Disque Denúncia Covid-19

Em quinze dias o serviço já recebeu mais de 80 denúncias, desde aglomerações ao descumprimento dos decretos municipais e estaduais vigentes

A Secretaria de Saúde de Mafra, por meio da Coordenação da Atenção Primária à Saúde, divulgou o balanço dos atendimentos realizados ao Disque Denúncia Covid-19, desde seu lançamento em 03 de julho. Até o dia 23 de julho o serviço recebeu 41 denúncias envolvendo aglomerações e festas em residências, 04 em jogos de futebol em locais diferentes, 04 em mercados, 05 em conveniências, 12 em bares, uma em academia e duas em rodeios. Além disso, houve ainda 05 denúncias de aglomerações em praças públicas e outras 08 sobre descumprimento de quarentena (pessoas positivadas que furaram o isolamento social). A Atenção Primária relatou ainda que houve dois pedidos de orientação sobre empresas que apresentaram funcionários positivados.

Segundo a Atenção Primária as denúncias durante os finais de semana aumentam consideravelmente e, a fim de que as medidas restritivas sejam cumpridas pela população, a Saúde de Mafra lembra ainda que abordagens estão sendo realizadas conforme preconiza o decreto municipal nº 4347 de 15 de julho de 2020, Art. 6°: “A fiscalização do presente Decreto será promovida pelo Poder Público Municipal, através de seus servidores especialmente designados para tal finalidade, podendo ainda, valer-se do auxílio da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar”.

Penalidades

Conforme o decreto municipal nº 4347 de 15 de julho de 2020, que estabelece novas medidas de prevenção e enfrentamento do coronavírus (Covid-19), estão previstas penalidades para quem descumprir o mesmo, sendo: advertência; multa (conforme estabelecido na legislação sanitária municipal); interdição do estabelecimento pelo prazo de 10 (dez) dias, em caso de reincidência da conduta; cassação do alvará de licença, localização e funcionamento, enquanto vigorar os efeitos do decreto.

Todos contra disseminação do coronavírus

Na avaliação de risco potencial para Covid-19 o Planalto Norte é classificado como grave. Sendo assim, a colaboração da população é fundamental para conter a disseminação do coronavíus. A Saúde de Mafra vem orientando desde o início da pandemia as medidas não farmacológicas que todos devem adotar como:

  • Higienizar as mãos com frequência
  • Evitar viajar e não realizar comemorações ou reuniões com a presença de pessoas que não residem em sua casa.
  • Ficar em casa sempre que possível.
  • Manter distância de 1,5 metros de outras pessoas.
  • Não participar ou frequentar locais em que possa haver aglomeração de pessoas.
  • Utilizar máscara em espaços públicos e privados.
  • Não frequentar locais que não sigam as recomendação e adequações necessárias para minimizar a transmissão do coronavírus.

Denuncie

O Disque Denúncia Covid-19 está atendendo por um novo número – para ligações diretas ou via whatsapp – (47) 98436-1038. Podem ser enviadas mensagens, fotos e vídeos, lembrando que é importante indicar o local onde está ocorrendo a situação.

Créditos: Divulgação/ADC/PMM