Créditos: Divulgação/PMM/SMS

Os moradores de Mafra aderiram à campanha de coleta de pneus inservíveis, entregando 1027 pneus inservíveis, sendo 984 de carros, camionetes, caminhões, motos e bicicletas e outros 43 de patrolas.

A campanha iniciou-se no dia 19 de setembro e seguiu até o dia 15 de outubro, nas quintas e sextas-feiras em ruas estratégicas em bairros alternados.

A coleta de pneus inservíveis foi uma ação  realizada pelas Secretarias de Saúde, Obras e Meio Ambiente, com o objetivo de prevenção à dengue no município.

Dinâmica do recolhimento

Seguindo o cronograma, as Agentes de Endemias da Saúde percorreram os bairros de Mafra coletando os pneus sem utilidade que os moradores depositaram nas esquinas das ruas estratégicas do seu bairro. Foram recolhidos pneus dos bairros Restinga, Vila Ivete, Amola Flecha, Vila das Flores e Vila Solidariedade, São Lourenço, Bela Vista do Sul,  Vila Nova, Jardim Novo Horizonte, Imbuial, Jardim do Moinho e Vila Formosa, Centro, Vila Ferroviária, Vila Argentina, Buenos Aires, Faxinal e Espigão do Bugre, Vista Alegre, Nossa Senhora Aparecida e Jardim América. Todos os pneus serão armazenados no Centro de Serviços do município para posteriormente serem recolhidos pela empresa Reciclanip. “Os pneus entregues serão reaproveitados de forma correta, evitando assim a existência de locais para a reprodução dos mosquitos transmissores da dengue, chikungunya e zika”, explicou o secretário da pasta, Plínio Saldanha. A Campanha foi realizada pelo Município de Mafra em conjunto com o Estado, Instituto do Meio Ambiente – IMA e Reciclanip.

Fora Dengue

Mafra, somente neste ano registrou 16 focos de larvas. Portanto, é importante continuar evitando o nascimento do mosquito Aedes aegypti. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução que possam acumular água como vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.

Fonte: Prefeitura de Mafra