O Hospital São Vicente de Paulo emitiu nesta terça-feira (12), uma nota esclarecendo o óbito por Covid-19.

Leia na íntegra:

O Hospital Regional São Vicente de Paulo confirma o óbito do paciente, masculino de 38 anos, encaminhado pelo Município de Papanduva-SC.

Informamos que o mesmo deu entrada na Emergência do HSVP, no Domingo (10/05), já em estado grave, vindo a óbito no mesmo dia. Além da infecção pelo vírus Covid-19, qual foi confirmado hoje (12/05) pelo resultado do exame oficial, a vítima também apresentava um quadro avançado de asma e bronquite.

Ao paciente adentrar no HSVP, foi recebido conforme todos os protocolos de segurança tanto para ele quanto para a equipe de atendimento, “Fizemos todos os procedimentos necessários e possíveis na busca de reverter este quadro, porém infelizmente não foi possível, devido ao estado avançado de enfermidade do paciente”, explica Dr. Michael R. Lang, Diretor Técnico do Hospital de Mafra.

O HSVP reitera que está em constante movimentação, tomando todas as medidas necessárias, para atender a comunidade de Mafra e do Planalto Norte, em relação à atual pandemia do Coronavírus. Há um Comitê Multidisciplinar Interno de Enfrentamento ao COVID-19, sob a Coordenação do Dr. Michael R. Lang, e composto por mais de 20 profissionais do Hospital e dos serviços terceirizados, que se reúnem regularmente para análise da situação, atualização e adoção das normas e orientações técnicas emanadas do Ministério da Saúde, Governo de SC, Secretaria Municipal e Estadual da Saúde e outros órgãos normatizadores das ações de Saúde, visando a proteção e segurança dos pacientes e dos profissionais do Hospital. São feitos estudos e aquisições dos insumos necessários, bem como a realização de inúmeros treinamentos aos médicos, equipe de enfermagem e atendimento.

O HSVP é um Hospital moderno, com grande parte de seus serviços informatizados, ao mesmo tempo humano e acolhedor. “Atualmente contamos com 104 leitos, sendo 20 destes de UTI, com Instalações e Equipamentos modernos, dentre eles 36 respiradores, sendo 5 respiradores anestésicos localizados no centro cirúrgico” afirma Dr. Michael. “E possui ainda, mais 14 leitos de UTI já habilitados pelo Governo do Estado de Santa Catarina e Ministério da Saúde, para funcionamento imediato e exclusivos para pacientes com diagnóstico de Covid-19, confirmados.” complementa Dário Clair Stakzuk, administrador do hospital.

Em relação ao atendimento na área de emergência, o fluxo é organizado desde o primeiro atendimento aos casos suspeitos, tratamento, até o momento da alta deste paciente. O funcionamento segue hoje, a seguinte ordem: Já na recepção é feita a primeira análise do estado de saúde do paciente, realizada por um profissional adequadamente preparado e munido dos EPIs necessários para assegurar também a sua segurança. Caso este paciente apresente algum dos sintomas do COVID-19 ele é encaminhado imediatamente para a sala de isolamento possibilitando a continuidade no atendimento. Caso o paciente não apresente sintomas, este, é encaminhado para a sala de triagem para aguardar sua consulta, normalmente. Assim, o fluxo é organizado para que não haja contato entre os pacientes e ambos sejam atendidos da forma mais ágil possível. A unidade de Emergência é localizado anexa ao HSVP e atualmente registra um atendimento de aproximadamente 20 pessoas por dia.

Além destas, muitas outras medidas e adequações são feitas diariamente. O Hospital São Vicente de Paulo conta com 440 colaboradores e um Corpo Clínico de mais de 120 médicos de diversas especialidades. TODOS À SERVIÇO DA VIDA.

Fonte: Hospital São Vicente de Paulo – Foto: Everton Lisboa