Bolsonaro apaga vídeo polêmico com partidos políticos e instituições  

O perfil oficial do presidente Jair Bolsonaro exibiu durante cerca de duas horas, na tarde de segunda-feira (28), um vídeo que retrata o chefe do Executivo como um leão sendo atacado por hienas na savana. Cada hiena que cerca o leão ganha o logotipo de alguma empresa, movimento social ou instituição que, segundo os autores do vídeo (não identificados), estão contra Bolsonaro. Após polêmica sobre o vídeo, a postagem foi apagada. Mais tarde na Arábia Saudita o presidente se desculpou: ‘Me desculpo publicamente ao STF, a quem por ventura ficou ofendido. Erramos e haverá retratação’. Afirmou…

Vídeo: YouTube: Jornal do Brasil – Reprodução

Celso de Mello sobre vídeo de Bolsonaro: ‘Atrevimento’

O decano do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Celso de Mello, disse em nota nesta segunda-feira, 28, que “o atrevimento presidencial parece não encontrar limites”, ao comentar um vídeo publicado nas redes sociais do presidente Jair Bolsonaro que mostra o ex-deputado federal do PSL como um leão encurralado por hienas. Na lista das hienas que atacam o leão Bolsonaro, estão o STF, a Organização das Nações Unidas (ONU), o seu partido PSL e siglas de oposição entre as quais o PT e o PC do B, além da imprensa.

Em novo áudio, Queiroz reclama de vazamentos 

Em novo áudio vazado, Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro, profere xingamentos e diz que ‘até demorou’ para que vazassem informações sobre a investigação contra ele, conduzida pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. A gravação foi divulgada pelo ‘Uol’ na segunda-feira. O portal associou os xingamentos aos promotores do MP-RJ. Já a defesa de Queiroz diz que as declarações tinham a ver com jornalistas.

Pauta do Congresso tem temas polêmicos 

A agenda do Congresso, essa semana, promete dar trabalho ao governo. A lista começa com a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito das Fake News. Entre os depoentes estará Alexandre Frota (PSDB-SP), expulso do partido do presidente Jair Bolsonaro depois de criticar o chefe do Executivo. O projeto de armas, que se arrasta há semanas no plenário, também deve chegar ao fim, sem garantias de que o texto passe como desejado pelo Planalto.

2ª instância: Toffoli propõe ‘antídoto’ contra prescrição

Na iminência de o Supremo Tribunal Federal revisar a atual jurisprudência da Corte e derrubar a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância, o presidente do STF, Dias Toffoli, encaminhou ontem à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal uma proposta para alterar o Código Penal e impedir a prescrição de casos que chegam ao STJ e ao STF. O julgamento sobre a execução antecipada de pena foi marcado para ser retomado na quinta-feira da próxima semana.

Exame confirma câncer e Bruno Covas faz quimioterapia

O prefeito de São Paulo Bruno Covas (PSDB) teve o diagnóstico de um câncer no estômago confirmado na tarde de segunda-feira (28) e passará por sessões de quimioterapia. O tumor sofreu metástase (se espalhou) para o fígado e para linfonodos da região abdominal. O prefeito, de 39 anos, não pedirá licença do cargo para fazer o tratamento.

Adversários e aliados se solidarizam a Bruno Covas

Políticos recorreram às redes sociais nesta 2ª feira (28.out.2019) para prestar solidariedade ao prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB). O tucano de 39 anos de idade foi diagnosticado com câncer em válvula do estômago e terá de iniciar tratamento com quimioterapia. O ex-prefeito Fernando Haddad (PT) e a deputada e possível futura adversária de Covas na disputa à Prefeitura e São Paulo em 2020, Joice Hasselmann (PSL), foram alguns dos que se manifestaram para desejar uma boa recuperação do tucano. Outro provável candidato ao comando do Executivo paulistano que se solidarizou foi o ex-governador Márcio França (PSB). Também se pronunciaram o senador Major Olímpio (PSL-SP) e a ex-candidata a vice Manuela D’Ávilla (PC do B). Andrea Matarazzo, que, em 2016, foi adversário de João Doria nas prévias do PSDB para a prefeitura, também tuitou.

