Justiça suspende decreto de Bolsonaro que livra igrejas de quarentena

O juiz federal Márcio Santoro da Rocha suspendeu trecho do decreto do presidente Jair Bolsonaro que permitiu que igrejas e casas lotéricas fiquem abertas durante a situação de emergência em decorrência do coronavírus. O magistrado da 1ª Vara de Duque de Caxias ainda determinou que o governo federal se abstenha de adotar medidas sem seguir recomendações técnicas. A decisão acolhe ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal.

Campanha do Planalto contra isolamento eleva tensão política no País

O governo federal divulgou uma campanha publicitária chamada “O Brasil não pode parar” para estimular que pessoas deixem as suas casas em meio à pandemia de coronavírus e voltem a trabalhar. A iniciativa faz parte da estratégia do Palácio do Planalto para reforçar a narrativa do presidente Jair Bolsonaro de que é preciso retomar as atividades para reduzir os impactos na economia. A orientação vai na contramão das recomendações de organismos de saúde mundo afora, que defendem a quarentena como forma mais eficaz de evitar a propagação da doença. Parlamentares e prefeitos ameaçam ir à Justiça contra a publicidade oficial.

Projeção indica 26 milhões de infectados por coronavírus no mundo até o fim de abril

Caso o ritmo de contágio por covid-19 se mantenha nas próximas semanas, o planeta pode chegar a 26 milhões infectados no fim de abril. A projeção é feita levando em conta a taxa verificada nesta semana. A pandemia demorou 2 meses para chegar aos primeiros 100 mil casos no mundo. Em 2 dias, avançou o mesmo tanto. Na 6ª feira (27.mar.2020) às 23h, já eram 596 mil casos no planeta. Número de infectados pela Covid-19 passa de 600 mil no mundo. A Espanha registrou 832 novas mortes, seu recorde

Passou de 600 mil o número de pessoas infectadas com a Covid-19 no mundo

De acordo com levantamento da universidade Johns Hopkins, neste sábado (28). São 607.965 infectados, com 28.125 mortes registradas até as 8h15. Já se recuperaram da doença 132.688 pessoas. A Espanha registrou 832 novas mortes nas últimas 24 horas, recorde diário até agora. Ao todo, 5.690 pessoas já morreram no país. O número de infectados também ultrapassou a marca de 70 mil infectados, com 72.248 (8.189 novos casos em apenas um dia). Mesmo com o aumento dos números, a Espanha continua como o segundo país com mais número de mortes até o momento, atrás apenas da Itália, com mais de 9 mil vítimas da doença.

Um terço da população mundial está em isolamento

Pelo menos 2,8 bilhões de pessoas o que representa mais de um terço da população mundial — vivem atualmente sob algum tipo de restrição de circulação para conter o rápido avanço da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), aponta um balanço da agência France Presse (AFP). Num momento em que a pandemia se acelera em uma taxa exponencial os últimos 100 mil novos casos no mundo foram registrados em apenas dois dias, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os países tomem medidas duras que favoreçam o isolamento físico das pessoas, apesar do custo social e econômico significativo. “Sem ação agressiva em todos os países, milhões poderão morrer”, declarou o diretor-geral da organização, Tedros Ghebreyesus, em 25 de março. As regras de isolamento social, que variam de país para país, têm por objetivo diminuir o tempo de transmissão do vírus de pessoa a pessoa, dando aos governos tempo para equipar e fortalecer seus sistemas de saúde com equipamentos, expansão de leitos, construção de hospitais e contratação de profissionais de saúde.

Espanha tem 832 mortes por Covid-19 em 24 horas; número é o mais alto registrado em um único dia no país

A Espanha registrou 832 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, informou neste sábado (28) o Ministério da Saúde espanhol. É o número mais alto registrado em um único dia desde que o novo coronavírus chegou ao país. Segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, e do Ministério da Saúde espanhol, o país é o segundo com o maior número de mortes pela doença no mundo, 5.690, ficando atrás apenas da Itália.

Casos de coronavírus no Brasil

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até 23h00 de sexta-feira (27), 3.477 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil com 93 mortos, 68 deles em São Paulo, de acordo com a secretaria de Saúde do estado. Porto Alegre teve sua segunda morte provocada pela doença. Pernambuco já registra quatro mortes pela Covid-19. Paraná registrou dois mortos na cidade de Maringá. O Distrito Federal confirmou a primeira morte pela doença. Rio Grande do Norte chegou a 28 casos, e o estado de Minas Gerais divulgou nesta manhã que alcançou o número de 189 infectados no estado. Paraíba atualizou o número de casos para nove na manhã de sexta-feira, o Amazonas registra 80 casos e o Maranhão chegou a 14 confirmados. O Distrito Federal identificou 240 infectados. Mato Grosso do Sul já tem 28 casos do vírus e Goiás tem 49 casos. O Ministério da Saúde atualizou seus números na tarde desta sexta-feira, informando que o Brasil registra 3.417 casos confirmados do novo coronavírus e que já foram registradas 92 mortes. O avanço da doença está acelerado: foram 25 dias desde o primeiro contágio confirmado até os primeiros 1.000 casos (de 26 de fevereiro a 21 de março). No entanto, os outros 2.000 casos foram confirmados em apenas seis dias ( de 21 a 27 de março).

Número de casos de coronavírus em SC sobe para 163; estado estima prejuízo de R$ 1 bilhão

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, e o secretário da Saúde, Helton de Souza Zeferino, atualizam na manhã deste sábado (28) os casos do novo coronavírus no Estado, são 184 casos confirmados, ainda o governador e o secretário anunciam novas medidas de combate à Covid-19. O estado segue com o registro de uma morte em decorrência da doença e o governador, Carlos Moisés (PSL), voltou a pedir que a população fique em casa durante a quarentena. O Poder Executivo estima que o prejuízo na arrecadação referente a março e abril será de R$ 1 bilhão. Durante a coletiva, o governador também falou novamente sobre a retomada de alguns setores a partir da próxima semana e afirmou que o governo deve lançar na segunda (30) um aplicativo para tirar as dúvidas sobre as regras de como cada estabelecimento irá funcionar.