Um macaco foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira (16), em Rio Negrinho, no Planalto Norte do Estado. O animal foi encontrado por volta das 7h, em um local de mata no bairro Barro Preto.

A Vigilância Epidemiológica do município esteve no local e recolheu o animal. Segundo o órgão, amostras de sangue foram recolhidas e encaminhadas para análise com o objetivo de detectar se a causa da morte foi por febre amarela.

Foto: Prefeitura de Rio Negrinho/Divulgação

Só neste ano, quatro macacos já foram encontrados mortos na região, sendo dois em Rio Negrinho e dois em São Bento do Sul. Segundo a Secretaria de Saúde de Rio Negrinho, os casos acenderam um alerta em torno da doença.

“É necessário que as pessoas que ainda não se vacinaram, que procurem o posto central e se imunizem”, alerta a secretária de Saúde, Fátima Mendes Afonso.

O posto central de Rio Negrinho, que conta com a sala de vacinação, funciona de segunda à sexta, das 7h30 às 18h30, sem fechar para o almoço.

Já se encontrar um macaco morto, a recomendação é de que o animal não seja tocado e que a Vigilância Epidemiológica seja imediatamente comunicada. O telefone de contato é o 47 3646-4125.

Febre amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus. Se não for tratada rapidamente, a doença pode levar a pessoa infectada à morte em cerca de uma semana.

Segundo o Ministério da Saúde, o vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. Atualmente, a vacina é a principal ferramente de prevenção contra a doença.