CPI de Brumadinho pedirá indiciamentos nesta terça

A Comissão Parlamentar de Inquérito na Câmara sobre o desastre em Brumadinho (MG) se reúne nesta terça-feira (29) para apresentação e discussão do parecer do relator, deputado Rogério Correia (PT-MG). O texto vai pedir o indiciamento da Vale e da empresa alemã Tüv Süd por crime socioambiental e corrupção empresarial. A tragédia, ocorrida em 25 de janeiro, matou 252 pessoas e ainda há 18 desaparecidos.

Corpo de Jorge Fernando será velado e cremado no RJ

Acontecem nesta terça-feira (29) o velório e cremação do corpo do ator e diretor Jorge Fernando, morto aos 64 anos no último domingo. O público poderá se despedir do artista entre 8h e 10h, no Teatro Leblon, zona sul do Rio de Janeiro. Depois, o velório será restrito a amigos e familiares. Às 13h, o corpo de Jorge Fernando será cremado no Cemitério da Penitência, zona portuária do Rio.

Santa Catarina registra pelo menos cinco homicídios em apenas dois dias

Santa Catarina registrou pelo menos cinco homicídios entre sábado (26) e domingo (27). Os casos foram nas regiões Oeste, Litoral Norte e na capital. Um suspeito foi preso. De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, de 1º de janeiro até 21 de outubro foram registrados 527 homicídios em Santa Catarina, incluindo feminicídios. O número é menor do que o mesmo período de 2018, quando foram registrados 642 assassinatos.

Morre “cão dos bombeiros” de MG que atuou em Brumadinho e Mariana

O cão Thor, considerado um dos melhores em buscas do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, morreu devido a diversos problemas de saúde no último fim de semana. Segundo a corporação, entre as diversas missões, Thor atuou em buscas nos desastres da Samarco, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, em 2015; e da Vale, em Brumadinho, na Região Metropolitana, em janeiro deste ano.

Bolívia: confrontos políticos deixam 30 feridos

Ao menos 30 pessoas ficaram feridas nesta segunda-feira em confrontos entre partidários e opositores de Evo Morales, na cidade de Santa Cruz, em meio à polêmica sobre a reeleição do presidente boliviano. Também ocorreram confrontos em La Paz e Cochabamba (centro), com o registro de feridos, segundo a imprensa local.

EUA dizem que corpo de líder do EI foi jogado ao mar

Os restos mortais do líder do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, terrorista morto durante operação dos Estados Unidos na província de Idlib, no noroeste da Síria, foram jogados no mar, informou o Pentágono nesta segunda-feira (28). A confirmação ocorre após o conselheiro americano de Segurança Nacional, Robert O’Brien, ter sugerido que a providência seria a mesma que foi tomada com o corpo de Osama bin Laden, líder da Al-Qaeda, morto em 2011. “Os restos mortais de al-Baghdadi foram transportados para uma instalação segura para confirmar sua identidade com testes de DNA e o descarte de seus restos mortais foi feito e está completo e foi tratado de maneira apropriada”.

Trump revela foto de cão ferido em missão contra Estado Islâmico

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou nesta segunda-feira, 28, a foto de um dos cachorros de combate que atuou na operação militar de captura do líder do Estado Islâmico (EI), Abu Bakr Baghdadi, no domingo 27. A missão resultou na morte do extremista, que detonou seu próprio colete-bomba. O nome do cão é mantido em segredo por enquanto. Mas ele foi ferido justamente por causa dessa explosão, que se deu no momento em que o líder terrorista fugia da Força Delta americana dentro de um túnel. Baghdadi estava acompanhado por três crianças, que morreram com ele. No anúncio oficial sobre os resultados da operação, Trump ressaltou que o cachorro é “muito bonito e talentoso”.

FUTEBOL

JOGO DE HOJE

Copa do Mundo Sub-17

20h00 – Brasil x Nova Zelândia

Corinthians é bicampeão na Libertadores feminina

Pela final da Copa Libertadores feminina, o que estava em jogo era o segundo título dos dois lados. Reeditando a final do Brasileiro deste ano, o Corinthians enfrentou ontem a Ferroviária em Quito, no Equador, e venceu por 2 a 0, com gols de Crivellari e Juliete. O time comandado por Arthur Elias, apesar de alguns erros, conseguiu vencer e conquistar o bicampeonato da Libertadores e ainda atingir a marca de 43 jogos invictos na temporada.