Diante do aumento de casos e da confirmação da transmissão comunitária da Covid-19 em Canoinhas e Três Barras, prefeito Beto Passos se reuniu novamente com o Ministério Público e o prefeito de Três Barras, Luiz Shimoguiri. Participaram do encontro nesta terça-feira, 12, também representantes da Secretaria de Saúde de ambos os municípios.

A reunião foi realizada depois que a WestRock anunciou que mais 11 colaboradores estão infectados pelo novo coronavírus. Destes, quatro vivem em Canoinhas. As duas cidades registram 23 casos; destes, 19 tem relação com a empresa.

Promotor Francisco Ribeiro Soares vai solicitar que a WestRock forneça todas as informações às Secretarias de Saúde das pessoas que testaram positivo para Covid-19 para que seja realizado o monitoramento e acompanhamento pelas vigilâncias sanitárias.

“Os próximos dias serão decisivos. Vamos tomar medidas mais rígidas de restrição se a Covid-19 avançar”, disse o prefeito Beto Passos.

As ações serão tomadas com base em dados epidemiológicos e científicos. “Vamos testar a população por amostragem. Usaremos exemplos de outros municípios que realizaram os testes com base em dados científicos. A partir do resultado, serão avaliadas as medidas necessárias para conter o avanço da doença”, explicou Passos.

Dependendo do resultado, promotor Renato Maia de Faria defende restrições mais severas: “se a testagem indicar uma grande quantidade de pessoas não haverá outra alternativa senão fazer quarentena para que o vírus cesse a sua transmissibilidade”.

A medida é para evitar mortes: “tudo o que era possível estamos fazendo, mas como sinal vermelho acendeu, vamos tomar novas medidas. Temos que tornar as regras mais duras se a situação piorar. A nossa prioridade é a saúde das pessoas”, disse o prefeito de Três Barras Luiz Shimoguiri.

Os testes ainda serão comprados pelas secretarias de saúde. Mais detalhes sobre a testagem ainda serão divulgados.

Canoinhas agora registra 10 casos confirmados de Covid-19.