Nota à Imprensa nº 036/2021 – Período: De 08 a 10 de junho de 2021.

CUMPRIMENTO DE MANDADO DE PRISÃO

Na terça-feira, dia 08, por das 08h00min, a Policia Militar cumpriu mais um Mandado Prisão. A guarnição PM deslocou até o bairro Faxinal, a fim de cumprir o Mandado de Prisão expedido pela Vara Criminal da Comarca de Mafra, em desfavor de um homem de 33 anos, que possui inúmeras passagens criminais pelo crime de furto (à veículo, à residência e à comércio), como também passagens criminais pelos crimes de posse de drogas, disparo de arma de fogo, receptação, lesão corporal dolosa, injuria, desobediência e ameaça. A guarnição sabendo da localização da residência do apenado, os policiais deslocaram até o local e lograram êxito no cumprimento do Mandado de Prisão pelo crime artigo 155 do Código Penal. Diante da situação, foi dado voz de prisão ao apenado e após foi encaminhado ao Presídio Regional de Mafra.

POSSE DE DROGAS

Na terça-feira, dia 08, por volta das 08h30min, a Polícia Militar atendeu uma ocorrência de posse de drogas. Os Policiais deslocavam pela marginal da BR-116, quando próximo do KM 04, abordaram um jovem de 20 anos que se encontrava em atitude suspeita. Foi realizada busca pessoal, sendo localizado no bolso direito do casaco, um torrão de maconha, sendo questionado a origem da droga, o mesmo informou que a droga poderia ser de seu irmão mais velho que usa as mesmas roupas. Diante do fato, foi oferecido o termo circunstanciado, o qual foi aceito e lavrado com data e horário agendado para comparecimento no Fórum da comarca de Mafra. Após realizados os procedimentos cabíveis no local, o envolvido foi orientado e liberado.

FURTO À RESIDÊNCIA

Na terça-feira, por volta das 16h30min, a PM foi acionada para deslocar até a Rua Coronel Severiano Maia, no bairro Jardim América, para atender uma ocorrência de Furto qualificado. No local, foi conversado com a vítima, o qual informou que ao chegar em casa, verificou que o cadeado do portão e a fechadura da porta da cozinha haviam sido arrombados, do interior da residência foram subtraídos vários pertences como dois televisores de 32’’, notebook, um fogão, um forno elétrico, panelas, uma secadora e uma espingarda de pressão. Após realizados os procedimentos cabíveis no local, a vítima foi orientada dos demais procedimentos. A guarnição realizou rondas nas proximidades no intuito de localizar algum suspeito, porém infelizmente, ninguém foi localizado até o fechamento da ocorrência. Importante destacar, que para ter ocorrido a subtração dessa quantidade significativa de objetos, foi utilizado na ação algum tipo de veículo (carro ou caminhão). Sendo assim, a PM solicita que se alguém obtiver alguma informação sobre o ocorrido, que entrem em contato com a através do 190 ou através do aplicativo PMSC cidadão, utilizando a aba denúncia, ou ainda diretamente com a Policia Civil.

CUMPRIMENTO DE MANDADO DE PRISÃO

Na quinta-feira, dia 10, por volta das 14h00, os Polícias Militares cumpriram outro Mandado de Prisão. Em rondas pelo bairro São Lourenço, localizaram um homem de 62 anos, parado em frente a sua residência, como já era de conhecimento das guarnições Policiais que o referido masculino estaria com pendencias com a justiça, este foi abordado e após revista pessoal, foi consultado o banco nacional de mandados de prisão, sendo confirmado o MP pelo crime de Vender, guardar ou adquirir animais da fauna silvestre ou nativa e por posse irregular de arma de fogo. Diante da constatação, foi realizada buscas na residência do apenado, sendo ainda localizado 02 espingardas calibre .40, vários insumos para o preparo das munições, um pássaro coleirinha e um pássaro trinca ferro, ambos sem anilha. Diante dos fatos, foi dado voz de prisão ao apenado e este foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Mafra.

OPERAÇÃO PORTEIRA FECHADA

A Operação policial que ocorreu no início da manhã do dia 09, e foi denominada como OPERAÇÃO PORTEIRA FECHADA.
A ação conjunta da Policia Civil, Policia Militar, PRF e DEAP, cumpriu mandados de prisão, e apreendeu drogas e munições. A operação ocorreu nas cidades de Mafra, Canoinhas e Joinville. Só em Mafra, contou com a participação de 60 Policiais dos quatro órgãos. O principal objetivo da operação é desmantelar célula de facção criminosa que está tentando se instalar em nosso município. As buscas e mandados de prisão foram exitosos, resultando no cumprimentos de 12 mandados de prisão e apreensão de aproximadamente 5 kg de maconha, 400 gramas de crack, 60 gramas de cocaína, 03 balanças de precisão, inúmeros pinos de plástico utilizados para comercializar drogas, 02 rádios comunicadores, diversos aparelhos celulares, aproximadamente 30 munições diversas, e a quantia de R$420,00 (quatrocentos e vinte reais). A ação foi inédita no planalto norte catarinense, e representa a nova política institucional adotada pelos comandantes dos 04 órgãos, que adotam uma atuação conjunta na troca de informações contra o crime organizado.

Fonte: Seção de Comunicação Social da Gemfa.