A Secretaria Municipal de Saúde de Canoinhas confirmou na noite desta terça-feira, dia 28, o primeiro caso de Covid-19 no município. “O jovem de 29 anos é contratado por empresa terceirizada que atua nas obras de expansão de uma papeleira, em Três Barras. Embora fosse trabalhar no município vizinho, vivia em alojamento em Canoinhas”, explicou o prefeito Beto Passos.

Em coletiva de imprensa na noite desta terça-feira, secretária de Saúde, Kátia Oliskowski, afirmou que a Vigilância Sanitária de Canoinhas orientou o isolamento por sete dias para o jovem. “O paciente apresentou os sintomas no sexto dia de isolamento”, informou.

O paciente está internado no Hospital Santa Cruz de Canoinhas e passa bem. Seu quadro é estável. O jovem foi internado no domingo, dia 26, e recebeu alta nesta terça, mas voltou ao hospital no final do dia.

A coleta do exame foi realizada pelo Município de Três Barras e a confirmação do caso está sendo contabilizada pela cidade vizinha. Agora, a Secretaria de Saúde de Canoinhas está determinando o isolamento social de todas as pessoas que viviam com o jovem que veio da cidade de Assu, no Rio Grande do Norte. O município nordestino já teve dois óbitos em razão da doença. As 30 pessoas que vivem no alojamento serão monitoradas também.

Duas amostras do mesmo paciente foram coletadas e enviadas para laboratórios diferentes. Na manhã desta terça, o primeiro resultado veio negativo. No entanto, o Laboratório Central, de Florianópolis, positivou infecção para Covid-19 no final desta tarde.

“Nós não vamos parar com as medidas de proteção para a nossa população canoinhense. Em outros municípios da região já tivemos casos positivos e com pessoas curadas. Estamos fazendo todos os esforços possíveis para que este jovem fique bem”, garantiu o prefeito Beto Passos.

Prefeito fez apelo para que as pessoas permaneçam em casa tendo em vista que agora temos a confirmação de que o vírus está circulando na cidade. “Em caso de necessidade, use máscara”, lembrou Passos.

“O Governo de Canoinhas desde o início tratou com muita seriedade o enfrentamento a Covid-19 no município. Pois o nosso principal objetivo é preservar a vida de cada cidadão canoinhense e por isso tomamos várias ações desde o começo das restrições para conter o avanço da doença”, disse o prefeito.

O vice-prefeito Renato Pike também participou da coletiva: “estamos tomando todas as medidas necessárias”.
Prefeito e a secretária de saúde fizeram apelo à população: “se você receber prints, laudo de exame, não compartilhe. Delete em respeito ao paciente e seus familiares. Sejamos solidários”, falou Passos.

Ao final, prefeito deixou mensagem de esperança: “não vamos criar pânico. Vamos nos unir na fé. Na corrente de oração e vamos fazer o nosso melhor neste momento que é orar pela recuperação do rapaz e para que mais pessoas não sejam contaminadas”.

Fonte: Prefeitura Municipal de Canoinhas