O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados para troca instantânea de mensagens, fotos e vídeos. Criminosos se aproveitam da falta de atenção para aplicar golpes nos usuários. E o roubo de conta e criação de perfil falso são alguns dos métodos mais conhecidos. A modalidade tem crescido muito, em Mafra e Rio Negro não tem sido exceção, diversos casos são registrados diariamente.

Nesse tipo de golpe, o criminoso cria um perfil no aplicativo com fotos roubadas de redes sociais e começa a conversar com parentes e amigos se passando pelo usuário fingindo que trocou de número e que o contato deve apagar o velho. Em seguida, começa a pedir dinheiro usando desculpas para justificar as transferências.

Em muitos casos, o contato acionado cede ao pedido de ajuda e faz transferências, paga falsas contas. Uma das estratégias usadas pelos bandidos é dizer que está em um local com conexão ruim para deixar a pessoa que recebe a mensagem ainda mais assustada e fazer com que ela não pense muito para transferir os valores.

Ao acessarem ao WhatsApp de uma vítima, os bandidos não podem visualizar a lista de contatos. Entretanto, conversas em grupo continuam aparecendo e é a partir delas que eles reconhecem, por exemplo, membros da família ou grupos próximos de amigos, que podem ser alvo de golpes.

O golpista entra em contato com um familiar ou conhecido alegando ter um boleto com vencimento para o mesmo dia ou problemas com o cartão de crédito. O objetivo é induzir a vítima a fazer transferências usando Pix, apostando na urgência e também na proximidade.

Às vezes, nem mesmo é preciso furtar a conta para fazer isso. Tendo o celular de uma vítima, os bandidos podem ter acesso à foto do perfil, que é copiada e configurada em um novo telefone. A partir de vazamentos de documentos, familiares ou cônjuges são contatados, com o criminoso dizendo que trocou de número e pedindo dinheiro com urgência.

Antes de atender às solicitações, o ideal é verificar se a pessoa do outro lado da conversa é quem diz ser, com uma ligação ou contato por outros meios. Vale a pena, ainda, ativar a opção de exibição da foto de perfil apenas para contatos adicionados, para que não seja visualizada por terceiros.

 Whatsapp desconhecido está usando minha foto como proceder:

UM NÚMERO DE WHATSAPP DESCONHECIDO ESTÁ UTILIZANDO A MINHA FOTO E SOLICITANDO VALORES PARA MEUS CONTATOS

1 – Registre ocorrência no site da polícia civil ou vá a delegacia

2 – NÃO TROQUE MENSAGENS COM OS GOLPISTAS. Só aumentará a chances de você cair em outro golpe

3 – Compartilhe em suas redes sociais e contatos que há um número se passando por você no whatsapp

4 – Dentro do aplicativo Whatsapp, clique sobre o número falso e selecione a opção “denunciar contato”. Peça a seus conhecidos que façam o mesmo. Faça a denúncia para o e-mail support@whatsapp.com. Em até 48 horas, a empresa se compromete a enviar uma resposta sobre o caso.

5 – Oculte a foto de perfil para quem não é contato – nas configurações do WhatsApp, vá até a aba “Privacidade” e mude para “Meus Contatos” a privacidade da foto de perfil. Você também pode fazer isso com os indicadores de “Visto por Último” e “Recado”, garantindo que somente pessoas permitidas vão ter acesso a seu perfil. Com isso, você dificulta o acesso aos materiais usados pelos criminosos nos golpes.

Principais dúvidas:

– É preciso trocar meu chip ou mudar meu número ? NÃO, o autor está utilizando outro número que não possui nenhum vínculo com o seu

 Como eles obtiveram meus contatos ? Através de grandes vazamentos de dados na internet ou através de consulta de sistemas de análise de crédito. Suas contas provavelmente não foram acessadas. Em caso de dúvida, troque as senhas de suas contas envolvidas.

Fontes: Polícia Civil PR – Serasa

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

Comercial da Rede Nova de Comunicação   3642-7495