O secretário de Comunicação da Presidência, Fábio Wajngarten, foi diagnosticado com coronavírus. Os exames foram realizados em São Paulo e a informação, foi confirmada (a pouco), pelo Palácio do Planalto no início da tarde desta quinta-feira, após exames testarem positivo.

O presidente Jair Bolsonaro, que completa 65 anos no dia 21, e integrantes da comitiva que o acompanhou a Miami, nos Estados Unidos, estão sendo monitorados desde a quarta-feira, após Wajngarten apresentar os primeiros sintomas da doença.

Bolsonaro realizou testes para coronavírus e os resultados são esperados para amanhã sexta-feira (13). O secretário também esteve em contato direto com o presidente norte-americano, Donald Trump, que, por sua vez, declarou não estar preocupado. O governo brasileiro já avisou os Estados Unidos sobre os exames de Wajngarten.

Entre o fim da tarde e o início da noite de quarta-feira, o grupo que participou da viagem passou a receber ligações do gabinete da Presidência pedindo que diante de qualquer sintoma fizesse o comunicado imediatamente e procurasse um hospital militar em Brasília para fazer os exames, segundo integrantes da comitiva.

Em nota, o Palácio do Planalto informou que o Serviço Médico da Presidência da República “adotou e está adotando todas as medidas preventivas necessárias para preservar a saúde do presidente e de toda comitiva presidencial que o acompanhou, bem como dos servidores do Palácio do Planalto”. ]

Wanjgarten ficará em quarentena em sua casa em São Paulo e só retornará ao trabalho quando não houver mais risco de transmissão da doença.

Durante a viagem, o chefe da Secom tomou café da manhã com o presidente em uma sala reservada. Nos Estados Unidos, o grupo que acompanhou Bolsonaro fazia deslocamentos em vans. Apenas o presidente seguia em carro separado.