Segundo a Epagri, as temperaturas da Serra catarinense devem cair entre sábado e domingo por causa de uma massa de ar frio e seco.

A onda de frio deve atingir todas as regiões, sobretudo as áreas acima de 700/800m.

Previsão:  temperatura baixa em SC, com mínima próxima de 0°C e negativa na maioria das regiões, chegando a – 5°C a – 8°C nas áreas altas do Planalto Sul. Condição de formação de geada ampla no Estado, podendo ocorrer de forma isolada até no Litoral (mínimas de 2°C a 5°C), especialmente no amanhecer de domingo (12/06).

No fim de semana são esperadas temperaturas negativas, que podem chegar a -6°C na Serra. Também há risco para o congelamento das pistas na região entre a madruga e o amanhecer de sábado e domingo. Enquanto isso, no Meio-Oeste e Planalto Norte, as mínimas devem chegar em -2°C.

Até terça-feira (14), o sistema deve predominar em Santa Catarina, mantendo o tempo ensolarado e as temperaturas baixas, de acordo com o órgão.

A partir de 15 de junho, o frio diminui, mas o sol segue predominando no Estado. O órgão antecipa que nos dias 16 e 17 volta a chover em Santa Catarina, devido à passagem de uma nova frente fria. Em seguida, outra massa de ar frio é prevista para o Sul brasileiro.

Fonte: Epagri