Crianças são achadas vivas na selva 40 dias após queda de avião na Colômbia

Após 40 dias desaparecidas, foram encontradas com vida nesta sexta-feira (9), as quatro crianças que estavam desaparecidas na Colômbia, após a queda de um avião Cessna 206 . A informação foi confirmada pelas Forças Armadas da Colômbia e pelo presidente Gustavo Petro. Militares e indígenas participavam da operação de buscas na selva, chamada de “Esperança”.

Os irmãos pertencem à etnia indígena uitoto e têm 13, nove e quatro anos, além de um bebê de 11 meses, que completou um ano durante o período na selva. A mãe delas, Magdalena Mucutuy Valencia, o piloto e mais um passageiro morreram no acidente, ocorrido em 1° de maio. Os nomes são: Lesly Mucutuy, de 13 anos; Soleiny Mucutuy, de 9 anos; Tien Mucutuy, de 4 anos e Cristin Mucutuy, de 1 ano.

As autoridades não deram detalhes sobre o estado de saúde dos quatro irmãos resgatados, que estão sob cuidados médicos. Segundo a imprensa colombiana, as crianças estão desidratadas, com picadas de insetos e levemente feridas, especialmente nos pés, porque percorreram longas distâncias descalças. O presidente colombiano disse que o “aprendizado” de viver na selva ajudou as crianças indígenas.

“Eles se defenderam sozinhos, foi o aprendizado de viver na selva que as salvou”, afirmou. “São exemplo de sobrevivência total que ficará para a história. Essas crianças são hoje os filhos da paz”. O ministro da Defesa, Iván Velázquez, disse que os irmãos podem ser levados a um hospital militar em Bogotá caso os médicos permitam.

A Oxfam Brasil, entidade sem fins lucrativos que atua no combate às desigualdades e à pobreza, avalia que o resultado do grupo de trabalho da reforma tributária, focado na tributação sobre consumo, traz avanços limitados em relação ao combate às desigualdades no país. A organização – Oxford Committee for Famine Reliefe/Comitê de Oxford para o Alívio da Fome – é uma das mais de 70 entidades que assinaram o Manifesto por uma Reforma Tributária 3S – Saudável – Solidária – Sustentável. Segundo o documento, a reforma tributária deve reduzir as desigualdades brasileiras com a substituição de mecanismos que promovem a concentração de riqueza por outros que permitam sua redistribuição com “a redução da carga tributária para os mais pobres e a maior taxação das altas rendas e riquezas”. O coordenador de Justiça Social e Econômica da Oxfam Brasil, Jefferson Nascimento, avalia que o parlamento tem focado na simplificação do sistema tributário, que ele considera importante, mas insuficiente para combater a desigualdade na cobrança de impostos.

“O sistema tributário amplia a desigualdade porque a maior parte se concentra nos impostos indiretos, sobre consumo, que penaliza quem ganha menos. Está se falando em simplificação, mas não se fala em reduzir carga de consumo. Isso limita o sistema tributário enquanto mecanismo de redução de desigualdade”, destacou o doutor em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (USP). Para facilitar a aprovação da reforma, o cronograma do governo fatiou a reforma tributária. Com isso, a primeira votação deve se limitar aos tributos sobre o consumo e, somente após aprovar essa primeira etapa, se deve colocar na pauta a reforma tributária sobre a renda e o patrimônio, que incide proporcionalmente mais nos grupos mais ricos.

Para o professor do Instituto de Economia da Unicamp, Marco Antônio Rocha, a reforma sobre a renda e o patrimônio têm o poder de reduzir a chamada regressividade do sistema tributário brasileiro. Um imposto é regressivo quando ele não leva em conta a renda do contribuinte, incidindo igualmente em quem recebe 1 ou 10 salários-mínimos. Para ser progressivo, o imposto deve ser maior para aqueles que ganham mais. Ainda assim, o especialista aponta que a reforma sobre o consumo pode ajudar a reduzir “um pouco” a desigualdade do sistema tributário brasileiro, caso consiga transferir impostos do setor industrial para outros setores. “A cesta de consumo da população mais pobre é mais concentrada em bens manufatureiros do que em serviços. E o setor de serviços tem incidência menor que a indústria. Ao nivelar isso, você reduz a carga tributária dos mais pobres”, afirma o professor da Unicamp, para quem os Serviços e a Agricultura pagam pouco imposto no Brasil quando comparado à Indústria.

