Depois de dois dias de competição o badminton conheceu, neste domingo, 4, seus campeões nos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) 12 a 14 anos em Curitibanos. No masculino, o melhor atleta foi Lucas Eduardo Arten, da Escola Estadual Santo Antônio, de Mafra, e no feminino o título ficou com a Letícia Pinto Andres, do Colégio Conexão, de Joaçaba.

Na final Lucas venceu por 2 a 0 a Vinicius Ribeiro, da Escola Estadual Nélson Pedrini, de Joaçaba, com parciais de 21 a 9 e 21 a 7.
Já no feminino Letícia venceu por 2 a 0 a Anna Luíza Feix, do Colégio de Aplicação da Uniarp, de Caçador, com parciais de  21 a 16 e 21 a 9.

Letícia Pinto, do Colégio Conexão, de Joaçaba, campeã nos Jesc

Com o título, os dois atletas, juntamente com os vice-campeões, ganharam o direito de representar Santa Catarina na etapa nacional da competição, os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) promovidos pelo Comitê Olímpico do Brasil, que serão em novembro, em Blumenau.

“Já no meu primeiro Jesc consegui ser campeã é muito bom. Achei bem legal a competição, os jogos foram pau a pau, achei bem massa”, disse a campeã Letícia, prestes a completar 12 anos, após colocar a medalha de ouro no peito.

Apesar da pouca idade, a joaçabense tem experiência de gente grande. Já participou do campeonato Sul-Americano no México, em 2014, e no Peru, em 2016. Em julho deste ano foi convocada pela seleção brasileira para o Pan-Americano Júnior, no Canadá, mas, por falta de patrocínio para a vigem, não participou da competição. Letícia atualmente está em segundo lugar no ranking brasileiro na categoria sub-13.

Lucas, com apenas 14 anos, tem um currículo de respeito. Já foi campeão da Copa Brasil em duplas no sub-15, em 2018, e participou do Campeonato Sul-Americano no México, em 2015 e assim como Letícia, também foi convocado para o Pan, no Canadá,  não participando por falta de patrocínio.

“Vim com foco para vencer os Jesc e consegui, agora, já que vou representar Santa Catarina nos Jogos Escolares da Juventude, pretendo ser campeão brasileiro escolar”, disse com confiança Lucas.

Lucas Arten, da Escola Estadual Santo Antônio, de Mafra, campeão no masculino (Foto: Antonio Prado/Fesporte)

A etapa estadual dos Jesc é uma promoção do Governo de Santa Catarina @governosc, por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Curitibanos.

Texto/Fotos: Antonio Prado/Ascom Fesporte