Se estivéssemos vivendo um período normal, nesta semana, milhões de fiéis católicos espalhados pelo mundo inteiro estariam colhendo ramos que seriam levados para abençoar na Missa de Domingo de Ramos. A festa católica marca o início da Semana Santa, onde participamos do mistério de Jesus Cristo, a morte e ressurreição.

Por isso, a Diocese de Joinville promove uma grande campanha e mobilização para que todos os cristãos coloquem em frente a suas casas ramos verdes durante essa semana e que deixem até a Páscoa. “Essa atitude mostra que nós estamos preparados e queremos viver essa caminhada com Jesus.

O ramo verde lembra o martírio de Jesus, mas nesse ano é também sinal de esperança, símbolo da nossa fé em Cristo e na sua vitória sobre a morte. Justamente o sentimento que todos precisamos ter neste momento de combate ao coronavírus”, afirmou o padre Everton Klapouch, coordenador diocesano de pastoral.

O ramo verde deve ser colocado em frente a porta, portão ou sacada, em um local visível para mostrar a fé e também ser sinal da Igreja viva em cada uma das residências.
Atendendo as recomendações de autoridades sanitárias do Estado de Santa Catarina, as Missas não são celebradas com os fiéis desde o dia 18 de março. Mas as celebrações e outros momentos de oração são transmitidos pelas redes sociais das paróquias e da própria Diocese de Joinville.

No domingo de ramos, conforme orienta da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Francisco Carlos Bach, bispo da Diocese de Joinville, vai presidir as Missas. Todas elas serão transmitidas ao vivo no facebook Diocese Joinville.

Confira a programação com dom Francisco Carlos Bach:
5/04 – Domingo de Ramos – 10h
9/04 – Quinta-feira Santa – 19h
10/04 – Sexta-feira Santa – 15h e 19h
11/04 – Sábado Santo – 19h
12/04 – Missa de Páscoa – 10h