escolas da rede municipal. “Resolvemos tomar medidas de responsabilidade a fim de nos protegermos dessa pandemia. Estamos nos antecipando em muitas atitudes, evitando chegar ao pico maior”, declarou Wellington.

Mafra na prevenção

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica de Mafra, há no momento (dados de 16/03/2020) zero casos suspeitos, zero confirmados e um descartado. Esse boletim será atualizado periodicamente e divulgado nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Mafra (Facebook, Twitter, Instagram e site).

Decreto nº 4286

A Prefeitura de Mafra, diante deste quadro, emitiu o Decreto nº 4286 de 17 de março de 2020, que dispõe sobre as medidas para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da infecção humana pelo novo coronavírus (Covid-19).

No documento constam medidas e recomendações tomadas pelo Executivo Municipal no que tange à prevenção quanto á proliferação e disseminação do coronavírus no município. Dentre as medidas destaca-se o § 2º do artigo 1º o qual “cria a Sala de Informações COVID-19 com o objetivo de orientar a população, direcionar o fluxo de atendimento, acompanhar os casos sintomáticos respiratórios e monitorar diariamente os casos suspeitos”.

A íntegra do decreto já está disponível no site da Prefeitura de Mafra, link Transparência/Legislação e no Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina (DOM).

Aplicativo do coronavírus

Já está disponível o aplicativo para celular Coronavírus- SUS que traz informações rápidas e corretas sobre a doença. O download é gratuito e pode ser encontrado na App-store e Play-store.

 Previna-se

A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar a exposição ao vírus, já que atualmente não existe vacina contra o coronavírus.

Recomenda-se:

  •  Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos;
  •  Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
  •  Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
  •  Evitar contato próximo com pessoas doentes;
  •  Ficar em casa quando estiver doente;
  •  Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
  •  Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Sala de Informações COVID-19 – confira os telefones (também whatsapp):

– (47) 98455-9632

– (47) 98456-0145

– (47) 98436-3523

– (47) 98436-2908

– (47) 98436-2398