A “II Conferência de Saúde Mental do município de Mafra-SC” acontece nesta quarta-feira,  dia 20, no CEDUP, a partir das 8 horas.

Este ano, a Secretaria Municipal de Saúde, junto ao Conselho Municipal de Saúde, contou com a colaboração da comunidade, que participou respondendo on-line questões relativas ao tema como cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania; gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; política de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade; e  impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

Até o início desta segunda-feira, 18, a Secretaria contabilizou 122 respostas ao questionário on-line e 97 inscrições na modalidade presencial.

Destaca-se a participação popular neste evento que tem como objetivo propor diretrizes para a formulação da Política Nacional de Saúde Mental e o fortalecimento dos programas e ações de saúde mental para todo o território nacional tendo como eixo principal “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado em saúde mental em liberdade e o respeito aos direitos humanos”.

Sobre a Conferência

A II Conferência de Saúde Mental foi aprovada através da resolução nº 076 em reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde em 24 de março de 2022 e corresponde à etapa da V Conferência Nacional de Saúde Mental (V CNSM) convocada pela Resolução 652 de 14 de dezembro de 2020.

Mais informações podem ser obtidas na sede da Secretaria Municipal de Saúde que fica na Rua Gabriel Dequech, 212 – Centro. Telefone: 47 3645-3931. 

Fonte: Prefeitura de Mafra