FGTS: adesão ao saque-aniversário começa hoje

A Caixa Econômica Federal disponibilizou, na madrugada desta terça-feira (1º), uma cartilha atualizada com informações para movimentações de contas do FGTS. O documento confirma que, a partir desta data, trabalhadores já podem comunicar o banco se desejam aderir à nova modalidade conhecida como ‘saque-aniversário’. O manual completo pode ser baixado na página do banco.

Senado deve votar Previdência nesta terça-feira

O Senado deve votar nesta terça-feira (1º) a reforma da Previdência. O relatório apresentado pelo senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) deve ser analisado na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) a partir das 10h. A votação no plenário da Casa está marcada para as 16h. São necessários ao menos 49 votos para aprovar o projeto. Caso seja aprovado hoje, o texto terá de passar por nova rodada de votação, por ser uma proposta de emenda à Constituição.

Bolsonaro demite general da presidência do Incra

O presidente Jair Bolsonaro decidiu demitir o presidente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), general João Carlos Jesus Corrêa, e trocar toda a diretoria do órgão. A demissão se deu por conta da demora na entrega de títulos para assentados, o que motivou embates entre o general e Nebhan Garcia, que pedia maior velocidade na concessão de títulos para quem já produz. Sem recursos para bancar a entrega de títulos de regularização fundiária, principalmente na Amazônia, Corrêa reclamava de dificuldades para fazer o programa andar.

Gilmar atende Flávio e suspende caso Queiroz

O ministro Gilmar Mendes, do STF, decidiu na segunda-feira (30) suspender processos envolvendo a quebra do sigilo do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) no caso do seu ex-assessor Fabrício Queiroz. A apuração diz respeito a suposto esquema de ‘rachadinha’ (quando um servidor repassa parte ou a totalidade de seu salário ao político que o contratou) no gabinete do filho mais velho do presidente Jair Bolsonaro na época em que exercia mandato na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

Lula: ‘Não troco minha dignidade pela liberdade’

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu na segunda-feira (30) não aceitar o pedido de progressão de regime feito pela força-tarefa da Lava Jato à Justiça do Paraná para que ele cumprisse pena em regime semiaberto. A informação foi confirmada por um de seus advogados, Luiz Carlos da Rocha. Em carta, o ex-presidente disse que não aceita ‘barganhar’ os seus direitos e sua liberdade.

Bolsonaro sobre Lula: ‘É direito dele; quer ficar, fica’

O presidente Jair Bolsonaro disse ao Estado nesta segunda-feira, 30, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem o “direito” de não querer sair da prisão, em Curitiba. “Quer ficar, fica”, afirmou ele, ao ser questionado sobre o fato de Lula ter escrito uma carta na qual diz não aceitar barganhar seus direitos e sua liberdade. “Não vou tripudiar em cima dele”, declarou. Logo em seguida, porém, o presidente afirmou que, “graças a Deus”, o projeto de poder do PT não deu certo. “O cara meteu a mão.”

Juíza manda PF entregar certidão de ‘conduta’ de Lula

A juíza federal Carolina Lebbos, da Vara de Execuções Penais do Paraná, pediu à Superintendência da Polícia Federal no Paraná nesta segunda-feira, 30, que informe “a certidão de conduta carcerária” do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A juíza também quer cálculo atualizado do cumprimento da pena do petista em regime fechado desde 7 de abril de 2018 pela sentença do processo do triplex do Guarujá. A ordem da juíza é uma resposta ao pedido de procuradores da força-tarefa da Lava Jato, incluindo seu coordenador Deltan Dallagnol, na sexta-feira, 27, para que ela conceda o regime semiaberto a Lula. Lula cumpre a pena pelo triplex do Guarujá em uma sala especial na sede da PF em Curitiba.

Subprocurador pede apreensão do livro de Janot

O subprocurador-geral da República, Moacir Guimarães Morais Filho, encaminhou um ofício ao Conselho Nacional do Ministério Público na segunda-feira (30) pedindo que o órgão apreenda todos os exemplares do livro ‘Nada menos que tudo – Bastidores da operação que colocou o sistema político em xeque’, escrito pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot. Na obra, Janot revela que planejou assassinar a tiros o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, em 2017.

TRF4 nega recurso e manda Dirceu pagar R$ 4,5 milhões

A 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou recurso da defesa do ex-ministro José Dirceu (Casa Civil/Governo Lula) e determinou que ele deve começar a pagar cerca de R$ 4,5 milhões referente a custas processuais, multa penal e reparação de danos. O petista é réu na Operação Lava Jato e teve a condenação pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro confirmada pela Corte em 21 de fevereiro deste ano no julgamento dos embargos infringentes. Segundo informou o TRF4, os advogados recorreram ao tribunal buscando adiar o cumprimento da condenação pecuniária para quando a sentença transitasse em julgado ou seja, até a terceira instância. O relator do caso, desembargador federal João Pedro Gebran Neto, considera que “sendo possível a execução provisória da pena privativa de liberdade, não é razoável entender pela impossibilidade de execução das penas acessórias”. “Parece lógico concluir que, se a liberdade do réu pode desde logo ser restringida, também pode ser imposto o cumprimento das sanções pecuniárias”, escreveu o magistrado em seu voto.

