Santa Catarina soma 131 municípios com estragos causados pela chuva, o boletim divulgado pela Defesa Civil neste domingo (8). Duas mortes foram registradas, 60 cidades decretaram situação de emergência e há rodovias interditadas. De acordo com Defesa Civil, há registros de chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos que atingiram residências, estradas e centros urbanos em várias regiões do estado.
Situação de emergência: As 19h deste domingo, 60 municípios tinham emitido decretos de situação de emergência. As cidades incluem Blumenau, Indaial, Mafra, Canoinhas, Três Barras, Itaiópolis, Rio do Sul, Campo Alegre, Araquari, Taió, Itapoá, Rio Negrinho, São Bento do Sul, Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Tubarão entre outras. Informações do governo do estado, dão conta de que aproximadamente 40 mil itens de ajuda humanitária foram entregues aos municípios. Foram abertos 121 abrigos em 52 municípios.
Rio Negro decreta Situação de Emergência: Na tarde deste domingo (08), o prefeito James Karson Valério decretou situação de emergência em Rio Negro devido à inundação que atinge várias regiões do município. O nível atingiu 9,254 metros às 15h deste domingo. Mais de 68 famílias foram atingidas pela cheia do rio Negro ou do rio Passa Três. As famílias desabrigadas estão sendo acolhidas no Ginásio de Esportes José Müller e também no Colégio Cívico-Militar Caetano Munhoz da Rocha.
A Defesa Civil de Rio Negro está em alerta constante. Uma central de atendimento é mantida para organizar as demandas. Em caso de emergência o cidadão pode entrar em contato pelo número: (47) 9 9171-1778 (WhatsApp).
Também é possível acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193. Técnicos da Prefeitura e da Defesa Civil, militares e colaboradores identificaram na manhã deste domingo as possíveis áreas que podem sofrer alagamentos, pois ainda há previsão de mais chuva volumosa. Todas as famílias são informadas com muita antecedência para garantir a segurança.
Neste Momento: O nível do rio Negro, às 08 horas do dia 9 de outubro, encontra-se em 9,915 metros.
Enchentes alteram o serviço de transporte público coletivo de Rio Negro e Mafra
O Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana (CIMU) de Rio Negro-PR e Mafra-SC informa que devido às enchentes que atingem os dois municípios, algumas linhas do transporte público coletivo terão alterações nesta segunda-feira, dia 09.
LINHAS E OPERAÇÃO:
- Faxinal/Bom Jesus (saída de Mafra): Com desvio via Rua Frederico Heyse
- Faxinal/Bom Jesus (saída de Rio Negro): Normal
- Fronteira: Com desvio
- Jardim América/Vila Ivete (saindo da Vila Ivete): Com desvio via Rua Nicolau Bley Neto
- Jardim América/Vila Ivete (saindo do Jardim América): Com desvio via Rua Ptolomeu de Assis Brasil
- KM 9: Normal
- Primavera: Normal
- Roseira: Suspensa
- São Lourenço: Normal
Para os demais dias o CIMU estará monitorando a situação para definir outras mudanças caso sejam necessárias. As informações atualizadas serão divulgadas no portal da Prefeitura (www.rionegro.pr.gov.br) e também nas redes sociais.
Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada
Comercial da Rede Nova de Comunicação 3642-7495