‘O bem vencerá o mal’, diz Bolsonaro no Japão

O presidente Jair Bolsonaro desembarcou em Tóquio na madrugada desta segunda-feira (21). O chefe de Estado brasileiro terá um dia sem compromissos oficiais e na terça-feira participa de cerimônia de entronização do imperador japonês Naruhito. Ao longo da semana, a comitiva presidencial seguirá na Ásia. Bolsonaro voltou a comentar a crise de seu partido, o PSL, rachado entre apoiadores do próprio presidente e políticos ligados ao deputado que comanda a sigla, Luciano Bivar (PSL-PE). Jair disse que ‘o bem vencerá o mal’ e que o cenário político poderá mudar durante sua ausência do Brasil, que durará dez dias.

Em entrevista, Moro apoia reeleição de Bolsonaro

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, 47 anos, diz que vai apoiar a candidatura à reeleição do presidente Jair Bolsonaro nas eleições em 2022. Sobre ele próprio concorrer em uma outra oportunidade, Moro primeiro afirma ser algo “improvável“, mas conclui de maneira evasiva: “Agora o futuro, né… O futuro é distante“. O apoio a Bolsonaro em 2022 será por 1 “dever de lealdade”. O ministro declara que “jamais concorreria contra” o chefe do Executivo que o convidou para comandar a pasta da Justiça. As declarações foram dadas em entrevista ao jornalista Fernando Rodrigues, apresentador do programa Poder em Foco, uma parceria editorial do SBT com o jornal digital Poder360.

PSL paga aluguel a empresa de Bivar, presidente da sigla

Alvo de críticas do presidente Jair Bolsonaro, a direção do PSL paga mensalmente aluguel a uma empresa de seu principal dirigente, o deputado federal Luciano Bivar (PE), no Recife. A fundação partidária Indigo (Instituto de Inovação e Governança), braço do PSL com sede em Brasília, repassou R$ 940 mensais ao longo de 2018 à Gerencial Brasitec, firma que tem Bivar como dono e que é ligada à seguradora Excelsior, da família do deputado. O órgão partidário também quita as contas de condomínio do espaço, em valor de cerca de R$ 640. As informações estão na prestação de contas do partido à Justiça Eleitoral. As verbas do PSL, assim como as de outras legendas, vêm em maioria dos cofres públicos. Em anos anteriores, houve o pagamento por locação a uma outra empresa da família Bivar, a Mitra Participações, que pertence a seus filhos.

Ala bivarista do PSL quer suspender Eduardo Bolsonaro

Em mais 1 episódio da briga interna no PSL, a ala bivarista do partido vai mover 1 requerimento pela suspensão do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) da sigla, disse neste domingo (20.out.2019) o deputado Júnior Bozzella (PSL-SP). Ligado ao presidente do PSL, Luciano Bivar (PSL-PE), o deputado afirmou que decisões a respeito de Eduardo Bolsonaro, e outros bolsonaristas radicais, já estão em curso e próximas de 1 desfecho. “É rito normal, natural dos deputados que se sintam ofendidos com ataques de quem agride o partido”, disse Bozella. “Queremos salvar o governo dos filhos do presidente [Jair Bolsonaro]“, afirmou. Ele disse ainda que a hipótese de expulsão de Eduardo da legenda é possível, e que a radicalização da ala bolsonarista atrapalha a pauta governamental. “Estão paralisando o país, é uma irresponsabilidade“, disse.

Joice responde às críticas de Eduardo

A ex-líder do governo no Congresso, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), reagiu no domingo aos ataques feitos pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) em transmissão ao vivo pelas redes sociais. Em live no YouTube, Joice afirmou que não tem ‘nada a ver com cargo’ nem com ‘rachadinha’. A ex-líder disse que há uma ‘campanha orquestrada’ contra ela e questionou se há dinheiro público envolvido.

