O prefeito Emerson Maas anunciou na tarde de ontem, 24, que a partir da próxima segunda-feira, 28, começa a vacinação contra Covid-19 para as pessoas com 47, 46 e 45 anos, condicionada ao recebimento de doses do Governo do Estado.

“Mafra já chegou a 36% da população vacinada com a primeira dose. Somos umas das poucas cidades do Estado que estão com este índice e adiantadas em relação ao calendário vacinal do Estado. Quanto mais vacinas aplicadas, mais pessoas imunizadas”, disse.

Panorama municipal

Apesar dos boletins diários oficiais mostrarem índices menores de novos casos e o movimento na Unidade Covid Upa diminuir para em média 61 atendimentos/dia (parâmetro dos últimos sete dias), Mafra ainda se encontra em situação crítica e matriz de risco gravíssima. Diante desta situação, o prefeito emitiu o Decreto nº 4560 reforçando as medidas restritivas de enfrentamento à pandemia.

“Estive com o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, que disse que vamos enfrentar uma terceira onda. Então, não é o momento de afrouxarmos as medidas de contenção”, explicou Maas. Além disso, o prefeito lembrou ainda que as equipes locais de saúde continuam trabalhando “incansavelmente” para a população. “Na unidade Covid da Upa dispomos de um ônibus com psicólogo e assistente social, a fim de oferecermos um atendimento humanizado e cuidar além da saúde física, a mental dos pacientes”.

Vacina salva vidas

O Ministério da Saúde lançou uma campanha informando os cinco motivos para confiar nas vacinas, pois: são seguras, são eficazes, combatem a pandemia, reduzem casos graves e óbitos e salvam vidas. “Vacina é para salvar vidas. A única escolha é viver. E viver é se imunizar contra esse vírus mortal”, enfatizou o prefeito.

Mafra segue este mesmo caminho, reforçando a importância das medidas não farmacológicas de prevenção que são o uso de máscara, evitar aglomerações, promover o distanciamento social e a higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool gel 70%. “Evite aglomerações.

Não é o momento de fazer festa. Basta uma pessoa estar contaminada e o sonho da festa pode se transformar em um pesadelo para as outras famílias”, concluiu o prefeito, pedindo que as pessoas continuem a se cuidar, zelando também pela vida e saúde do próximo.

Fonte: Prefeitura de Mafra