Impostos sobre o consumo, renda e patrimônio no Brasil

Segundo estudo da Receita Federal, 44,02% de toda carga tributária brasileira em 2021 são impostos sobre Bens e Serviços, enquanto que apenas 4,87% incidiram sobre o patrimônio e 23,92% sobre a renda das pessoas. Ao comparar a origem dos tributos do Brasil com os países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em 2020, verifica-se que a carga tributária sobre a renda, lucro e ganhos de capital no Brasil é 6,9% do PIB (Produto Interno Bruto, soma de todos os bens e serviços produzidos no país), contra 10,6% do PIB na média da OCDE. Já o imposto sobre a propriedade no Brasil (1,5% do PIB) é semelhante à média da OCDE (1,8% do PIB).

Por outro lado, o imposto sobre bens e serviços no Brasil (13,5% do PIB) mostra-se superior ao praticado na média dos países da OCDE (10,8%).

Carga tributária sobre bens e serviços
Arte/Agência Brasil

Placar é de 5 a 2 para confirmar Hauly na vaga de Deltan na Câmara

O Supremo Tribunal Federal (STF) registrou, nesta sexta-feira (9), placar de 5 votos a 2 para confirmar que a vaga do ex-deputado Deltan Dallagnol na Câmara dos Deputados será ocupada por Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR), suplente da legenda. O julgamento vai até as 23h59. Faltam os votos de três ministros.A Corte está decidindo se mantém a liminar do ministro Dias Toffoli, que, na quarta-feira (7), aceitou recurso protocolado pelo Podemos para derrubar a recontagem de votos feita pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cassou o mandato de Deltan.

Pela decisão de Toffoli, que é relator do caso, a vaga do ex-procurador da Operação Lava Jato ficará com Hauly, e não com o candidato Itamar Paim (PL-PR), que chegou a ser declarado pelo TRE como substituto de Deltan. Toffoli deu razão ao Podemos e entendeu que a vaga deve ficar com o suplente do partido, que foi preterido pelo TRE por não ter conseguido mínimo de 10% do quociente eleitoral do estado, estimado em 20 mil votos. Conforme o entendimento, Hauly, que obteve 11 mil votos no pleito de 2022, deve ser empossado porque não é necessário obter mínimo de votos para ficar com vaga de Dallagnol.

O caso é analisado definitivamente pelo plenário virtual da Corte, modalidade na qual os ministros inserem os votos no sistema eletrônico e não há deliberação presencial. Além de Toffoli, os ministros Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, André Mendonça, Cármen Lúcia também votaram para confirmar Hauly como substituto do ex-deputado. Edson Fachin e Luiz Fux divergiram e entenderam que a vaga deve ficar com o PL

Maioria do STF vota por receber mais 70 denúncias por atos golpistas

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou pelo recebimento de mais um lote de 70 denúncias contra pessoas envolvidas nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília. 

Com a nova leva, o Supremo chega a 1.246 denúncias aceitas, das 1.390 apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR), todas relacionados a dois grupos de infratores: pessoas que participaram diretamente dos atos de vandalismo e aquelas que incitaram o movimento.

No grupo de agora, seis denúncias são relativas a investigados acusados de participação direta nos atos. Neste caso, os crimes imputados são mais graves, entre os quais associação criminosa armada, tentativa de golpe de Estado, deterioração de patrimônio tombado e dano qualificado ao patrimônio da União.

