Nota à Imprensa nº 053/2021 – Período:  De 24 a 26 de agosto de 2021

FURTO A ESTABELECIMENTO COMERCIAL

Na terça-feira, 24, por volta das 8 horas, uma guarnição deslocou até a BR-280, no bairro Campo da Lança, onde registrou um furto a estabelecimento comercial. O solitante informou que a janela dos fundos do escritório foi arrombada, sendo furtados da empresa um tablet marca Philco e uma TV marca Samsung 42″. Foram realizadas rondas nas proximidades, porém nenhum suspeito foi localizado, sendo confeccionado o boletim de ocorrência.

AMEAÇA E PORTE DE SIMULACRO

Por volta das 19 horas do dia 24, terça-feira, a Polícia Militar foi acionada na Rua Vital Brasil, no bairro Vila Ivete, para atendimento de Ameaça, que resultou na apreensão de um simulacro. O solicitante, um homem de 28 anos, relatou que foi ameaçado com uma arma de fogo por um homem, o qual foi até a sua casa dizendo que iria atirar contra o solicitante, enquanto este segurava sua filha no colo. Que após diversas ameaças, saiu em uma motocicleta acompanhado de uma mulher, que seria sua irmã. Os policiais realizaram rondas no bairro e localizaram a motocicleta na via pública, sendo conduzida pelo autor da ameaça. O autor não obedeceu às ordens de parada, sendo acompanhado pela guarnição por algumas vias até abandonar a motocicleta e fugir a pé, sendo abordado logo em seguida. Próximo à motocicleta foi localizada uma pistola preta, contudo foi verificado posteriormente que tratava-se de uma arma de airsoft com carcaterísticas idênticas à uma arma de fogo. O autor dos fatos, um homem de 22 anos, foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis. Foram confeccionadas as autuações de trânsito pertinentes e a motocicleta foi apreendida.

FURTO A RESIDÊNCIA NA LOCALIDADE DE RIO BRANCO

Na quarta-feira, 25, foi registrado um furto a residência na Localidade de Rio Branco. O solicitante relatou que saiu de casa às 13 horas e quando retornou, por volta das 18 horas, encontrou sua residência arrombada. Afirmou que foram furtados vários objetos, entre eles um roteador , um aparelho de TV, duas caixas de ferramentas, quatro smartphones, dois rádios amadores, nota de produtor rural e CRLV de um caminhão. Diante dos fatos foi confeccionado o boletim de ocorrência e orientado a vítima.

FURTO A RESIDÊNCIA NO 111

No dia 25, quarta-feira, a Polícia Militar deslocou até uma residência na Rua Benemérito Lourival Neidorf, no bairro Santa Teresinha II (111), onde registrou o furto de diversos objetos. A solicitante relatou que saiu às 7 horas de casa, e ao retornar, próximo ao meio dia, encontrou a porta dos fundos arrombada. Foram furtados uma bicicleta marca Sense, uma TV 55” e uma TV 32”, uma câmera profissional Canon, um videogame Xbox, um monitor, um teclado, um notebook, um aparelho de CD/DVD/Blu-ray, duas caixas de som JBL, além de brinquedos, bebidas alcoólicas, roupas, joias e R$ 680,00 (seicentos e oitenta reais) em espécie. Há suspeitas de que o autor do fato abriu o portão eletrônico da casa e entrou com um veículo até os fundos da residência. Foram realizadas rondas, porém nenhum suspeito foi localizado, sendo confeccionado o presente boletim de ocorrência e orientado a vítima.

TENTATIVA DE FURTO

Na tarde de quinta-feira, 26, uma moradora do bairro Vila Ivete se deparou com um homem furtando sua casa. O fato ocorreu na Rua Ingrácio José Correia. A solicitante relatou à Polícia Militar que saiu por volta das 15h30, e que ao retornar, por volta das 16h, deparou-se com um homem no interior da casa. Disse que ao perceber sua presença, o homem, que vestia uma blusa da cor marrom, acabou fugindo, pulando o muro. Foi constatado arrombamento na porta de acesso a cozinha, e uma TV já do lado de fora da casa. Foram realizadas rondas, porém o autor não foi localizado.

OPERAÇÃO MARIA DA PENHA

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realiza até o dia 20 de setembro de 2021 a Operação Maria da Penha. O objetivo é dar maior ênfase ao trabalho que a PMSC já realiza diariamente, que é enfrentar a violência doméstica e familiar contra a mulher. A operação estará focada na intensificação das ações da Rede Catarina de Proteção à Mulher, neste sentido a Guarnição Especial de Mafra está intensificando a divulgação de informações à população. Afinal, o feminicídio é a última etapa de um longo ciclo de violência que pode ser evitado.

STALKING: A PERSEGUIÇÃO QUE VIROU CRIME

A Lei 14.132, que entrou em vigor neste ano de 2021, introduziu no Capítulo VI da Parte Especial do Código Penal o crime de perseguição, também conhecido como stalking.
O crime de stalking é definido como perseguição reiterada, por qualquer meio, como a internet (cyberstalking), que ameaça a integridade física e psicológica de alguém, interferindo na liberdade e na privacidade da vítima.
O resultado desse tipo de crime é um dano temporário ou permanente à integridade psicológica e emocional. Os motivos dessa prática são os mais variados: especialmente violência doméstica, inveja, vingança, ódio ou a pretexto de brincadeira.
Há o emprego de táticas de perseguição diversas, a exemplo de ligações telefônicas, envio de mensagens por SMS, aplicativos ou email, publicação de fatos ou boatos, remessa de presentes, espera da passagem da vítima pelos lugares que frequenta, dentre outras.
Antes, a prática era enquadrada apenas como contravenção penal, que previa o crime de perturbação da tranquilidade alheia, punível com prisão de 15 dias a 2 meses e multa. De acordo com a nova lei, a pena passou a ser de reclusão, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa. A pena é aumentada em 50% quando for praticado contra criança, adolescente, idoso ou contra mulher por razões de gênero. O acréscimo na punição também é previsto no caso do uso de armas ou da participação de duas ou mais pessoas.

Fonte: Seção de Comunicação Social da Gemfa

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495