No dia 28 de janeiro de 2023, ás 14H00min, na sede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do município de Mafra SC, Antiga estação ferroviária, aconteceu a formatura da 2ª Turma do Projeto Golfinho, onde estiveram presente o Sr. Major BM Rodrigo Ghisolfi da Silva, Comandante da 4ª CIA do Corpo de Bombeiros Militar de Mafra, o Sr. Tenente Coronel Canépele, Comandante do 5º RCC de Rio Negro Pr, a Sra. Prefeita em exercício de Mafra Dra. Celina Dittrich, a Sra Daniele Kondlatsch, Secretária de Assistência Social de Mafra, o Sr. Maike Steidel, representando o CMDCA de Mafra e o Sr. Edson Marcos Mendes, diretor conselho Tutelar de Mafra, e para abrilhantar o evento compareceram as crianças participantes do 2º Projeto Golfinho, juntamente com familiares e amigos Riomafrenses.

O 2º Projeto Golfinho de Mafra SC, foi realizado através da parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar de Mafra, o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) através do Serviço Convivência e Fortalecimento de Vínculos, CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) e Instituto de Bombeiros do Planalto Norte. As aulas foram realizadas nos dias 16,17,23 e 24 de janeiro, sendo, que a fase teórica ocorreu no Colégio Tenente Ary Rauen, e as aulas práticas foram feitas no Parque Aquático Recanto Padre Francisco Hable, e no dia 28 de janeiro de 2023, foram certificados, 79 crianças com idade entre 07 á 14 anos.

O Projeto Golfinho é um programa de atividades educativas em segurança de praias e prevenção de acidentes em ambientes aquáticos, realizado há 24 anos pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina durante a operação veraneio. Por meio de brincadeiras e jogos coletivos, as crianças aprendem sobre os cuidados com o mar, piscinas e rios, o significado das cores das bandeiras utilizadas nas praias e como proceder em caso de incidentes ou afogamentos.

O principal objetivo do Projeto Golfinho é a prevenção de afogamentos, e cuidados com o meio ambiente e cidadania . Todos os anos, durante o verão, o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina oferece esse projeto gratuitamente à população em diversos locais do estado (praias no litoral, piscinas, lagos e rios no interior). Com grande expectativa, os “Golfinhos Mafrenses” receberam um certificado de participação do projeto e comemoraram com o tradicional banho de batismo do Corpo de Bombeiros.

Instrutores: 2º Sgt BM Carlos, 2º Sgt BM Greffin, Cb BM Stange, BC Fritz, BC Ribas, BC Thatiane, BC Marisete, BC Viviane, BC Dutra, BC Freitas.

Fonte/Fotos: Imprensa – Bombeiros 9BBM