Chance de El Niño forte é de 56%, diz agência dos Estados Unidos

O El Niño já é uma realidade e as chances de se tornar um evento forte no seu pico são de 56%. Além disso, há uma probabilidade de 84% de ser pelo menos um evento moderado. As estimativas são da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOOA), agência científica vinculada ao governo dos Estados Unidos. Os dados, divulgados nessa quinta-feira (8), foram reunidos em um artigo assinado pela cientista Emily Becker.

“Quando o El Niño é mais forte, gerando uma temperatura da superfície do mar muito mais quente que a média, ele tem uma maior influência na mudança da circulação global, tornando os padrões de impacto mais prováveis”, disse ela. O fenômeno El Niño é caracterizado pelo enfraquecimento dos ventos alísios (que sopram de leste para oeste) e pelo aquecimento anormal das águas superficiais da porção leste da região equatorial do Oceano Pacífico. As mudanças na interação entre a superfície oceânica e a baixa atmosfera têm consequências no tempo e no clima em diferentes partes do planeta. Isso porque a dinâmica das massas de ar adota novos padrões de transporte de umidade, afetando a temperatura e a distribuição das chuvas.

Circulação de Hadley: “O ar quente que sobe perto da Linha do Equador se move em direção aos polos no alto da atmosfera, descendo novamente perto de 30ºN e 30ºS, em um padrão de inversão chamado circulação de Hadley. A circulação de Hadley está conectada com as correntes de vento nas latitudes médias e altas, que direcionam as tempestades ao redor do mundo e separam as massas de ar frio e quente”, explica Emily Becker. A agência dos Estados Unidos destaca que os estudos sobre o El Niño são importantes porque permitem que o mundo se antecipe às mudanças e impactos. No Brasil, o fenômeno provoca estiagem em partes das regiões Norte e Nordeste, e mais tempestades no litoral do Sudeste e do Sul. Nos Estados Unidos, um inverno com chuvas mais intensas é esperado no sul do país, enquanto o norte deve anotar temperaturas mais quentes.

O El Niño – que ocorre em intervalos de tempo que variam entre três e sete anos – persiste em média de seis a 15 meses. As duas edições mais intensas, desde que a ciência passou a compreender o fenômeno, ocorreram em 1982-1983 e em 1997-1998. Após o fim de um El Niño, um novo episódio só voltará a ser registrado depois que ocorre uma La Niña. Trata-se também de mudanças anormais na interação entre a superfície oceânica e a baixa atmosfera, porém em sentido inverso: há um resfriamento das águas superficiais da porção leste da região equatorial do Oceano Pacífico.

Mais calor; No mês passado, a Organização Meteorológica Mundial (OMN) já havia indicado que o El Niño teria início até o fim de setembro. De acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, os critérios usados para identificar as condições do fenômeno estão preenchidos. Desde o mês passado, a temperatura da superfície do Oceano Pacífico na linha equatorial tem se mantido mais quente que a média.

Além disso, com base em um modelo climático, as previsões indicam que a temperatura nos próximos meses permanecerá acima do limite que caracteriza o El Niño. Por fim, os cientistas da Administração Nacional observaram padrões na circulação do ar típicos do fenômeno, com fortes ventos de superfície que ajudam a manter a água quente acumulada no oeste do Oceano Pacífico.

Para a agência dos Estados Unidos, as chances de um El Niño fraco são de 12%. Existe ainda uma possibilidade de que o fenômeno não evolua e recue. “A natureza sempre reserva surpresas. Embora as condições do El Niño tenham se desenvolvido, ainda há uma pequena chance (4-7%) de que as coisas desapareçam. Achamos que isso é improvável, mas não é impossível”, registra o artigo assinado por Emily Becker.

