Cerca de sete cidades da faixa litorânea de Santa Catarina registraram um acumulado de chuva acima dos 50 milímetros em 24 horas, segundo o levantamentos da Defesa Civil do estado. Vários municípios da região registraram alagamentos.

A Defesa Civil informou que a formação de um sistema de baixa pressão no oceano está contribuindo para o aumento de umidade na região leste do estado.

Temporais e chuvas intensas são esperados até a noite de segunda-feira (28). O órgão disse ainda que o volume de chuva pode passar dos 100 milímetros, causando alagamentos e deslizamentos em algumas áreas. Rajadas de vento e eventual queda de granizo não estão descartados.

Segundo a assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, até as 15 horas deste domingo (27) não houve registro de grandes ocorrências na regiões afetadas.

Em função da previsão do tempo indicando mais chuva, a corporação disse que a situação da região de Bombinhas, no Litoral Norte, está sendo monitorada de perto.

Defesa Civil de SC informou que chuvas intensas poderão provocar alagamentos, enxurradas e deslizamentos nas áreas em laranja no mapa — Foto: Reprodução/ Defesa Civil
Foto: Reprodução/ Defesa Civil

Barra Velha

Em Barra Velha, no Norte do estado, a Defesa Civil registrou pontos de alagamento em vias públicas. Segundo o chefe da Defesa civil, Elton Cunha, não houve ocorrência pela Defesa Civil ou Bombeiros até o meio dia deste domingo (27). A cidade registrou 72 milímetros de chuva em 24 horas.

Em Barra Velha (SC), houve registro de alagamentos de vias públicas — Foto: Divulgação/ Defesa Civil
Foto: Reprodução/ Defesa Civil

Balneário Camboriú

Em Balneário Camboriú, no Litoral Norte, onde houve registro de um acumulado de chuva de 45 milímetros nas últimas 24 horas, a cidade amanheceu com ruas cobertas de água neste domingo (27).

Diversos bairros da cidade registraram alagamentos e deslizamentos. Segundo a Defesa Civil do município, não houve registro de feridos ou desabrigados.

Balneário Camboriú (SC) registrou alagamentos e deslizamentos neste domingo (27) — Foto: Divulgação/Balneário Camboriú
Foto: Reprodução/ Defesa Civil

Florianópolis

Segundo a prefeitura, a região Norte da Ilha registrou nas últimas 12 horas mais de 100 milímetros de chuva. O volume de água foi grande também nos bairros da região do Leste, Sul e Central da cidade. De acordo com o executivo, a previsão é de pelo menos mais 100 milímetros atinjam a cidade até segunda-feira.

Na capital de Santa Catarina, segundo o diretor da Defesa Civil de Florianópolis, Luís Eduardo Machado, houve registro de ruas alagadas no Bairro Rio Vermelho e Campeche, no Sul da Ilha.

A prefeitura informou que cerca 200 profissionais atuam para atender os bairros afetados. O município registrou um acumulado de chuva de 56,4 milímetros nas últimas 24 horas.

A região norte de Florianópolis foi uma das mais atingidas pelas chuvas deste domingo (27) — Foto: Divulgação/ Corpo de Bombeiros
Foto: Reprodução/ Defesa Civil

Defesa Civil age em bairros de Florianópolis para retirar água de vias públicas — Foto: Divulgação/ Prefeitura de Florianópolis
Foto: Reprodução/ Defesa Civil

Fonte: Defesa Civil de SC