Semana tem fase final da Previdência e STF

A semana se inicia com a votação em 2º turno da reforma da Previdência no Senado. A análise da proposta está marcada para a terça-feira (22), mas o texto precisa passar mais uma vez pela Comissão de Constituição e Justiça antes de ir ao plenário da Casa. Já no Judiciário, o STF retoma o julgamento de prisão após condenação em 2ª Instância.

Mais de 500 toneladas de resíduos foram retiradas de praias

A Marinha do Brasil anunciou no domingo (20) que já coletou cerca de 525 toneladas de resíduos de óleo nas praias do litoral Brasileiro. Desde o início de setembro as manchas já apareceram em 194 praias do Nordeste, atingiram 28 municípios em todos os 9 Estados da região. Segundo o órgão, esta é a 1ª vez que ocorre 1 acidente assim no país. Cerca 2.250 km da costa brasileira já foram atingidos em algum momento.

Mancha de óleo no Nordeste mobiliza voluntários

A mancha de petróleo que atingiu a costa do Nordeste tem gerado mobilizações de voluntários para conter os danos, em fotos e vídeos que ganharam as redes sociais. Um deles mostra a limpeza de uma tartaruga marinha que teria sido encontrada nesta quarta-feira (16), na Praia de São Bento, em Maragogi, em Alagoas. As iniciativas foram destacadas por membros de vários campos do espectro político, como o deputado estadual Arthur do Val (DEM-SP), que ficou famoso como o youtuber Mamãe Falei, e Marcelo Freixo (PSOL/RJ), líder da oposição no Congresso.

CE: bombeiros resgatam última vítima de desabamento

O Corpo de Bombeiros resgatou neste sábado, 19, o corpo da síndica Maria das Graças Rodrigues, de 53 anos, a nona e última vítima do desabamento do Edifício Andréa, no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza. Após a localização do corpo, os bombeiros encerraram a operação de buscas. “Em nome do Corpo de Bombeiros e da sociedade cearense, que sabemos que estava consternada, declaramos, agora, oficialmente encerradas as buscas”, afirmou o coronel Eduardo Holanda, que comandou o resgate por mais de cem horas. O prédio desabou na terça-feia, 15.

Morre 4º bombeiro que combateu incêndio em boate no RJ

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro confirmou a morte do 4º militar que trabalhou no combate ao incêndio da boate Quatro por Quatro, na última sexta-feira, 18, no Centro do Rio. O 1º sargento Rafael Magalhães Frauches Alves estava internado no Hospital Central Aristarcho Pessoa, em estado grave, e morreu na madrugada deste domingo, 20. Antes do sargento Rafael, outros três bombeiros já haviam falecido: os cabos Klerton Gonçalves de Araújo e José Pereira de Sá Neto e o 2º sargento Geraldo Alves Ribeiro. Os três que foram sepultados neste sábado, 19, com honras militares. Apenas um dos feridos na operação segue internado: o capitão David Mont’serrat Vieira da Cunha. Segundo informou a corporação, David segue recebendo cuidados na unidade hospitalar da corporação e o estado de saúde dele é estável. Já o capitão Thiago Agostinho Dias, que também ficou ferido, recebeu alta hospitalar.

Homenagem à Santa Dulce reúne 43 mil na Bahia

Cerca de 43 mil pessoas acompanharam no domingo as mais de 5 horas de programação em homenagem à Santa Dulce dos Pobres, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Durante o evento, foi celebrada a primeira missa em homenagem à santa no Brasil, presidida por dom Murilo Krieger, arcebispo da capital baiana. A brasileira Irmã Dulce se tornou santa há uma semana, em cerimônia no Vaticano.

Chile: presidente fala em ‘guerra’ após 7 mortes

Em pronunciamento na noite de domingo (20), o presidente do Chile, Sebastián Piñera, classificou como uma ‘guerra’ a situação do país diante de um processo de convulsão social iniciado por protestos pelo aumento do preço de passagens de metrô. O governo cancelou o aumento do valor no sábado, mas os atos acompanhados de violência seguem em todo o Chile. Até o momento, foram registradas sete mortes.