Dia dos Namorados terá reforço de 50 toneladas de rosas colombianas

Cerca de 50 toneladas de rosas importadas da Colômbia para o Dia dos Namorados – a ser comemorado na próxima segunda-feira (12) – foram liberadas pela Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) para a comercialização no mercado brasileiro. Ao todo, foram mais de 36 horas para a conferência física e documental da carga, porque as rosas eram de diversos produtores com variados tamanhos de haste e cores, especialmente a de cor vermelha, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Cuidados:  “Coube à equipe da Vigiagro realizar o minucioso trabalho de inspeção fitossanitária das rosas para assegurar a ausência de pragas que pudessem prejudicar a agricultura nacional”, disse a chefe do ministério no aeroporto de Viracopos, Rita Lourenço. A carga foi importada por quatro empresas brasileiras e teve que passar pela fiscalização fitossanitária. Após a inspeção, com nenhuma ameaça encontrada, a carga foi liberada para o transporte terrestre. As rosas desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no início desta semana e foram imediatamente levadas para duas câmaras frias do terminal, a fim de garantir sua qualidade até a comercialização no varejo.

Mais de 43 milhões de pessoas já se vacinaram contra gripe no Brasil

Até esta sexta-feira (9), 43,3 milhões de doses de vacinas contra a gripe foram aplicadas no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, do total de doses aplicadas 16 milhões foram em idosos, seis milhões em crianças e 2,6 milhões em profissionais de saúde. Hoje, Dia Mundial da Imunização, o ministério alerta que a “vacinação é fundamental antes da chegada do inverno, já que esta é a estação do ano com maior circulação dos vírus da [gripe] Influenza”.

A campanha nacional foi encerrada no fim de maio. Mesmo assim, a orientação é no sentido de que estados e municípios estendam a vacinação enquanto tiverem doses disponíveis. A recomendação é para que a população consulte as informações locais para saber onde se vacinar.

Covid-19 : O Ministério da Saúde também tem concentrado esforços na proteção da população contra a covid-19. Até agora, cerca de 22 milhões de doses da vacina bivalente foram aplicadas. “O imunizante é destinado a todos os brasileiros maiores de 18 anos que completaram o esquema vacinal primário com as duas doses. É necessário, no entanto, intervalo mínimo de quatro meses desde a administração da última dose”, informa o ministério.

“Tanto as ações de vacinação contra a gripe quanto as da covid-19 são parte do Movimento Nacional pela Vacinação, iniciado em fevereiro deste ano. O movimento é uma das prioridades do governo federal para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e o resgate da cultura de vacinação no país”, ressalta o governo.

Papa recupera-se bem de cirurgia, diz Vaticano

O serviço de imprensa do Vaticano informou, nesta sexta-feira (9), que o papa Francisco continua se recuperando bem, dois dias após passar por uma cirurgia de laparotomia da parede abdominal com colocação de próteses. Em nota, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, diz que o quadro clínico do pontífice melhora progressivamente e que o pós-operatório ocorre de forma regular. Segundo o texto, hoje, depois do café da manhã, o papa começou a se movimentar e passou parte da manhã na poltrona, o que lhe permitiu a leitura dos jornais e a retomada inicial do trabalho.

Ontem (8) Francisco passou o dia descansando e alimentado-se com dieta líquida. “Os parâmetros hemodinâmicos e respiratórios estão estáveis. O pós-operatório é regular”, informou a equipe médica em comunicado divulgado na noite passada. Na quarta-feira (7), Francisco passou por uma operação de três horas no Hospital Universitário Agostino Gemelli, em Roma, retirar uma hérnia. De acordo com os médicos, a cirurgia foi bem-sucedida o suficiente para que o papa não tivesse limitações em suas viagens e outras atividades após a recuperação.

Sol predomina no Brasil, mas frente fria provoca chuva no RS

A presença de uma grande e forte massa de ar seco sobre o Brasil deixa a maioria das áreas do país com poucas nuvens e sem condições para chuva. A baixa umidade do ar inibe a formação de nuvens de chuva. Mas uma nova frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul causando aumento da nebulosidade e chuva no estado. Áreas de instabilidade crescem ao longo do litoral do Nordeste e no Norte do Brasil espalhando nuvens carregadas que provocam chuva moderada a forte.

