O Dia do Ferroviário é comemorado no dia 30 de abril

A escolha da data recorda o dia da inauguração, em 1854, da Estrada de Ferro Petrópolis. Também conhecida como Estrada de Ferro Mauá, essa foi primeira linha de ferro brasileira. Essa estrada ferroviária, que tinha aproximadamente 14 km, iniciava no Rio de Janeiro e terminava em direção à Petrópolis.

Rede de Viação Paraná-Santa Catarina

Emblema da RVPSC

Rede de Viação Paraná-Santa Catarina foi uma autarquia federal instituída oficialmente em 1942 pelo presidente Getúlio Vargas através do Decreto-Lei nº 4.746 de 25 de setembro, cuja era “destinada à exploração de transportes ferroviários e rodoviários e ao exercício de atividades industriais e comerciais conexas”, segundo Art. 1º do decreto supracitado.

A Estrada de Ferro Paraná

Estrada de Ferro Paraná foi o primeiro trecho ferroviário a surgir no estado do Paraná. Com o passar dos anos foram surgindo vários outros, nos estados do Paraná, de São Paulo e de Santa Catarina, porém como ferrovias autônomas.

Os primeiros estudos para a construção de uma estrada ligando o litoral paranaense a capital datam de 1875. O trecho entre Curitiba e Paranaguá é uma das mais famosas no Brasil e mesmo no mundo, pois como a São Paulo Railway em São Paulo, foi uma obra sobre a Serra do Mar que teve de vencer os óbvios obstáculos da serra, que pareciam intransponíveis nos anos 1880.

Aberta pela então Estrada de Ferro Paraná, e sendo de simples aderência, ao contrário da linha da SPR, a obra por isto acabou sendo mais difícil. O primeiro trecho foi inaugurado em 19 de dezembro de 1883, na baixada, e no início de 1885 alcançava Curitiba, tendo sido esta a primeira ferrovia do Estado do Paraná. Foi prolongada apenas em 1891 a partir de Curitiba até Ponta Grossa e foram construídos os ramais de Rio Negro e de Mafra. Em 1892, um ramal partindo de Morretes levou o trem até o porto de Antonina, no então Ramal de Antonina.

Escolas Profissionais – CFPs

Durival Britto e Silva foi um militar, que exerceu os cargos de comandante do 2º Batalhão Ferroviário. Fundou as escolas profissionais: Coronel Tibúrcio Cavalcanti (1940), na cidade de Ponta Grossa-PR; Coronel Durival Britto (1944), em Curitiba-PR; e Coronel Machado Lopes (1952), em Mafra-SC.

A escola ferroviária de Curitiba foi fundada por Durival Britto em 11 de abril de 1944, funcionava em um prédio adjunto ao Hospital Ferroviário, hoje Hospital Cajuru, foi transferida ao bairro chamado de Vila Oficinas, inicialmente chamada de Escola de Artes e Ofícios, era inicialmente destinada a filhos de ferroviários, depois passou a denominar-se Ginásio Ferroviário, que além do Ofício, os jovens que nela ingressavam obtinham o curso ginasial. O bairro Vila Oficinas tem esse nome em homenagem as Oficinas da RVPSC, inauguradas pelo Presidente Getúlio Vargas na década de 1940.

Na década de 1970 passou a denominar-se Centro de Formação Profissional Coronel Durival Britto e Silva, e o ingresso ao cargo de aluno-aprendiz seria realizado após aprovação em Concurso Público, o Centro de Formação tinha acordo com o Senai, o que melhorava em muito o programa e o currículo dos cursos, que tinham duração de 3 anos. O último Concurso Público foi realizado em 1994.

Além do Centro de Formação Profissional (CFP) de Curitiba, a RFFSA mantinha no país, outros 14 CFPs, que foram mantidos pela estatal até 1996, quando se iniciou os leilões de concessão das malhas da Rede. Alguns dos mesmos foram fechados outros municipalizados como é o caso do CFP Durival Britto em Curitiba.

A Importância das Ferrovias

Durante alguns anos, o trem foi o principal meio de transporte utilizado no Brasil. Era através das ferrovias que as mercadorias chegavam aos mercados consumidores, bem como aos portos. O desenvolvimento das ferrovias foi gradual até à década de 20. Foi assim até o setor rodoviário começar a crescer no governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961).

Mas, ainda hoje, as ferrovias desempenham um papel fundamental no País. O transporte de cargas por este meio tem uma importância fundamental, mas nos últimos anos não se tem investimentos voltados a esta área tão importante.

Por que há pessoas que comemoram a data em 30 de setembro?

Isso acontece pelo fato de 30 de setembro ser a data da criação da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), o que aconteceu em 1957. Assim, alguns ferroviários escolhem esse dia para realizar atividades que visam valorizar o trabalho desses profissionais tão importantes para o desenvolvimento econômico do Brasil.

Parabéns Ferroviário

Uma homenagem da UNIFER – Representação Mafra / Rio Negro e da Rede Nova de Comunicação neste dia 30 de Abril.

Fonte: Wikipedia.org/Arquivo