Uma massa de ar polar deve derrubar as temperaturas nos estados do sul, em Santa Catarina a partir de terça-feira (27), segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições do tempo. Há possibilidade de recorde de temperatura mensal e absoluto (registro de toda série histórica) na maioria das regiões, temperatura negativa, geada e também  a possibilidade de neve à partir de quinta-feira (29).

A Defesa Civil também prevê queda abrupta da temperatura em todo estado. Porém, entre sábado (24) e segunda-feira (26), deve fazer calor. As máximas previstas são de 25ºC a 30ºC na maioria das regiões.

“O calor deverá ser passageiro. No decorrer da terça-feira (27), uma frente fria avança no estado e provocará chuva. Na sequência, há previsão de declínio acentuado de temperatura. Essa massa de ar frio intenso poderá se igualar ou superar massas que atuaram em julho dos anos 2000e 2013”, diz a meteorologista Gilsânia Cruz da Epagri/Ciram.

Se a previsão confirmar, a massa de ar polar deve ser a mais forte do inverno de 2021, se igualando e até superando massas que atuaram em julho dos anos 2000 e 2013.

O pacote de frio deve ser completo, novamente com quebra de recorde de temperatura mensal e absoluto (registro de toda série histórica) na maioria das regiões, temperatura negativa com geada generalizada em SC, mais forte nas áreas altas do estado (acima de 700/800m), com possíveis prejuízos para a agricultura.

Outros setores, como pecuária, piscicultura e carcinicultura também podem ser afetados devido ao frio intenso. Não se descarta a possibilidade de chuva congelada e neve do Oeste ao Planalto, especialmente Planalto Sul, na quinta-feira (29/07). Essas informações serão atualizadas na próxima semana.

Fonte: Gilsânia Cruz e Marcelo Martins – Meteorologistas (Epagri/Ciram)

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495