Previsão do tempo para o Brasil para 10/06/2023 – sábado

Região Sul: Uma frente fria muda o tempo no Rio Grande do Sul. A nebulosidade aumenta no decorrer do dia e pancadas de chuva com raios voltam a ocorrer em todo o estado, principalmente à tarde e à noite. Pela manhã, as condições para chuva são altas para a fronteira com o Uruguai. Em Santa Catarina e no Paraná, o sol e o tempo seco predominam, mas algumas nuvens podem surgir no decorrer do dia. Há risco de rajadas de vento moderadas e faz calor à tarde. Pode chover a partir da tarde na serra catarinense Atenção: a nova frente fria espalha chuva volumosa no domingo, a chuva sobre o Sul do Brasil e esfria muito.

Região Sudeste: A Região Sudeste continua com tempo firme neste sábado, com muito sol e sem condições para chuva.  O ar seco que predomina sobre a Região inibe o crescimento de grandes nuvens. Faz frio ao amanhecer, mas durante a tarde faz calor para os padrões de junho, em todos os estados. Há possibilidade de nevoeiro ao amanhecer em áreas de vales. O domingo ainda será ensolarado na Região Sudeste, mas pode chover no extremo sul do litoral paulista por causa da chegada de uma frente fria.

Região Centro-Oeste: Uma grande massa de ar seco permanece sobre a Região Centro-Oeste e deixa o tempo firme, sem condições para chuva. A baixa umidade do ar inibe a formação de grandes nuvens. O sol forte, calor e ar seco predominam em toda a Região.

Atenção com a baixa umidade do ar, que fica entre 20% e 30% por várias horas consecutivas. Uma frente fria vai provocar chuva em áreas de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso durante o domingo.

Região Nordeste: Áreas de instabilidade influenciam parte do Nordeste do Brasil e há condições para chuva no litoral e interior de todos os estados. O sol predomina o dia todo apenas no sul do Maranhão, no centro e sul do Piauí, no Oeste da Bahia e no Vale do São Francisco, nas áreas de de agreste da Paraíba e no interior do Rio Grande do Norte. Atenção para chuva frequente e que pode ser moderada a forte no litoral da Bahia, de Sergipe e de Alagoas. Pancadas de chuva frequentes ocorrem nas demais áreas do Nordeste, mas com períodos de sol.

Região Norte: Nuvens carregadas se formam sobre a maioria das áreas da Região Norte por causa do calor e da umidade do ar elevada. Quase toda a Região tem sol e pancadas de chuva com raios, que ocorrem principalmente à tarde e à noite. O tempo fica seco e quente  em quase todo o Tocantins, onde chove apenas no extremo norte do estado.

Alertas meteorológicos para  10/06/2023 – sábado

Atenção para o risco de chuva moderada a forte nas capitais Porto Alegre, Salvador, Aracaju, Maceió, São Luís, Fortaleza, Manaus, Boa Vista.

Alerta para temporais na região central, sul e leste do Rio Grande do Sul (inclui Grande Porto Alegre) e na região de Salvador

Atenção para o risco de chuva moderada a forte e de raios no oeste/sudoeste do Rio Grande do Sul, no litoral sul da Bahia, litoral de Sergipe e de Alagoas, litoral do Ceará, do Piauí e do Maranhão, extremo no norte do Amapá, no noroeste e norte do Amazonas e em Roraima

Atenção para o ar seco, com nível de umidade do ar entre 21% e 30% no interior do Paraná, no centro e oeste de Santa Catarina, na Grande São Paulo e interior de São Paulo, em Minas Gerais (exceto no leste do estado), no interior do Rio Janeiro, no Centro-Oeste (exceto no oeste e noroeste de Mato Grosso), no Tocantins (exceto no extremo norte do estado), no oeste da Bahia, no sul do Piauí e sul do Maranhão.

Brasil sobe 1 posição em último ranking da Fifa antes da Copa Feminina

A 41 dias da abertura da Copa de futebol feminino, a Fifa divulgou nesta sexta-feira (9) o ranking mundial atualizado, no qual a seleção brasileira subiu uma posição: assumiu a 8ª colocação, empurrando a Holanda para o nono lugar. No top 5 não houve alterações: os Estados Unidos, atuais campeões mundiais, mantêm a liderança, seguidos por Alemanha, Suécia, Inglaterra e França. 

De acordo com a Fifa, a troca de posições como a do Brasil e da Espanha – que subiu para um inédito 6º lugar  – ocorreu por conta das  vitórias de ambas as equipes nos últimos amistosos da Data Fifa. A seleção canarinha bateu a Alemanha, vice-campeã europeia, por 2 a 1, em Nuremberg. Já a La Roja – como também é chamada a seleção espanhola – superou em casa a Noruega (4 a 2) e a China (3 a 0). Por outro lado, as derrotas em amistosos empurraram o Canadá para 7ª posição e a Holanda para o 9º lugar.

Anfitriãs da Copa do Mundo, a Austrália ocupa a 10ª posição no ranking, e a Nova Zelândia o 25º lugar. O Mundial feminino começa no dia 20 de julho, com 32 seleções. O Brasil está no Grupo F e estreará dois dias depois contra o Panamá (52º). Na segunda rodada, a seleção encara a França (5ª) no dia 29 de julho e encerra a fase de grupos jogando contra a Jamaica (43ª), em 2 de agosto. A próxima atualização do ranking da Fifa ocorrerá logo após o término da Copa Feminina, em 25 de agosto.

Twitter – Fifa – Women´s

Brasileirão 2023 10º Rodada

Coritiba e Santos abrem a 10ª rodada do Brasileirão, jogando no Couto Pereira às 16h, o Coritiba recebe o Santos tentando somar 3 pontos. O Coxa é o ultimo colocado na tabela do brasileirão com apenas 3 pontas e o Santos é o 12º colocado com 12 pontos. Já o líder do Campeonato Brasileiro, Botafogo recebe o Fortaleza também na noite deste sábado (10), com o objetivo de tentar vencer e se distanciar no topo da tabela.

Jogos desse Final de Semana

Sábado (10)

  • Coritiba x Santos
    Horário: 
    16h
    Local: Couto Pereira, Curitiba
    Transmissão: Premiere
  • Corinthians x Cuiabá
    Horário: 
    18h30
    Local: Neo Química Arena, São Paulo
    Transmissão: Premiere
  • Atlético-MG x Bragantino
    Horário: 
    18h30
    Local: Mineirão, Belo Horizonte
    Transmissão: Premiere
  • Bahia x Cruzeiro
    Horário: 
    18h30
    Local: Arena Fonte Nova, Salvador
    Transmissão: Premiere
  • Botafogo x Fortaleza
    Horário: 
    21h
    Local: Nilton Santos, Rio de Janeiro
    Transmissão: Premiere

Domingo (11)

  • América-MG x Athletico-PR
    Horário: 
    11h
    Local: Independência, Belo Horizonte
    Transmissão: Premiere
  • São Paulo x Palmeiras
    Horário: 
    16h
    Local: Morumbi, São Paulo
    Transmissão: TV Globo (SP)
  • Internacional x Vasco
    Horário: 
    16h
    Local: Beira-Rio, Porto Alegre
    Transmissão: TV Gazeta
  • Flamengo x Grêmio
    Horário:
     18h30
    Local: Maracanã, Rio de Janeiro
    Transmissão: Premiere
  • Goiás x Fluminense
    Horário:
     18h30
    Local: Hailé Pinheiro, Goiânia
    Transmissão: Premiere

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – TSE (Tribunal Superior Eleitoral) – Climatempo

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

Comercial da Rede Nova de Comunicação   3642-7495