A Defesa Civil de Santa Catarina na manhã desta quarta-feira (17), emitiu um alerta para temporais isolados com pancadas de chuva volumosa, rajadas de vento e granizo, esta condição estará presente principalmente no oeste catarinense, podendo se deslocar para outras áreas. Já a frente fria que se aproxima do estado pode trazer temperaturas com frio intenso e tem chance de neve. Ainda segundo a Defesa Civil que faz o acompanhamento de riscos e desastres, alerta para ocorrências de alagamentos e deslizamentos de terra em todas as regiões durante a noite desta quarta.

A Epagri/Ciram, órgão que monitora o tempo no Estado, também alertou para essa condição que começa a ocorrer a partir desta quarta-feira (17), no Oeste, e segue até quinta-feira (18), quando começa a previsão de neve para as regiões entre a Serra e o Oeste.

A neve pode vir somente na noite de quinta-feira, com queda nas temperaturas. A umidade presente na atmosfera por conta das temperaturas baixas pode ser transformada em flocos de neve. Essa condição de neve pode ocorrer principalmente para as áreas do Planalto Sul, mas também podendo atingir o Meio-Oeste e o Planalto Norte de Santa Catarina”.

Na noite de quinta-feira (18), as temperaturas começam a baixar. A sexta-feira amanhece com os termômetros entre -3ºC e -6ºC na Serra catarinense. Além da neve, há chance de chuva congelada e geada. Ainda segundo os orgãos de monitoramento, para que esta previsão se confirme, vários fatores são levados em consideração, lembrando que apesar da previsão, tudo indica que o fenômeno possa acontecer sem intercorrência. Essa previsão vai de hoje (17) até no domingo (21).