No Paraná

Curitiba, região metropolitana e o restante do Paraná estão sob alerta laranja de temporal nesta terça-feira (7). A chuva, que está vindo da região noroeste do país, pode trazer rajadas de vento, granizo e chuva muito forte. Na capital, o alerta vale até 9h30 de quarta-feira (8).

O alerta, que vem do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), descreve “chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo.”

No Paraná, entre as áreas afetadas estão: Região Metropolitana de Curitiba, Central Paranaense, Litoral Paranaense, Norte Paranaense, Oeste Paranaense, Sudoeste Paranaense e Sul Paranaense. Apenas o norte do Paraná, incluindo a região de Londrina, não deverá ser atingida pelo temporal.

Em Santa Catarina

O calorão que fez entre a manhã e o início da tarde desta terça-feira (7) em Santa Catarina, já deu espaço aos temporais em boa parte do estado. E, embora as fortes pancadas de chuva já tenham atingido muitas regiões, o risco de tempestade continua ao longo do dia.

Alertas meteorológicos da Epagri/Ciram apontam para risco de temporais entre às 15h e 23h para quase todas as regiões de SC. Segundo informou a entidade, há possibilidade de fortes pancadas de chuva, acompanhadas de raios e rajadas de vento, que podem chegar a 60km/h. Também não se descarta a probabilidade de queda de granizo.

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, as tempestades se formam devido à aproximação de um sistema frontal, à disponibilidade de umidade e ao aquecimento diurno, e estão previstas, principalmente, para as regiões do Planalto Sul e Litoral Sul, Vale do Itajaí , Planalto Norte e Meio Oeste.

Ainda, segundo a Defesa Civil, não se descarta possibilidade de alagamentos pontuais. Em caso de ocorrências, a orientação é pedir ajuda através dos telefones 199 ou 193.