Nota à Imprensa nº 039/2021 – Período: De 28 de junho a 01 de julho de 2021.

DENUNCIA DE CRIME OU CONTRAVENÇÃO

Na segunda-feira, dia 28, por volta das 16h30min, a Polícia Militar durante visita de Fiscalização COVID nos comércios em Mafra, ao chegar no posto de combustível localizado no KM 9 (Campo da Lança), ao entrar na loja de conveniência, avistou um homem de 41 anos que demonstrou atitude suspeita, ficando muito nervoso e simulando que necessitava de atendimento de emergência. Os policiais desconfiados da atitude do masculino, procederam uma entrevista, o qual relatou várias histórias e essas muitas vezes divergentes, momento em que foi consultado seus antecedentes criminais, sendo constatado envolvimento em crimes nas cidades de Itapoá, Jaraguá do Sul e Joinville. Ao questiona-lo sobre os fatos ocorridos, o mesmo demonstrou mais nervosismo e começou a simular desmaios. Ainda durante a entrevista ao abordado, ele relatou que estava passando por Mafra, e que estaria somente trazendo um carro a cidade. A guarnição PM acionou a ambulância do Corpo de Bombeiros para atende-lo, sendo em seguida encaminhado a Unidade de Pronto Atendimento – UPA, onde foi atendido e liberado pelo médico de plantão. Logo após, foi encaminhado para a Delegacia de Polícia, pois foi constatado que em seu celular, que havia ficado no posto de combustível, havia várias conversas pelo aplicativo “WhatsApp” com outras pessoas, onde visivelmente foi constatado que sua presença no posto tinha como o objetivo informar sobre movimentação de policiais nas proximidades do estabelecimento, em diversos áudios demonstrava claramente que ele tinha alguma ligação na preparação ou no andamento de algum crime de descaminho ou contrabando. Justificando assim, suas simulações de desmaio, que tinha como objetivo principal retirar a guarnição PM do local, a fim de dar continuidade a algum delito que poderia estar ocorrendo. Diante da situação, foi lavrado o boletim de ocorrência e encaminhado o homem até a Delegacia de Polícia para melhor esclarecimento dos fatos apresentados.

TRÁFICO DE DROGAS

Na terça-feira, dia 29, por volta das 13h00min, a PM registrou uma de ocorrência de tráfico de drogas. Os Policiais militares, em rondas no bairro Vila Argentina, confeccionarem dois termos circunstanciados por posse de drogas à usuários de substâncias entorpecentes, após serem vistos saindo de uma casa localizada na rua Uruguai, local conhecido por comercializar drogas ilícitas. Em entrevista aos abordados, estes afirmaram que adquiriram a droga, com morador da referida residência. Diante do exposto, os policiais militares deslocaram até a casa e abordaram o morador em frente à residência. Foi efetuado busca no terreno baldio ao lado e durante a varredura foi encontrado um pote pequeno com 15 “pedras” de crack, embaladas e prontas para a venda. Dentro da residência, foram encontrados um aparelho de som, 14 relógios de diversas marcas, uma lavadora de alta pressão, celulares e R$25,00 reais em espécie. O autor não soube explicar a procedência de nenhum destes objetos. Diante do apresentado, foi dado voz de prisão ao homem de 54 anos, sendo conduzido em flagrante pelo crime de tráfico de drogas, até a Delegacia de Polícia Civil de Mafra.

ESTELIONATO

Na quarta-feira, dia 30, por volta das 15h30min, a PM foi acionada para deslocar até a localidade de Rio Preto no interior de Mafra, para atender uma ocorrência de tentativa de estelionato (golpe do cartão clonado). Chegando no local, foi conversado com o comunicante que relatou que dois homens chegaram em sua residência, conduzindo um veículo VW/Polo Sedan de cor prata, se passando por funcionários da Caixa Econômica Federal. Durante a conversa, relataram que não conseguiram contato telefônico com a vítima, e que então decidiram deslocar até a residência, visto que seu cartão de crédito possivelmente havia sido clonado, e que alguém estaria tentado realizar compras com seu cartão. Relataram que para resolver este problema, precisariam dos dados do cartão de crédito. Que o comunicante chegou a repassar o número do cartão e seus dados pessoais, mas desconfiou no momento que pediram o seu cartão de crédito e a senha. Diante da desconfiança, solicitou mais informações como identificação (crachá) dos supostos funcionários da agência bancária, sendo que os golpistas ao perceberem que seriam descobertos entraram rapidamente no carro e se evadiram do local. A Policia Militar, efetuou rondas nas proximidades, mas infelizmente não localizou os golpistas.

Fonte: Seção de Comunicação Social da Gemfa.