Bolsonaro vai pedir auditoria no PSL

Estimulado pelo presidente Jair Bolsonaro, um grupo de deputados do PSL vai pedir ao partido que promova uma auditoria de suas contas para avaliar como foram utilizados os recursos públicos recebidos por meio do Fundo Partidário. Bolsonaro disse que o acusam de flertar com a ditadura, mas que o comando do partido é quem agiria dessa forma ao ameaçar deputados do seu grupo com a perda de cargos.

Cúpula do PSL pune deputados pró-Bolsonaro

A queda de braço no PSL entre o grupo do presidente Jair Bolsonaro e o do deputado Luciano Bivar (PE), presidente do partido, já produziu as primeiras baixas. Nove deputados perderam nesta quinta-feira, 10, cargos em comissões e lideranças, por ordem da Executiva Nacional do partido, controlada por Bivar. Todos foram signatários de uma carta divulgada na noite de quarta, em desagravo a Bolsonaro, que pregava “novas práticas” para a direção do partido. Próximo de Bivar, o deputado Júnior Bozzella (PSL-SP) disse que a cúpula do PSL decidiu punir os deputados que “se posicionaram frontalmente contra o PSL”.

Bolsonaro recebe novo convite de Patriota

O presidente Jair Bolsonaro tem um novo convite em aberto para se juntar ao partido Patriota, caso resolva deixar o PSL. Segundo o presidente da sigla, Adilson Barroso, há um caminho aberto aguardando pelo chefe do Executivo, caso ele aceite. Apesar de amenizar a possibilidade de se desfiliar do PSL, Jair Bolsonaro continua sem esconder a insatisfação com a gestão interna da sigla e voltou a criticar a legenda na quarta-feira (9/10). Segundo ele, “o partido está estagnado”. Mesmo diante das reclamações, pelo menos pelos próximos dias, o presidente garantiu que permanecerá como pesselista. Desde que desabafou a um apoiador, que se apresentou a ele como pré-candidato do PSL a vereador em Recife (PE), na terça-feira (8/10), Bolsonaro revelou um clima de instabilidade dentro do partido.

Sem apoio no PSL, Joice pode se filiar ao DEM

Interessada em disputar a eleição para a Prefeitura de São Paulo, em 2020, e com muitas resistências do PSL, a deputada Joice Hasselmann (SP), líder do governo Bolsonaro no Congresso, poderá deixar o partido para se filiar ao DEM. Joice já teve reuniões para tratar do assunto não apenas com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), mas com a cúpula da legenda. O martelo só não foi batido porque depende de uma estratégia casada com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

Bolsonaro sobre OCDE: ‘Não é chegou, vai entrando’

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na quinta-feira (10) que a entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) ocorrerá em ‘ritmo controlado’. Em sua transmissão semanal nas redes sociais, Bolsonaro disse que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não retirou o apoio ao Brasil, mas que Argentina e Romênia ‘estavam na frente’. ‘Não é chegou, vai entrando. Eles fazem uma seleção, e essa seleção é a conta gotas […]’.

EUA reafirmam apoio ao Brasil na OCDE

A embaixada dos Estados Unidos no Brasil divulgou nota nesta 5ª feira (10.out.2019) reafirmando o apoio norte-americano à entrada do Brasil na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Mais cedo nesta 5ª, a agência Bloomberg revelou carta assinada em 28 de agosto pelo secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, que disse à organização que apoia apenas a entrada de Argentina e Romênia no grupo, sem manifestar apoio ao pleito do Brasil. A embaixada norte-americana no Brasil disse desconhecer a informação e reafirmou fala do presidente Donald Trump em 19 de março, quando recebeu o presidente Jair Bolsonaro na Casa Branca, em Washington.

Canonização de Irmã Dulce acontecerá no domingo (13)

Irmã Dulce será canonizada pelo Papa Francisco em 13 de outubro, em uma grande cerimônia na Praça de São Pedro, no Vaticano. Essas missas abertas, em que a Igreja Católica reconhece novos santos, ocorrem todos os anos e seguem um ritual solene bem típico. Basicamente, é uma missa como aquela celebrada em todas as igrejas no domingo, mas com uma parte a mais: o chamado “rito de canonização”. Esse “momento” especial da missa costuma ser feito logo no começo da celebração.

Devotos se reunirão no Santuário de Irmã Dulce para assistir canonização em telão de 15 m²

Os devotos de Irmã Dulce se reunirão a partir das 4h30 de domingo (13), no santuário dedicado à futura santa, localizado na Av. Dendezeiros, bairro do Bonfim, em Salvador, para acompanhar a cerimônia de canonização do Anjo Bom da Bahia. No local, será instalado um telão de 15 metros quadrados, que transmitirá a cerimônia, realizada no Vaticano. Presidida pelo Papa Francisco, a solenidade que irá proclamar a freira baiana como a primeira santa brasileira do nosso tempo será transmitida direto da Praça São Pedro, no Vaticano, em tempo real. A celebração começará às 5h (horário de Brasília), quando lá no Vaticano já serão 10h. Uma programação especial de ação de graças pela canonização de Irmã Dulce está sendo organizada pelo Santuário. Este é o propósito da Semana da Gratidão, que terá eventos abertos à comunidade, entre os dias 12 e 19 de outubro.

Hospital não é obrigado a notificar violência à mulher

O presidente Jair Bolsonaro comunicou ao Senado Federal que decidiu vetar, integralmente, o projeto de lei que obrigava os hospitais das redes de saúde pública e privada a notificar à polícia os casos suspeitos de violência contra a mulher em, no máximo, 24 horas. O governo justificou o veto à proposta ‘por contrariedade ao interesse público’. Atualmente, a legislação determina a notificação obrigatória de casos de violência contra a mulher atendida em serviços de saúde públicos e privados. Pelo texto vetado, deveriam ser informados também os indícios.

