Bolsonaro fala na abertura da Assembleia Geral da ONU

O presidente Jair Bolsonaro faz, nesta terça-feira, (24), sua estreia na Assembleia Geral da ONU, em Nova York, sob o olhar e a expectativa de chefes de Estado e representantes dos 193 países-membros da organização. À sua frente, o presidente brasileiro terá uma plateia interessada em entender quais ações o governo adotará para reduzir o número de incêndios e o desmatamento, e como o Brasil contribuirá para combater as ameaças causadas pelas mudanças climáticas, um dos grandes temas da 74ª Assembleia Geral. A fala de Bolsonaro está prevista para às 10h, horário de Brasília.

Congresso analisa vetos na Lei de Abuso

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, convocou às pressas para esta terça-feira feira, às 15h, sessão do Congresso para analisar vetos presidenciais e um pacote de projetos de lei da Casa. Entre eles estão os 36 vetos dos 108 itens da lei de abuso de autoridade. A convocação ocorre em meio à viagem do presidente Jair Bolsonaro para discursar na Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Com a reunião de deputados e senadores agendada para hoje, o cronograma da reforma da Previdência será afetado.

‘Hackers se passaram por deputada’, diz procurador 

O procurador da República Wellington Divino Marques de Oliveira apontou, em representação pela segunda fase da operação Spoofing, indícios de que os hackers que invadiram comunicações de mil autoridades, entre elas o ministro Sérgio Moro (Justiça) e o procurador Deltan Dallagnol, chegaram a fabricar mensagens no celular da líder do Governo Bolsonaro no Congresso, deputada Joice Hasselmann (PSL). Segundo o procurador, ‘foram encontradas conversas do aplicativo Telegram em que Luiz Henrique Molição’, preso na última quinta (19), na segunda fase da Operação, ‘instrui Walter Neto (‘Vermelho’) a enviar uma nota para um jornalista através da conta da deputada federal.

Governo publica regras da carteira de trabalho digital

Uma das ações previstas no texto da MP da Liberdade Econômica, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro no último dia 20, a implementação da carteira de trabalho digital foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (24). Em portaria, o Ministério da Economia esclarece que o documento físico segue válido, mas novas emissões devem preferencialmente ser realizadas pelo registro eletrônico, que terá como identificação o número de CPF do trabalhador.

CASO ÁGATHA: Motorista: ‘Não houve tiroteio e polícia não socorreu’

Outras duas crianças estavam na Kombi em que Ágatha Félix, de 8 anos, foi morta com um tiro de fuzil na última sexta-feira (20). Momentos antes de a menina ser baleada nas costas, elas desembarcaram acompanhadas de um casal. Os tiros que vitimaram Ágatha foram disparados enquanto a família abria o porta-malas do veículo para pegar suas bolsas. No depoimento à polícia civil, o motorista do veículo disse que não viu armas nas mãos dos dois rapazes na motocicleta e que, se eles fossem atingidos, seria uma execução, porque não havia confronto no momento dos disparos.

OAB vai discutir caso Ágatha com MP do RJ

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio (OAB-RJ) vai levar nesta segunda-feira, 23, ao procurador-geral de Justiça do Estado, Eduardo Gussem, um documento pontuando o que entende como erros da política de segurança pública do governo Wilson Witzel (PSC). A entidade reagiu de forma contundente à morte da menina Ágatha Félix, vítima de um tiro de fuzil durante uma ação policial no Complexo do Alemão na noite de sexta-feira

Witzel sobre morte de Ágatha: ‘Também sou pai’

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), quebrou o silêncio sobre a morte da menina Ágatha Vitória Sales Félix, três dias depois do caso. Nesta segunda-feira, 23, Witzel convocou um pronunciamento e lamentou a morte da criança de 8 anos, baleada dentro de uma kombi no Complexo do Alemão próximo a um local que era alvo de operação policial. O político, porém, defendeu sua política de segurança pública, afirmou que o Estado está “no caminho certo” e que “é indecente usar um caixão como palanque”. “Eu também sou pai, mas não posso dizer aqui que sei o tamanho da dor que os pais da menina Ágatha estão sentindo. Mas sei que jamais gostaria de passar por um momento como esse”, afirmou o governador, que se emocionou durante a fala. “Eu presto a minha solidariedade aos pais e aos familiares, que Deus a receba, um anjo que se foi e certamente deixará saudade. Ela deixou planos e projetos para os seus pais que com elas não se realizarão mais.”

Jovem ativista denuncia Brasil e mais quatro à ONU

A ativista sueca, Greta Thunberg, de 16 anos, e mais 15 jovens de diferentes partes do mundo apresentaram uma denúncia contra vários países na ONU. O documento alega que cinco das maiores economias do mundo (Alemanha, França, Brasil, Argentina e Turquia) estão violando os direitos humanos dos jovens proponentes ao não adotarem medidas adequadas contra as mudanças climáticas.

Eduardo tem reunião sobre Amazônia com Steve Bannon

Postulante ao cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) se reuniu, nesta segunda-feira 23, com Steve Bannon, ex-estrategista do presidente americano Donald Trump. Eduardo, que está em Nova York como parte da comitiva brasileira para a Assembleia-Geral da ONU, divulgou fotos do encontro em suas redes sociais. “Prazer encontrar hoje com Steve Bannon e conversar, dentre outros temas, sobre como a Amazônia é usada pelo establishment internacional (globalistas) para atacar o Brasil e o presidente Bolsonaro”, escreveu o deputado.

