Durante todo recesso prolongado de Carnaval, a Arteris Litoral Sul irá ampliar os recursos operacionais para atender o tráfego até 39% maior que em dias normais. A operação especial terá início na sexta-feira (25/02) e seguirá até a quarta-feira (02/03). Equipes extras estarão em pontos estratégicos da rodovia e haverá sinalização em trechos específicos ao longo do trecho concedido.

O ritmo de obras também será alterado, com restrições em alguns pontos. No km 645 da BR-376, no sentido sul em Tijucas do Sul há interdição de acostamento devido a obras de reconstrução de talude, assim como no km 28 da BR-101 em Garuva, km 34 sentido norte e no km 35 sul da BR-101. Já no km 177 em Biguaçu, a concessionária implantou um desvio em ambos os sentidos. A partir o dia 24/02 o local terá nova sinalização viária, que irá eliminar o acostamento da pista norte, e alterar a geometria da pista sul, com desvio à esquerda

Entre os principais recursos mobilizados para operação estão: 263 câmeras de monitoramento, 11 painéis eletrônicos de mensagem, 16 guinchos leves, seis guinchos pesados, 14 ambulâncias, e 13 veículos de inspeção. Além disso, recursos extras como guinchos estarão de prontidão para atender aumento da demanda.

Pelo perfil no Twitter @Arteris_ALS, o usuário terá informações em tempo real sobre as condições do tráfego. A concessionária também pode ser acionada pelo canal de atendimento ao usuário 0800 725 1771.

Durante o Carnaval, a Arteris Litoral Sul estima que mais de 1,4 milhão de veículos trafeguem pelas rodovias. No Paraná a expectativa é que o fluxo seja mais intenso no Contorno Leste na BR-116. Na descida da Serra na BR-376 entre Tijucas do Sul e Guaratuba. Já na BR-101 o movimento maior será entre Garuva e Joinville, de Barra Velha até Porto Belo, e ainda entre Biguaçu e Palhoça.

Horários de maior movimento
Sexta-feira (25/02) – das 10h às 22h

Sábado (26/02) – das 8h às 18h

Terça-feira (01/03) – das 10h às 22h

Quarta-feira (02/03) – das 10h às 22h

No trecho administrado pela Litoral Sul, a tarifa básica de R$ 4,10 é cobrada nas cinco praças de pedágio, em ambos os sentidos. O motorista deve programar a viagem, listando as praças de pedágio no trajeto para saber quais serão seus gastos com tarifas e evitar o menor tempo de manuseio com o dinheiro. O site da Arteris Litoral Sul traz todas as informações sobre localizações e valores.

A concessionária ainda indica que, sempre que possível, o motorista utilize as cabines de cobrança automática para agilizar o percurso e evitar o contato com o papel-moeda. Vale lembrar que as cabines de pedágio da Arteris Litoral Sul não aceitam pagamentos em cartões.

Fonte: Arteris Litoral Sul – Imprensa