Fonte: Prefeitura de Rio Negro

Os alunos da Educação Especial da rede municipal de ensino rionegrense podem contar com um importante método terapêutico e educacional: a Equoterapia. Para garantir o atendimento de equitação terapêutica, o Município mantém contrato com o “Centro de Equoterapia e Reabilitação Sonho Meu”. Neste método são atendidos os alunos da Escola de Educação Especial “Tia Apolônia”. Mensalmente, chegam a ser feitos até 80 atendimentos, ao custo de R$79,82 por atendimento.

A equoterapia é um recurso terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação. O cavalo, com seu movimento tridimensional, atua na facilitação neuromuscular e sensorial, que associada ao vínculo afetivo estabelecido entre o paciente, o cavalo e o terapeuta, contribui para o desenvolvimento das atividades motoras, cognitivas, sensoriais, psicológicas e sociocomunicativas das pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais.

O Centro de Equoterapia e Reabilitação Sonho Meu está localizado na cidade de Rio Negro-PR, na localidade de Roseira e conta com uma estrutura e profissionais para atender nas áreas de Equoterapia, Fisioterapia, Psicologia, Estágios, Escola de Equitação, Equitação Lúdica, Cavalgadas, Atividades Equestres e Passeios a Cavalo.