Eike Batista pega 8 anos de prisão por manipular mercado

O empresário Eike Batista foi condenado a oito anos e sete meses de prisão por manipulação do mercado de ações. De acordo com a Justiça Federal do Rio de Janeiro, ele fez uso de informação privilegiada para ganhar vantagem na venda de ações da empresa OSX na bolsa de valores em 2013. A condenação é assinada pela juíza Rosália Monteira Figueira, da 3ª Vara Federal Criminal do Rio. Como a condenação é em primeira instância, Eike Batista não deve ser preso. O caso cabe recurso e precisa ser analisado em segunda instância antes de uma prisão ser expedida. Além disso, a decisão não tem relação com a Lava Jato, mas, sim, com a quebra do império X, após diversos negócios do empresário serem desacreditados por investidores.

Manuela conversou 9 dias com suposto hacker

A Polícia Federal identificou que o contato do principal suspeito de acessar os celulares de autoridades do País, Walter Delgatti Neto, com a ex-deputada Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) foi além de uma mera troca de contato telefônico, como ela chegou a afirmar. O inquérito revela que os dois conversaram por nove dias via aplicativo de mensagens – do dia 12 e 20 de maio deste ano.

Polícia abre inquérito por assédio em ‘A Fazenda’

Uma equipe da Polícia Civil de Itapecerica da Serra (SP) foi até a sede de ‘A Fazenda 11’ e informou que abriu inquérito contra Phellipe Haagensen por assédio, na segunda-feira. A polícia se dirigiu a sede do reality da Record TV para colher o depoimento de Hariany Almeida sobre sua denúncia de assédio e importunação sexual contra Phellipe. O cantor foi expulso do reality show na noite de domingo (29) por ter beijado a ex-BBB à força.

Presidente do Peru anuncia dissolução do Congresso

O presidente do Peru, Martín Vizcarra, anunciou nesta segunda-feira (30) que dissolveu constitucionalmente o Congresso, dominado pela oposição, após o Legislativo se recusar a suspender a polêmica nomeação de novos membros do Tribunal Constitucional. Vizcarra lançou um ultimato ao Congresso no domingo, Mas o Congresso decidiu na segunda-feira ignorar o pedido do presidente e iniciar de imediato a nomeação.

Jovem morre após celular explodir quando ela dormia

O celular da menina Alua Asetkyzy Abzalbek, de 14 anos, explodiu embaixo de seu travesseiro, após ela ter deixado o aparelho carregando, enquanto dormia com o fone de ouvido. Alua foi encontrada sem vida na manhã do domingo 29, em sua casa em Bastobe, no Cazaquistão. Os pais da garota chamaram os paramédicos, mas não conseguiram salvá-la. A marca e o modelo do smartphone que superaqueceu não foram revelados, assim como se o carregador era original ou não. Nas redes sociais, amigos e familiares de Alua lamentaram o “incidente fatal”.

Revolução chinesa completa hoje 70 anos

Quando Mao Tsé Tung (ou Zedong) chegou ao poder em 1949, a China estava dominada pela pobreza e devastada pela guerra. Nesta terça-feira (1º), quando se completam 70 anos do triunfo dos comunistas, o país está radicalmente diferente: é uma potência mundial de primeira grandeza e aspira chegar ao topo da economia global. Mas seu ‘milagre econômico’, único na história, não se deve necessariamente ao ‘Grande Timoneiro’, mas a uma campanha impulsionada por outro líder comunista, Deng Xiaoping.

Futebol – Brasileirão 

Cruzeiro começa bem, mas perde para o Góias

O Cruzeiro foi derrotado mais uma vez no Brasileiro, desta vez pelo o Goiás, por 1 a 0, gol de Alan Ruschel. Foi a 10ª derrota cruzeirense na competição que vê seu calvário aumentando.

Fortaleza se aproveita de gol contra e vence Botafogo no retorno de Rogério Ceni

Dois meses após deixar o Fortaleza rumo ao Cruzeiro, o técnico Rogério Ceni foi demitido da Raposa e acertou seu retorno ao clube cearense. Já no primeiro jogo de sua volta, recebeu o Botafogo, na Arena Castelão, e, com gol contra de Marcelo Benevenuto, venceu por 1 a 0.

Bahia leva a melhor contra o Avaí 

Na Ressacada, o Bahia confirmou a sua excelente fase na temporada, derrotou o Avaí por 2 a 0 em finalmente entrou na zona de classificação da Libertadores.