Bom Dia!

03 de Março de 2021, Quarta-Feira. Verão

– Dia Mundial da Vida Selvagem

Mafra – 18º/29º ⛈️
Criciúma – 20º/29º ⛈️
Florianópolis – 23º/28º ⛈️

📰Manchetes Jornais 03/03

Folha de São Paulo
No maior salto da pandemia, país perde 1.726 em 24 horas

O Estado de São Paulo
País tem recorde de mortes e SP deve entrar em fase vermelha

O Globo
CVM investigará operações suspeitas com ações da Petrobras

Estado de Minas
Minas Gerais: Colapso de Norte a Sul

Valor Econômico
Governo pretende relançar programa de corte de salários

Correio Braziliense
DF quer vacinar neste mês todos com 70 anos ou mais

Zero Hora
Saúde em colapso

Notícias do Dia
Estados atuarão em consórcio para comprar vacinas da Rússia

É notícia…

🌎NO MUNDO

EUA – O presidente americano, Joe Biden, disse nesta terça-feira (2) que os Estados Unidos se preparam para vacinar toda a população adulta do país até o final de maio. A promessa do democrata antecipou a previsão anunciada, também por ele ainda em fevereiro, de que a meta da vacinação de adultos seria atingida até o final de julho. (G1)

Austrália – A Austrália irá prorrogar por três meses, até 17 de junho, o fechamento de suas fronteiras, para evitar a entrada do novo coronavírus, após um ano de isolamento. Segundo o ministro da Saúde, Greg Hunt, autoridades da área assinalaram ao governo que “a situação da Covid-19 no exterior segue gerando um risco inaceitável de saúde pública no país, devido à emergência das variantes mais contagiosas. (Uol)

NO BRASIL

Recorde – O país registrou 1.726 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas – recorde desde o início da pandemia – chegando ao total de 257.562 óbitos desde seu começo. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias chegou a 1.274. A variação foi de 23% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de alta nos óbitos pela doença. (G1)

PEC – Está prevista para hoje a votação no Senado da PEC Emergencial, com medidas de controle dos gastos públicos, mas que foi modificada para que também possa viabilizar o pagamento do novo auxílio emergencial no Orçamento. A proposta foi apresentada inicialmente em 2019 pelo governo com o objetivo de criar mecanismos de restrição de gastos quando o governo federal, estados ou municípios estivessem em situação de emergência fiscal. (Uol)

Petrobras – Quatro dos 11 membros do conselho de administração da Petrobras informaram a companhia que não aceitarão a recondução ao cargo na próxima assembleia geral extraordinária da estatal. A decisão vem após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) decidir trocar Roberto Castello Branco pelo general Joaquim Silva e Luna no comando da petroleira por críticas à política de preços da empresa.(Folha)

PIB – A dimensão exata do tombo da economia em 2020 será conhecida nesta quarta-feira (3) com a divulgação dos dados oficiais do Produto Interno Bruto (PIB) – mas já se sabe que o desempenho do Brasil na década foi o pior já registrado em 120 anos. Considerando a expectativa de tombo da ordem de 4% no ano passado, o Brasil fechou o período entre 2011 e 2020 com um crescimento médio anual de apenas 0,3%, segundo cálculos do economista Claudio Considera, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV).

Indicadores Econômicos

Dólar Comercial – R$ 5,666 – ⬆️ 1,17%
Euro – R$ 6,848 – ⬆️ 1,50%
Ibovespa – 1,09% ⬆️
Selic – 2% – ⬆️

EM SANTA CATARINA

Colapso – Os últimos dados desta terça-feira (2), indicam que Santa Catarina segue em colapso, com 95% das UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) lotadas, mas na prática, com cerca de 261 pessoas aguardando vagas nos hospitais. O Governo do Estado incluiu, na tabela que indica a lotação dos hospitais, uma nota que diz que os indicadores são “virtualmente inferiores” à taxa de ocupação real, considerando os horários de atualização e a alta oscilação e demanda de pacientes graves nas UTIs dos hospitais. (ND)

Vacina – O governador Carlos Moisés informou nesta terça-feira (2) que o Ministério da Saúde fará o repasse de 91,2 mil doses da Coronavac, vacina produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo, para o Estado de Santa Catarina. A previsão é de que a remessa chegue no aeroporto de Florianópolis por volta das 8h20 desta quarta-feira (3).

Pacientes – A transferência de pacientes com Covid-19 de Santa Catarina para hospitais do Espírito Santo vai começar nesta quarta-feira (3). Eles serão transferidos individualmente, em dois voos diários. A logística do deslocamento foi divulgada nesta terça pelo governo do Estado. As vagas oferecidas aos pacientes catarinenses devem atender prioritariamente pacientes do Oeste, região em situação mais crítica no Estado, no Hospital Regional do Oeste, de Chapecó, Hospital São Paulo, de Xanxerê, e Hospital Terezinha Gaio Basso, de São Miguel do Oeste. (DC)

Ministro – O Ministro da Saúde Eduardo Pazuello estará em Santa Catarina na próxima sexta-feira (5) para ver de perto a grave situação que vive o Estado por conta do avanço da pandemia do coronavírus. A visita foi anunciada pelo governador Carlos Moisés da Silva (PSL), na tarde desta terça-feira (2), em suas redes sociais. (DC)

Leitos – O ministro da Saúde, Eduardo Pazuelo, assinou a Portaria 373, que dispõe sobre “procedimento para autorização de leitos de UTI adulto e pediátrico Covid-19 em caráter excepcional e temporário. Em Santa Catarina, foram liberados 10 leitos para Balneário Camboriú, 16 para Blumenau, 35 para Chapecó, 5 Concordia, 15 em Criciúma, 6 em Curitibanos, 10 em Florianópolis, 10 em Içara, 15 em Itajaí, 10 em Jaraguá do Sul, 6 em Joaçaba, 8 em Joinville, 17 em Lages,10 em Laguna, 14 em Mafra, 5 em Nova Trento, 10 em Tubarão e 10 em Xanxerê. (Moacir Pereira)

Fila – Os números atualizados da lista de espera por um leito de UTI indicam que 251 pessoas estão aguardando vagas em Santa Catarina nesta terça-feira (2). Mais da metade está no Oeste, onde a fila tem 142 pacientes – todos em estado grave. Esses pacientes estão internados de forma improvisada em enfermarias, pronto atendimentos, e até em corredores de hospitais. (Dagmara Spautz)

Destaque RNA – Março será o pior mês da pandemia para os catarinenses. E a situação pode piorar se contágio não reduzir. Enquanto isso, segue a vacinação. Mais 91.200 doses da Coronavac chegam aos municípios catarinenses amanhã, para completar a vacina dos idosos entre 80 e 84.

Fonte: RNA – Rede de Notícias Acaert/SC