O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), elevou o nível de alerta devido ao alto volume de chuva nas regiões do Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí. Nos últimos três dias, foram registrados volumes acima de 100 milímetros em 11 municípios, chegando a 207 em Garuva. Em caso de emergência, os catarinenses podem acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

De acordo com o chefe da DCSC, coronel Aldo Baptista Neto, essas condições apontam para elevado risco de deslizamentos, enxurradas e alagamentos, já que a chuva deve se intensificar entre a noite desta quarta-feira, 20, e a madrugada desta quinta, 21. “A recomendação é que a população que reside nessas áreas em laranja e vermelho no mapa (acima) reforce a atenção em razão do risco de deslizamentos e enxurradas. É importante acompanhar os avisos e alertas no site, redes sociais e mensagens SMS da Defesa Civil do Estado e as recomendações do órgão em cada município”, afirma Neto.

Veja como se proteger

Alagamentos e inundações

– Evite contato com as águas e não dirija em locais alagados.
– Evite transitar em pontilhões e áreas submersas.
– Cuidado com as crianças nas áreas próximas a rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra

– Fique atento a sinais como inclinação de postes e árvores, qualquer movimento de terra ou rocha perto da sua residência e aparecimento de rachaduras nas paredes.

Fonte: Governo do Estado de Santa Catarina/Defesa Civil