As autoridades estimaram nesta quarta-feira (30) ao menos 30 desaparecidos no deslizamento na BR-376, em Guaratuba, no litoral do Paraná. Desde o acidente, na segunda-feira (28), duas pessoas foram encontradas mortas. Segundo os bombeiros, ao menos 16 carros foram arrastados pela lama. No entanto, não é possível precisar o número exato de vítimas devido à dificuldade para saber quantas pessoas estavam no interior de cada veículo.

“Não temos como precisar o número exato de vítimas porque o veículo vai de uma pessoa a cinco pessoas. Por isso estamos trabalhando com a hipótese de termos entre 30 a 50 vítimas. Essa é a maior dificuldade: saber quantas pessoas estavam no interior do veículo”, afirmou o comandante do corpo de Bombeiros.

Equipes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da Arteris, concessionária da via, atuam nas buscas no local desde o dia do deslizamento. Segundo as autoridades, até o momento 19 contatos sobre possíveis vítimas foram recebidos. Entre eles, há acionamentos de familiares diferentes sobre a mesma pessoa, o que aumenta a probabilidade de a vítima estar no local do acidente. Os bombeiros afirmaram que, pela característica do acidente, não terão dificuldade de identificar as vítimas após encontrá-las.

A polícia informou ainda que utiliza uma câmera termal que identifica calor para poder identificar sobreviventes. De acordo com as autoridades, o equipamento não identificou nenhum sinal de calor até a publicação desta reportagem. Entretanto, o item vai continuar a ser utilizado, assim como um drone deve fazer parte das buscas quando houver condições climáticas.