De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, esta sexta-feira (18) será marcada pelo predomínio de nuvens em todo o Estado, com chuva no decorrer do dia na maioria das regiões. Entre a tarde e a noite, novas áreas de instabilidade se formam na divisa com o Paraná, favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva isoladas.

O dia amanheceu frio em áreas do Planalto Sul, onde as temperaturas mínimas registradas foram próximas aos 0°C. Nas outras regiões ficaram entre 7°C e 12°C. Por conta da nebulosidade, as temperaturas se elevam pouco ao longo da tarde, com máximas de 18°C nas áreas do Oeste e Extremo Oeste.

Risco para deslizamentos e alagamentos

Pancadas de chuva em todo o Estado estão previstas até a madrugada de domingo (20). Nas áreas em laranja do mapa abaixo, os acumulados podem passar dos 100 milímetros. A chuva intensa em um curto espaço de tempo eleva o risco de ocorrências como alagamentos e deslizamentos, segundo a Defesa Civil. Nas áreas em amarelo e verde, o risco é moderado e baixo, respectivamente.

Veja o mapa:

Por conta do tempo encoberto e chuvoso, as temperaturas no sábado (19) devem variar entre 7°C a 11°C nos Planaltos e Meio Oeste, e entre 12°C e 15°C, nas demais áreas. A tarde, as máximas não passam dos 18°C no Litoral, enquanto nas outras regiões variam de 12°C a 16°C.

Rajadas de vento

As rajadas de vento ao longo de todo o Litoral, entre o sábado e o domingo (20), ocorrem devido à formação de um sistema de baixa pressão nessa área do Estado. Conforme a Defesa Civil, os ventos variam do quadrante Leste para o Sul. A velocidade do vento pode variar entre 50 km/h a 70 km/h no Litoral. Nas áreas em amarelo do mapa abaixo, o risco é moderado para ocorrências associadas aos ventos fortes.

Confira o mapa:

Previsão para domingo (20/06)

No domingo, o sistema de baixa pressão se afasta para o oceano, cessando as rajadas fortes de vento. Contudo, ainda há previsão de chuva para o Litoral do Estado entre a madrugada e a manhã. Nas demais regiões, o tempo ainda permanece nublado e com poucas aberturas de sol.

A manhã de domingo será de temperaturas entre 6°C e 9°C nos Planaltos, Alto Vale do Itajaí e na região Oeste. Nas demais regiões, as temperaturas devem variar entre 11°C e 15°C. Ao longo da tarde, as máximas não sobem muito, chegando aos 22°C no Litoral Norte e entre 14°C e 20°C, nas outras regiões do Estado.

Previsão para segunda-feira (21/06)

A passagem de uma frente fria oceânica aliada ao ar quente e úmido vindo da região Amazônica favorece o aumento de nuvens e a previsão de pancadas de chuvas isoladas a partir da tarde no estado. O risco é baixo para ocorrências associadas a chuva, deslizamentos e alagamentos pontuais. O dia começa com temperaturas mínimas baixas (3°C a 8°C) na porção oeste, Planaltos, baixas a amenas (9°C a 16°C) nas demais regiões. À tarde, as máximas seguem amenas, variando de 17°C a 19°C no litoral, Baixo/Médio Vale e até 14°C nas demais regiões do estado. Ventos de leste a nordeste com fraca intensidade no estado. As rajadas de ventos são ocasionais, em torno de 45 km/h.

Tendência para os próximos dias

Terça-feira (22) com variação de nuvens e chance de chuva isolada no litoral e áreas próximas por conta da umidade vinda do oceano. Na quarta-feira (23), entre a tarde e noite, há chance de chuva isolada em localidades da porção oeste ao Litoral Sul devido a atuação de áreas de instabilidades.

Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina