Brasil tem 978 infectados por coronavírus e 11 mortes

Secretarias estaduais de saúde contabilizam 978 infectados em 25 estados e no DF. Último balanço oficial do Ministério da Saúde aponta 904.Maranhão registrou o 1º caso. Já são 11 mortos no Brasil, 9 no estado de SP. As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até 7h deste sábado (21), 978 casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil em 25 estados e no Distrito Federal. São 11 mortes no Brasil, duas no Rio de Janeiro e chegou a nove em São Paulo. O Ministério da Saúde atualizou os números na tarde de sexta-feira, informando que o Brasil tem um total de 904 casos confirmados de coronavírus e 11 mortes. O Maranhão registrou o primeiro caso confirmado na sexta-feira. Apenas Roraima ainda não teve caso confirmado.

Confira o balanço das secretarias de Saúde

Casos confirmados do novo coronavírus no Brasil

Estado Secretarias da Saúde Ministério da Saúde
AC 7 7
AL 6 5
AP 1 1
AM 7 3
BA 33 33
CE 68 55
DF 87 87
ES 16 13
GO 15 15
MA 1 0
MT 1 1
MS 12 9
MG 38 35
PA 2 2
PB 1 1
PR 36 32
PE 31 30
PI 4 3
RJ 109 109
RN 1 1
RS 56 37
RO 1 1
RR 0 0
SC 28 21
SP 396 396
SE 7 6
TO 1 1
Total 978 904

Fonte: Secretarias estaduais da Saúde e Ministério da Saúde

Ministério da Saúde: Todo o território nacional está sob a transmissão comunitária do coronavírus

O Ministério da Saúde declarou que todo o território nacional está sob o status de transmissão comunitária do coronavírus Sars-Cov-2, responsável pela pandemia da doença Covid-19. O status foi publicado em portaria na noite desta sexta-feira (20). O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, já tinha anunciado nesta tarde que a medida seria tomada em breve para facilitar ações do governo. O ministro sinalizou também que a previsão é que os casos da doença disparem em abril e o sistema de saúde deve entrar em colapso. A transmissão comunitária ou sustentada é aquela quando não é possível rastrear qual a origem da infecção, indicando que o vírus circula entre pessoas que não viajaram ou tiveram contato com quem esteve no exterior.

No Mundo: 11,4 mil mortes por Coronavírus

Ao menos 11,4 mil mortes por coronavírus em todo o mundo; China não tem casos locais de Covid-19 pelo terceiro dia consecutivo. Um levantamento da universidade norte-americana Johns Hopkins apontou que na manhã de sábado (21), mais de 275 mil pessoas foram infectados pelo novo coronavírus. As autoridades chinesas anunciaram que, pelo terceiro dia consecutivo, não foram registrados casos locais de transmissão da Covid-19. O país enfrenta agora novas infecções por coronavírus originadas no exterior.

Faixas com ataques a Xi Jinping são colocadas em frente à embaixada

Na tarde desta sexta-feira (20) faixas com ofensas ao presidente da China, Xi Jinping, foram colocadas em frente à embaixada do país em Brasília. O embaixador chinês Yang Wanming também foi alvo dos ataques. As faixas continham xingamentos a ambos. Nos cartazes, estava escrito “son of bitch” e “filho da puta”, além da hashtag “China Lied People Died (em português, China mentiu pessoas morreram)” uma referência a pandemia do coronavírus, que começou em Wuhan, na província de Hubei.

Por coronavírus parlamentares sugerem adiar eleições municipais de outubro 

Senadores sugeriram nesta sexta-feira (20), que as eleições municipais previstas para outubro sejam adiadas por conta dos impactos da epidemia do novo coronavírus. O líder do PSL no Senado, Major Olímpio (SP), encaminhou ofício à presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, em que pede o adiamento das eleições para 2022 para evitar o contágio de pessoas com o início da campanha eleitoral e ajudar na economia de recursos públicos.

Bolsonaro completa 65 anos pressionado pelo avanço do coronavírus no país

O presidente Jair Bolsonaro completa 65 anos neste sábado (21). Bolsonaro afimou na 6ª feira (20), que comemoraria a data no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, com a primeira-dama Michelle Bolsonaro, a filha Laura, de 11 anos, e a enteada Letícia. Em meio à pandemia do novo coronavírus (covid-19), Bolsonaro disse que não receberia mais de 8 pessoas em casa. O presidente disse também que nunca gostou de grandes festas de aniversário.

Presidente descarta decretar Estado de Sítio 

O presidente disse, em entrevista coletiva, que não está nos planos do governo decretar estado de sítio. Prevista na Constituição, o Estado de Sítio é uma medida extrema que aumenta poderes do Executivo e suspende liberdades e garantias individuais. pode ser decretado pelo presidente, mas necessita da autorização da maioria absoluta do Congresso. A medida pode ser usada em casos de “comoção grave de repercussão nacional”. Bolsonaro alega que uma medida extrema como essa pode causar pânico na população e descarta pelo menos por enquanto.

Ministra Damares Alves está com suspeita de coronavírus

A ministra disse nesta sexta-feira (20), que fez o exame e aguarda o resultado, a suspeita foi levantada após ela se encontrar com um parlamentar que atestou positivo para o Covid-19. O nome do parlamentar não foi divulgado.  Damares disse está bem e que apenas sente um desconforto na garganta.

Deputado defende corte nos salários dos Três Poderes durante pandemia

O deputado federal Fábio Faria (PSD-RN) postou nesta 6ª feira (20), em seu perfil no Instagram, o corte de até 50% nos salários dos Três Poderes durante o surto de coronavírus. “Eu acho que isso deveria ser feito para os Três Poderes, Judiciário, Executivo e Legislativo. Para presidente da República, ministro, secretários de todos os Estados, dos municípios. Enquanto durar essa crise, todos nós cortaremos na carne“, declarou.

SC tem 40 casos confirmados de coronavírus

Os casos de coronavírus em Santa Catarina subiram de 28 para 40 em menos de 8 horas, informou o governo do estado na noite desta sexta-feira (20). Há 8 pacientes internados, sendo alguns diagnosticados com a doença e outros com suspeita de Covid-19. Entre os hospitalizados estão 4 idosos e pessoas mais jovens, incluindo uma criança de 5 anos, sendo que resultado do teste não foi concluído. Outros 361 casos ainda estão sendo investigados em todas as regiões catarinenses. Os dados atualizados foram divulgados durante entrevista coletiva. participaram da coletiva, o governador Carlos Moisés (PSL), e os secretários da Saúde, Helton Zeferino, da Fazenda, Paulo Eli, e de Desenvolvimento Econômico, Lucas Esmeraldino.

No estado do Paraná são 36 casos confirmados e 202 suspeitos do Covid-19

O Paraná tem 36 casos confirmados do novo coronavírus, de acordo com o boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgado na tarde desta sexta-feira (20). São 13 confirmações a mais que na quinta-feira (19). O Ministério da Saúde confirmou 32 casos no estado. Conforme o boletim, o estado tem 202 suspeitas da Covid-19 em investigação. Outras 137 suspeitas foram descartadas.

Presidente do STF, Dias Toffoli se isola e ministros evitam falar sobre coronavírus

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, anunciou, nesta quinta-feira (19), que adotará isolamento social após ter contato com Davi Alcolumbre, que foi diagnosticado com covid-19. A assessoria do Supremo informou que se trata de uma medida preventiva e que segue orientações do Ministério da Saúde. Durante o período, Toffoli irá despachar de casa. O teste positivo para coronavírus do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, foi o motivo que levou Toffoli a optar pelo isolamento social preventivo.