Período: De 21 a 23 de agosto de 2021 – Nota à Imprensa nº 052/2021

Lesão corporal leve – Dolosa

Na madrugada de sábado, 22 de agosto, a Polícia Militar foi acionada para deslocar até a UPA, onde deu entrada um paciente com cortes no braço. A vítima, um homem de 24 anos, relatou que teve um desentendimento em um bar com outro homem, com o qual depois entrou em vias de fato na via pública, e acabou sendo perfurado no braço por uma faca que
o autor carregava em sua cintura. A vítima foi orientada e o foi lavrado o boletim de ocorrência.

Embriaguez ao volante

No sábado, 28, por volta das 11 horas, uma viatura deslocou até a rua Amor ao Próximo, no bairro Jardim Imbuial para atender a um acidente de trânsito. No local constatou que o condutor, um homem de 40 anos, estaria tentando fazer pegar o seu caminhão, momento em que o veículo colidiu de ré na cerca de uma residência. Os policiais constataram que o condutor do caminhão apresentava sinais de embriaguez, sendo então ofertado o teste do bafômetro, o qual foi recusado pelo condutor. Diante dos sinais visíveis de efeito de álcool, foi lavrado o auto de constatação de embriaguez e o condutor foi preso em flagrante. O caminhão foi removido para o pátio Conveniado.

Polícia Militar prende suspeito de Homicídio em Itaiópolis

A Polícia Militar prendeu no último sábado, 28, o suspeito de um homicídio em Itaiópolis. O assassinato ocorreu em um bar na localidade de Poço Claro por volta das 16 horas. Quando a guarnição chegou no local, encontrou um homem de 66 anos alvejado e já em óbito. Populares no local informaram que o autor do crime seria um homem de 45 anos, o qual havia se evadido.
As Guarnições deslocaram até a casa do suspeito, o qual armado com um revólver reagiu atirando contra os policiais, os quais revidaram, sendo o homem atingido com um disparo de arma de fogo na perna. O homem ainda correu para dentro da casa, onde o seu filho também reagiu contra os policiais, portando um facão. Ao adentrarem na residência, os policiais encontraram o autor do homicídio com uma Espingarda Calibre 16. Foi dada voz de prisão aos autores, apreendidas as armas e as munições que estavam na residência. Após o atendimento e liberação médica, o autor foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Mafra.

PMSC realiza Operação Maria da Penha para combater a violência doméstica e familiar contra a mulher

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realiza até o dia 20 de setembro de 2021 a Operação Maria da Penha. O objetivo é dar maior ênfase ao trabalho que a PMSC já realiza diariamente, que é enfrentar a violência doméstica e familiar contra a mulher. A operação estará focada na intensificação das ações da Rede Catarina de Proteção à Mulher e no atendimento adequado aos casos emergenciais, prevenindo, através do atendimento pelo telefone 190 ou pelo aplicativo PMSC Cidadão (disponível nas lojas de aplicativos IOS e Android).
Além disso, a PMSC estará realizando um trabalho efetivo de orientação para que diminuam os casos de reincidência e/ou maior gravidade, além de fomentar nas instituições envolvidas a importância do atendimento integral, padronização e formalização das ações relacionadas à violência contra a mulher, proporcionando melhorias na sua eficiência e na qualidade do atendimento.

“Pretendemos intensificar o acompanhamento das medidas protetivas de urgência das mulheres assistidas pelos programas de prevenção à violência doméstica e familiar desenvolvidos no âmbito da PMSC. Computar nacionalmente o atendimento emergencial de casos de violência doméstica no período da operação, para fins de diagnóstico e fomento à política pública de atendimentos emergenciais”, afirmou o comandante-geral da PMSC, coronel Dionei Tonet.
O subcomandante-geral da PMSC, coronel Marcelo Pontes, informou que as ações da PMSC durante a operação estarão voltadas de forma mais intensa à proteção da mulher por intermédio das patrulhas Maria da Penha.

A coordenação da operação será realizada através da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública com o apoio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM) do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, do Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (CNCG), do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público com o apoio da Polícia Militar de Santa Catarina.
Texto: Marcelo Passamai

Fonte: Seção de Comunicação Social da Gemfa

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495