Família consegue dinheiro para trazer corpo de brasileira

A família da brasileira Camila da Silva, de 30 anos, que foi encontrada morta na última quarta-feira, 2, na Vila Arruda dos Vinhos, no distrito de Lisboa, em Portugal, conseguiu arrecadar dinheiro para realizar o traslado para o Brasil. A vítima era de Ipatinga, interior de Minas, e deixou uma filha de 10 anos. Familiares e amigos lamentaram a morte de Camila e pediram apoio financeiro de R$ 30 mil para trazer o corpo da jovem para o País. Na quarta-feira, 9, Werleis Silva, irmão de Camila, informou em um post nas redes sociais que conseguiram arrecadar o dinheiro por meio de ‘vaquinha’ e vão viabilizar o traslado, que está previsto para a próxima segunda-feira, 14.

Alagoas descarta risco de óleo no São Francisco

O governo de Alagoas descartou na quinta-feira risco de contaminação da água por óleo das águas do Rio São Francisco. Segundo o Estado, o poluente foi registrado em pequena quantidade e, além disso, a densidade do produto impede que ele se dilua na água, dificultando a poluição do rio. As manchas de óleo foram detectadas na quarta-feira (10) na foz do São Francisco em Piaçabuçu, litoral sul alagoano.

Inquérito sobre óleo ainda é inconclusivo, diz ministro

O inquérito sobre a origem do óleo que atingiu o litoral do Nordeste está aberto e ainda é inconclusivo, afirmou o ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva. A mancha do poluente já foi encontrada em pelo menos 139 pontos, nos nove Estados. Análises feitas pela Marinha e pela Petrobrás indicaram que o poluente tem origem venezuelana. O governo Nicolás Maduro nega que o material é do país vizinho. “Estamos levantando os navios e bandeiras. Pode ter sido acidente ou incidente, ainda não chegamos a essa conclusão”, disse o ministro nesta quinta-feira, 10, durante o Fórum de Investimentos Brasil 2019, realizado em São Paulo e organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. . Conforme apurou o Estado, as investigações da Marinha e da Polícia Federal miram 23 navios suspeitos que passaram pela região.

Primeiro-ministro da Etiópia leva o Nobel da Paz 2019

Apesar das expectativas e das apostas estarem em Greta Thunberg e Raoni, nesta sexta-feira (11), o prêmio Nobel da Paz foi para o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali. O anúncio foi feito nesta manhã em Oslo, na Noruega. Ele foi premiado por ter conseguido um acordo de paz com a Eritreia, país que esteve, por muito tempo, junto a Etiópia. Outro ponto que fez com que Ahmed vencesse o prêmio, é a sua luta por igualdade entre homens e mulheres na sociedade etíope.

Equador: manifestantes mantém 8 policiais presos

No Equador, as principais organizações indígenas romperam todas as pontes com o governo. Em mais um dia de greve geral, a agenda das comunidades indígenas não é mais apenas o fim das medidas econômicas recentes, mas a queda do presidente Lenín Moreno. Quatro mil índios furiosos mantinham presos oito policiais na Casa de Cultura de Quito na quinta-feira (10), a quem desejam submeter à justiça indígena.

Tufão faz F1 adiar classificação no Japão

A perspectiva da chegada devastadora do supertufão Hagibis ao Japão no sábado fez com que todo o cronograma previsto para sábado, como o terceiro treino livre e a classificação, foi cancelado em Suzuka por decisão da entidade divulgada nesta sexta-feira (11). A definição do grid de largada vai acontecer na manhã de domingo no circuito japonês. O horário da sessão que vai definir o pole-position da 17ª etapa da temporada 2019 de F1 está marcado para 10h (horário local, 22h de sábado no horário de Brasília). Já a corrida está mantida para 2h10, horário de Brasília.

Flamengo vence o Galo e abre 8 pontos na liderança

O Flamengo é cada vez mais líder do Campeonato Brasileiro! Na noite desta quinta-feira, mesmo cheio de desfalques, o Rubro-Negro fez valer a força de seu plantel diante do Atlético Mineiro, e com gols de Arão, Vitinho e do jovem Reinier, venceu por 3 a 1. Com a vitória, o time comandado por Jorge Jesus chega aos incríveis 55 pontos e abre oito de vantagem do vice-líder Santos, que tomou o segundo posto do Palmeiras nesta rodada. Acompanhe os melhores momentos de Flamengo 3 x 1 Atlético Mineiro.

Vídeo: Futebol da Galera

Em casa, Corinthians empata com Athletico PR

A noite de ontem (10) o Corinthians empatou em 2 a 2 com o Athletico-PR pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, a equipe alvinegra desperdiçou uma grande chance de encostar no rival Palmeiras, atual terceiro colocado com 47 pontos, e chegou aos 43 pontos. Os paranaenses somam 35 e ocupam a nona colocação.

Seleção olímpica goleia Venezuela em amistoso

Em duelo que começou com longo atraso devido a um apagão no Estádio dos Aflitos, instantes antes da bola rolar, a Seleção sub-23 do Brasil fez valer a espera, jogou muito bem, e goleou a Venezuela por 4 a 1. Douglas Luiz, Antony (2x) e Pedro marcaram pela equipe brasileira no amistoso de preparação para o Pré-Olímpico, que será disputado em janeiro de 2020 e dará duas vagas diretas para os Jogos de Tóquio, no Japão.