Amanhã, dia 20, as pessoas a partir de 18 anos já podem comparecer a sua unidade de saúde de referência (ESF) em Mafra para receberem a vacina contra Covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde ao realizar o chamamento deste público, visa cumprir os prazos estabelecidos no cronograma de vacinação proposto pelo Governo do Estado.

Até o dia 16 de agosto (segunda-feira), o município vacinou com a primeira dose 33587pessoas, chegando ao percentual de 59,38% da população vacinada.

18 anos e mais

A Saúde de Mafra lembra que não é possível escolher a vacina, mas receber a que está disponível no momento. Para se vacinar em qualquer ESF, é importante que a pessoa leve um documento com foto, a carteirinha de vacinação ou o cartão nacional de saúde. Quanto maior o número de pessoas vacinadas melhores os resultados no combate à pandemia.

2ª dose

Para quem já recebeu a primeira dose, é importante ficar atento para o chamamento para tomar a segunda dose, portanto, o usuário do SUS de Mafra deve ter seus dados atualizados junto a sua unidade de saúde de referência.

Mesmo tomando as duas doses da vacina, a pessoa deve continuar adotando as medidas não farmacológicas de prevenção: uso de máscara, higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool gel 70%, manter o distanciamento social e evitar aglomerações.

Vacinômetro

Até o dia 16 de agosto Mafra já havia recebido cerca de 50 mil doses de vacina contra Covid-19, entre primeiras, segundas e doses únicas. A Vigilância Epidemiológica é a responsável pelo recebimento, armazenamento e distribuição das vacinas às ESFs, conforme o quantitativo de usuários. Em caso de dúvidas, a pessoa deve entrar em contato com a sua ESF de referência.

Para saber mais sobre o andamento da vacinação em Mafra acesse o VACINÔMETRO.

Fonte: Prefeitura de Mafra