02 de Março de 2021, Terça-Feira. Verão

– Dia da Oração
– Dia Nacional do Turismo

Mafra – 25º/18º ⛅
Lages – 23º/17º ☁️
Itajaí – 27º/22º ⛅

NO MUNDO

Argentina – O presidente argentino, Alberto Fernández, pediu uma reforma ampla do poder judiciário, ao qual criticou por considerá-lo um setor politizado e com privilégios, em seu discurso de instalação, nesta segunda-feira (1º), das sessões ordinárias no Congresso. (G1)

Rússia – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, está disposto a restabelecer as relações com os Estados Unidos na mesma medida em que Washington esteja pronto para isso, disse nesta segunda-feira, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov. (EFE)

NO BRASIL

Consórcio – A criação do consórcio para compra de vacinas contra a Covid-19 recebeu 100 adesões nesta segunda-feira (1º), primeiro dia para manifestação de interesse por parte de prefeitos e prefeitas. O movimento liderado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) deu prazo até sexta-feira (5) para que os municípios façam a adesão. A previsão é que a associação seja constituída, legalmente, até 22 de março para, depois disso, possa atuar na aquisição de imunizantes. (G1)

Vacina – O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetou trecho de MP (medida provisória) que dava prazo de cinco dias para a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovar o uso emergencial de vacinas contra a covid-19, segundo informou a Secretaria-Geral da Presidência. O Congresso poderá, agora, manter ou derrubar o veto presidencial.

Peritos – Em meio ao que é considerado o “pior momento” da pandemia de Covid-19 no país, peritos médicos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) consideram suspender novamente o atendimento presencial nas agências. A categoria, que deve reunir-se nesta terça-feira (2) para discutir ações a serem tomadas, alerta para o risco de contaminação nos postos e defende que seja retomado o trabalho remoto dos servidores. (Uol)

Imposto – O presidente Jair Bolsonaro editou nesta segunda-feira (1º) decreto no qual zerou as alíquotas de PIS e Cofins que incidem sobre óleo diesel e gás de cozinha. O decreto foi publicado em edição extra do “Diário Oficial da União”. (G1)

Indicadores Econômicos

Dólar Comercial R$ 5,601 🔽
Euro R$ 6,747 🔽
Ibovespa 0,27% ⬆️

EM SANTA CATARINA

Chuva – O primeiro dia de março começou com uma chuva intensa, mas que atingiu mais fortemente a cidade de Florianópolis, onde choveu cerca de 191 mm nas últimas 24h, o que significa 190 litros de chuva por metro quadrado. Tudo começou já na madrugada desta segunda (1º), com 115 mm já às 7h30. Os dados são da Epagri/Ciram. (ND)

Pacientes – Santa Catarina pode transferir até 16 pacientes de Covid-19 para a rede hospitalar estadual do Espírito Santo, informou a SES (Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina) nesta segunda-feira (1º). Segundo o órgão, o movimento foi acertado após articulação do secretário André Motta Ribeiro com a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo. (ND)

Lockdown – No primeiro fim de semana de lockdown em Santa Catarina, muitas cenas de desrespeito às regras de enfrentamento ao coronavírus foram flagradas no Estado. No total, 6.363 fiscalizações, 27 interdições e 376 notificações foram necessárias entre as 23h de sexta-feira (26) e as 6h desta segunda-feira (1º), segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP). (DC)

UTIs – Santa Catarina tem quatro das sete regiões com 100% de ocupação de leitos de UTI adulto para pacientes com Covid-19. Os dados foram atualizados no fim da manhã desta segunda-feira (1º) no painel de leitos do governo de SC. Em todo o Estado, havia apenas cinco leitos vagos entre os 803 destinados a casos de complicações pelo novo coronavírus. (DC)

Candidato – O ex-deputado e ex-presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Gelson Merísio, é oficialmente o pré-candidato ao Governo pelo PSDB em 2022. A presidente estadual do PSDB, deputada federal Geovânia de Sá, confirmou há pouco ao blog que deve reunir a Executiva na próxima semana, quando deve ser feito o anúncio oficial. (Karina Manarin)
Aulas – As aulas presenciais não são causa dessa tragédia. Quanto maiores forem as restrições de outras atividades, mais as aulas estarão preservadas. Quanto menores forem as restrições, mais as aulas estarão comprometidas. O comportamento da comunidade se reflete na escola. (Renato Igor)

MAFRA

Vacina – Mafra recebeu na última sexta-feira, dia 26, mais 670 doses da vacina AstraZeneca contra Covid-19. De acordo com Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde estas doses serão destinadas para imunização de 100% dos idosos de 85 a 89 anos e 35% do grupo de idosos de 80 a 84 anos e profissionais de saúde ainda em sistema de escalonamento.

Destaque RNA – Governadores discutem compra conjunta da vacina Sputnik. Governador catarinense também está hoje em Brasília e visita laboratório que promete entregar 10 milhões de doses da vacina russa.

Fonte: RNA – Rede de Notícias Acaert/SC