Levar a mensagem de prevenção à Covid-19 para a população através do olhar de uma criança. Este foi o objetivo do concurso “Eu aprendo na escola e ensino em casa”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação Esporte e Cultura de Mafra. O concurso foi aberto a todas as escolas do município, da rede pública e privada, dando oportunidade a cerca de seis mil alunos participarem desta ação que consistiu na elaboração de um vídeo educativo de 30 segundos no enfrentamento ao coronavírus (Covid-19). De acordo com a secretária da pasta, Jamine Henning, a princípio seriam escolhidos três vídeos, mas, pela diversidade das mensagens, foram contemplados nove vídeos. “O objetivo do concurso foi mostrar que as crianças aprendem sobre prevenção na escola e levam esta mensagem para casa, para os pais, familiares e toda comunidade”, disse Jamine.

Escolha

Cada escola participante fez uma seleção prévia dos vídeos para o julgamento final na Secretaria de Educação. A votação contou com os jurados: Patricia Finamori de Souza Koschinski – procuradora do município, Evandro Maas e Demétrio Henning – representantes da comunidade, Jonas Shultz e Dircelene Dittrich Pinto – representantes da Câmara dos Vereadores, e Dartagnan Plothow Camargo – secretário municipal de administração .

Prevenção no vídeo

De acordo com o regulamento do concurso, os vídeos deveriam ser confeccionados em casa com a família mostrando todos os cuidados contra a Covid-19 que os alunos estão aprendendo nas escolas de Mafra. O concurso teve por objetivo inovar de forma criativa a visão de prevenção, proporcionar maior segurança e levar o ensino até os seus estudantes. Os nove vídeos ficarão disponíveis no site da Prefeitura de Mafra e nas redes sociais oficiais do município.

Premiação

Na manhã de terça-feira, 16, foi o dia de reconhecer os talentos mirins de Mafra, premiando os nove vídeos vencedores. Na sede da Amplanorte, a secretaria de educação fez um cronograma para premiação com intervalos para que não houvesse aglomeração. A plateia foi composta apenas pelo aluno vencedor, seus pais, professor e/ou diretor da escola.

O prefeito Emerson Maas fez questão de entregar o prêmio a cada participante e parabenizar pela iniciativa e atuação no vídeo. “Vivemos um momento crítico em nossa sociedade com a proliferação do coronavírus e sua variante. As pessoas perderam o medo e tentam achar culpados. Nós pensamos e refletimos e vamos fazer a nossa parte tentando sensibilizar as pessoas por meio das mensagens das crianças”, explicou.

Assim como o prefeito, a vice-prefeita Celina Dittrich Vieira e a presidente da Câmara de Vereadores, Dircelene Dittrich Pinto também parabenizaram os participantes, as escolas e os pais dos alunos pela participação no concurso.

Concluindo a cerimônia de premiação, a secretária Jamine disse que foi “uma manhã marcada por sentimentos de parceria das crianças em assumirem o papel de ‘ajudantes do prefeito’ contra a Covid. Estamos com a sensação de missão cumprida da Educação”.

Fonte/Foto: Prefeitura de Mafra