Bolívia: Morales e Mesa devem disputar 2º turno

Com quase 90% dos votos contabilizados, resultados parciais da eleição realizada neste domingo na Bolívia indicam que o atual presidente Evo Morales não teve votos suficientes para garantir já sua vitória, caminhando para disputar com o ex-presidente Carlos Mesa o segundo turno em dezembro. Morales, que está no poder há quase 14 anos e busca o quarto mandato consecutivo, aparece com 45,28% dos votos, contra 38,6% de Mesa, jornalista e historiador de 66 anos que já comandou o país entre 2003 e 2005.

Brexit: União Europeia deve dar mais 3 meses para Reino Unido

A tendência do comando da União Europeia é dar mais 3 meses de prazo para que o Reino Unido realiza a saída do bloco. A informação é do jornal britânico Sunday Times. O prazo atual é 31 de outubro. A UE só vai tomar a decisão para valer sobre dar mais prazo para o Reino Unido depois de analisar todas as possibilidades que devem emergir do Parlamento britânico até 3ª feira.

FUTEBOL

Brasileirão

Flamengo vence Fluminense 

Jorge Jesus não escalou os reservas no Maracanã. O Flamengo foi a campo com o que tinha de melhor e fez o seu papel, vencendo o clássico contra o Fluminense, por 2 a 0, para ir para a decisão da Libertadores com liderança tranquila no Brasileiro. A torcida aplaudiu a cada toque do time, contra um rival que dançava conforme a música.

São Paulo derrota Avaí e retorna ao G-4

Com mais dificuldade do que a tabela de classificação poderia fazer crer, o São Paulo derrotou o Avaí por 1 a 0, no Morumbi, neste domingo, e voltou ao G-4 do Campeonato Brasileiro após dez rodadas, passando o Corinthians. O time tricolor tem 46 pontos contra 44 do rival. Já os catarinenses somam 17, na penúltima colocação.

Palmeiras empata com Athletico-PR

O Palmeiras empatou por 1 a 1 com o Athletico-PR ontem na Arena da Baixada e viu o Flamengo abrir dez pontos de vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro. Enquanto o time alviverde oscila e encontra dificuldade especialmente quando atua fora de casa, a equipe carioca acumula 13 vitórias nos últimos 14 jogos da competição.

Atlético se impõe contra o Santos e volta a vencer depois de cinco partidas

O Atlético Mineiro contou com casa cheia em Belo Horizonte para bater por 2 a 0 o terceiro colocado Santos em um jogo muito movimentado. O Galo teve menos posse de bola, mas foi mais eficiente que os visitantes para reencontrar o caminho das vitórias depois de cinco jogos.

Vasco vence o Internacional fora e se aproxima do G-6

O Vasco conseguiu neste domingo o que não conseguia há 12 anos: venceu o Internacional no Beira Rio! Depois do longo jejum, o Cruz-Maltino fez 1 a 0 no Colorado, em partida válida pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, com gol do atacante Marrony, e se afastou de vez da zona de rebaixamento.

Chapecoense e Goiás ficam no empate

A Chapecoense deixou a lanterna do Campeonato Brasileiro. Na noite deste domingo, na Arena Condá, a equipe catarinense esteva perto de encerrar o jejum de 11 rodadas ao abrir dois gols de vantagem, mas permitiu que o Goiás chegasse ao empate por 2 a 2, pela 27ª rodada.

Cruzeiro vence o Corinthians 

O Corinthians sofreu a sua primeira derrota em casa neste Campeonato Brasileiro. Melhor para o Cruzeiro, que fez 2 a 1, emplacou a segunda vitória seguida sob o comando de Abel Braga e deixou a zona de rebaixamento. Fagner marcou o gol 11 mil da história do Corinthians e fez 1 a 0. Ainda no primeiro tempo, Fred deixou tudo igual. Na segunda etapa, a Raposa fez 2 a 1 com Ederson e virou o jogo num lance que gerou dúvidas por causa da marcação de impedimento do auxiliar.

JOGOS DE HOJE

Brasileirão

19h30 – Bahia x Ceará

20h00 – Botafogo x CSA