Sem Brasil, ONU faz pressão mundial contra crise climática

A sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, abriga nesta segunda-feira a chamada Cúpula de Ação Climática. Este encontro foi convocado pelo secretário-geral da ONU, o português António Guterres, em maio de 2018. A reunião, da qual participarão cerca de sessenta líderes, além de representantes de grandes empresas e de cidades comprometidas com o combate às mudanças climáticas, tem perfil político, e não negociador. O início do encontro foi marcado pela breve aparição surpresa do presidente norte-americano, Donald Trump, que retirou os Estados Unidos do Acordo de Paris em 2017. Já o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, não estará entre as autoridades, porque o Brasil “não mostrou interesse”, segundo afirmou Guterres ao jornal britânico Financial Times. Por outro lado, estarão presentes os principais presidentes e primeiros-ministros da UE, além do da Índia. Também estarão representados, embora não por seus principais líderes, China e Rússia. Guterres deixou claro que neste encontro somente poderiam intervir os Estados dispostos a apresentar propostas concretas contra as mudanças climáticas.

LOTERIA

Mega-Sena acumulada sorteia hoje R$ 44 milhões

Depois de acumular no sorteio do último sábado (21), a Mega-Sena está pronta para a Mega-Semana de Primavera, mais uma das semanas especiais que a loteria tem durante o ano. Por conta disso, serão três concursos nos próximos dias, a começar por esta terça-feira (24), quando a loteria deve pagar R$ 44 milhões para quem acertar as seis dezenas. Os outros sorteios acontecem na quinta (26) e no sábado (28).

FUTEBOL

Messi é eleito melhor jogador pela 6ª vez

Após Luka Modric vencer na temporada passada, o prêmio de melhor jogador do mundo voltou a ser dado para Lionel Messi. Com uma temporada individual praticamente perfeita, o argentino voltou ao patamar mais alto do futebol e conquistou pela sexta vez na carreira o título de melhor jogador do mundo. Foram 50 jogos na temporada, com 51 gols com a camisa do Barcelona, sendo campeão espanhol com o time catalão. Desde 2015 sem conquistar o prêmio, Messi ‘supera’ Cristiano Ronaldo, e agora é oficialmente o jogador com mais prêmios de melhor jogador do mundo da história do futebol.

‘Fifa The Best’: Rapinoe é eleita melhor jogadora do mundo

Bicampeã do mundo com a seleção norte-americana, Megan Rapinoe é eleita a melhor do mundo da Fifa. Jogadora do Reign FC, da NWSL, Rapinoe sem dúvida alguma foi um dos maiores destaques da Copa do Mundo feminina, principalmente por elevar a voz contra o governo dos Estados Unidos. Tudo começou quando ela afirmou que, caso a seleção vencesse a Copa do Mundo, ela não iria à Casa Branca, o que causou uma leve fúria do presidente Donald Trump.

Alisson é escolhido o melhor jogador do mundo

Alisson é o melhor goleiro do mundo em 2019. Na cerimônia de gala da Fifa nesta segunda-feira, em Milão, o brasileiro desbancou o compatriota Ederson e o alemão Marc-André ter Stegen e foi eleito o vencedor do prêmio. O atleta titular do Liverpool e da seleção brasileira já tinha conquistado em agosto o prêmio de melhor goleiro da Europa, que foi entregue pela Uefa.

Brasileira ganha prêmio de melhor torcedora

Silvia Grecco venceu o prêmio Fifa Fan Award, nesta segunda-feira, na premiação The Best Fifa ocorrida em Milão, na Itália. A brasileira conquistou a honraria dedicada a torcedores por levar seu filho Nickollas, deficiente visual, aos jogos do Alviverde e narrar todos os lances para o garoto de nove anos. Silvia e Nickollas são presenças garantidas nos jogos do Allianz Parque e do Pacaembu e tiveram sua história

‘Fifa The Best’: Klopp vence como melhor técnico

Jurgen Klopp é o melhor treinador do mundo em 2019. O alemão foi o vencedor do prêmio The Best, entregue em cerimônia de gala da Fifa, em Milão, nesta segunda-feira. O treinador do Liverpool conquista a honraria pela primeira vez em sua carreira. Klopp já havia concorrido ao prêmio de melhor técnico do mundo no ano de 2013, quando ficou em terceiro lugar. Naquela temporada, sagrou-se vice-campeão da Champions League com o Borussia Dortmund. O segundo lugar ficou com o técnico do Manchester City, Pep Guardiola, campeão da Premier League, da Copa da Inglaterra, da Copa da Liga Inglesa e da Supercopa da Inglaterra.

Avaí vence reservas do Atlético Mineiro e deixa a lanterna

Com a cabeça na semifinal da Copa Sul-Americana, onde encara o Colón, da Argentina, o Atlético Mineiro, recheado de reservas, foi até a Ressacada, em Santa Catarina, para enfrentar o Avaí pelo Campeonato Brasileiro. A equipe catarinense, que nada tem a ver com isso, aproveitou o desentrosamento adversário e, com gol e boa atuação do jovem Jonathan, venceu por 1 a 0.