Aproximadamente 40 alunos do Colégio Estadual Barão de Antonina de Rio Negro estão realizando gratuitamente o curso Jovem Agricultor Aprendiz, que teve início nesta quinta-feira (04). As aulas ocorrem no contraturno escolar no Centro de Cultura Agostinho Paizani Filho, ao lado da Biblioteca Municipal Professor Venceslau Muniz. Terá a duração de 36 dias com uma carga horária total de 144 horas.
O Jovem Agricultor Aprendiz tem como objetivo informar aos jovens sobre as oportunidades no campo, qualificando-os profissionalmente, despertando uma visão empresarial e capacidade empreendedora.
É um curso de capacitação voltado para a comunidade jovem que busca a formação profissional por meio do ensino de práticas agrícolas. Oferece a formação necessária para que os jovens desenvolvam a criatividade, habilidades práticas a serem aplicadas em seus lares, propriedades e no seu desenvolvimento pessoal.
A professora Ana Regina do município de Lapa-PR será a responsável pelas aulas. Os alunos receberão o aprendizado em administração, manejo e conservação do solo, empreendedorismo, criação de animais, agricultura, entre outros. As aulas serão teóricas e práticas com visitas técnicas.
O curso está sendo realizado através da parceria da Prefeitura de Rio Negro com o Sindicato Rural e convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná (Senar-PR). O secretário municipal de agricultura e meio ambiente, Geraldo Veiga, esteve presente na aula inaugural e enalteceu a importância da realização de cursos como este. Segundo ele, cursos assim despertam o interesse dos jovens para atuar na área e ser um defensor do meio ambiente acima de tudo. “Temos em Rio Negro, por exemplo, o parque ecoturístico, viveiro de mudas, horto florestal e áreas de preservação ambiental. Fazendo este curso, pode despertar em vocês o interesse em trabalhar na área, fazer outros cursos e ser um defensor do meio ambiente. A Prefeitura também oferece a possibilidade de realizar estágios na área”, elucidou.
O vice-prefeito de Rio Negro, Alessandro von Linsingen, que foi professor e diretor do Colégio Barão de Antonina e do Colégio Agrícola do município, também esteve na aula inaugural e parabenizou a atitude dos jovens ao estarem buscando o aprendizado em uma época onde a tecnologia predomina. “A nossa sociedade é pautada em resultados. Se você quer passar num concurso você precisa ter bons resultados. Se você quer passar no Enem precisa ter bons resultados. E quando vocês se colocam na condição de querer aprender mais, vocês são diferenciados”, comentou.
Fonte: Prefeitura Municipal de Rio Negro – Paraná – Assessoria de Comunicação