A Cúpula de Líderes sobre o Clima começa com a apresentação de um vídeo sobre o planeta Terra e a necessidade de se enfrentar as mudanças climáticas. A Cúpula de Líderes sobre o Clima é diferente da COP 26, que vai ocorrer em novembro em Glasgow, na Escócia. O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, é um dos 40 convidados da Cúpula de Líderes sobre o Clima, que será virtual.

Assim com os demais líderes mundiais, Bolsonaro vai discursar por cerca de três minutos e deve tentar convencer líderes mundiais de que o governo brasileiro tenta conter o desmatamento. Em carta enviada a Biden na quarta-feira da semana passada (14), o presidente brasileiro prometeu zerar o desmatamento ilegal no Brasil até 2030. No documento, pediu apoio aos EUA para alcançar o objetivo.

Na quarta-feira (21), a União Europeia chegou a um acordo climático provisório para reduzir em pelo menos 55% nas emissões líquidas de gases do efeito estufa até 2030 e atingir a neutralidade das emissões até 2050. O acordo ainda precisa da aprovação formal dos Parlamentos e dos governos nacionais dos 27 países do bloco.

Entre os convidados europeus para a Cúpula de Líderes sobre o Clima estão a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Emmanuel Macron. Os EUA vão anunciar na cúpula o corte das emissões de gases responsáveis pelo aquecimento global pela metade até o fim desta década. O anúncio será feito pelo presidente americano, Joe Biden, que organizou o evento.

A redução das emissões tem como parâmetro o nível de 2005, e a nova meta é o dobro da anterior, que havia sido anunciada por Barack Obama em 2015. O país é hoje responsável por 15% das emissões globais.

Lideranças de mais de 40 países participam nesta quinta-feira (22) do primeiro dia da Cúpula de Líderes sobre o Clima, organizada pelo governo dos Estados Unidos. O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, é um dos convidados a falar sobre o combate às mudanças climáticas na reunião virtual que ocorre na quinta e também sexta-feira (23).

Fonte: Cúpula de Líderes do Clima