Grupo de Lima recusa uso da força na Venezuela

Representados pelo seu vice-presidente, Mike Pence, os Estados Unidos enfrentaram mais resistência do que esperavam a uma solução de força para a crise venezuelana. Reunidos em Bogotá, Colômbia, os 13 parceiros do Grupo de Lima, entre os quais o Brasil, concordaram com uma transição democrática conduzida pelos próprios venezuelanos, ‘sem uso da força’.

Chance de ‘sair’ é nula, diz ministro

Em defesa das acusações de que teria patrocinado um esquema de laranjas em Minas Gerais, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, disse ontem em entrevista ao SBT que ‘ninguém foi plantado pra ser candidato ou candidata’ pelo PSL no Estado. Segundo o ministro, as candidaturas foram ‘espontâneas’.

Moro se vê incompreendido em fala sobre caixa 2

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, afirmou na segunda-feira que foi incompreendido em relação a suas declarações envolvendo a criminalização do caixa dois. Em entrevista à rádio Jovem Pan, Moro defendeu que um político que recebe uma verba para investir na campanha eleitoral, sem que haja contrapartida, está praticando algo ‘bastante grave’.

Desigualdade no País é a maior em sete anos

A situação ainda precária no mercado de trabalho fez a concentração de renda se aprofundar no País ano passado. No quarto trimestre de 2018, a desigualdade, quando observada a renda domiciliar per capita, atingiu o maior patamar em pelo menos sete anos, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas.

Datafolha: 27,4% das mulheres sofreram agressões

Aproximadamente uma em cada quatro mulheres brasileiras com mais de 16 anos sofreu agressões nos últimos doze meses, segundo levantamento do instituto Datafolha, realizado a pedido do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e divulgado nesta terça-feira (26). Na pesquisa, 27,4% das entrevistadas disseram ter sofrido alguma violência. Entre as que foram violentadas, 52% não denunciaram os casos.

Sérgio Cabral admite ter recebido propina 

O ex-governador Sérgio Cabral admitiu pela primeira vez, em depoimento ao Ministério Público Federal, que recebeu propinas em obras, contratos com fornecedores e negociações envolvendo o governo do Rio de Janeiro. O depoimento, gravado em vídeo, foi feito na última quinta-feira (21) e teve duração de quase 3 horas.

Militares brasileiros evitam conflitos entre venezuelanos

Uma nova escalada de violência na fronteira do Brasil e da Venezuela em Pacaraima (RR) foi evitada na segunda-feira pela ação da Força Nacional, do Exército e da Policia Rodoviária Federal. Manifestantes venezuelanos que exigem o ingresso da ajuda humanitária brasileira e americana a seu país mais uma vez tentaram entrar em confronto com soldados da Guarda Nacional Bolivariana. Houve momentos de tensão.

Maduro detém jornalistas por vídeo que mostra miséria

Seis jornalistas da Univision Notícias, rede de televisão dos Estados Unidos com programação em espanhol, foram detidos por quase três horas no Palácio Miraflores, sede do governo venezuelano, por ordem de Nicolás Maduro, de acordo com relato da emissora. Segundo o veículo, o grupo entrevistava Maduro e, contrariado pelas perguntas, o presidente do país ordenou o confisco do material gravado e todo o equipamento, além de reter os jornalistas. Segundo Jorge Ramos, um dos integrantes da equipe, o governo venezuelano os liberou após três horas, mas não devolveu o equipamento, os registros e artigos pessoais.

Ajuda dos EUA à Venezuela não é humanitária, diz Cruz Vermelha

A Cruz Vermelha já havia anunciado que não pretendia participar da distribuição na Venezuela da ajuda vinda dos Estados Unidos. Para a organização, os carregamentos enviados por Washington vêm da parte de um governo e, por essa razão, não podem ser considerados como “ajuda humanitária”.

PRF abre processo para apurar conduta de policiais no caso do Jaguar na BR-470

A Polícia Rodoviária Federal (PRF-SC) deve abrir um procedimento para investigar a conduta dos policiais da unidade operacional de Blumenau, no Vale do Itajaí. Na manhã de sábado (23), eles receberam duas ligações sobre um motorista trafegando em zigue-zague pela BR-470 e o veículo não foi barrado. O carro acabou envolvido em um acidente que matou duas jovens em Gaspar, cidade vizinha a Blumenau. A batida frontal ocorreu às 6h05 de sábado. Havia cinco mulheres entre 18 e 25 anos em um Palio, duas delas – Amanda Zimermmann, de 18 anos, e Suelen Hedler Silveira, de 21 – morreram. O motorista do outro carro conduzia um Jaguar e não teve ferimentos. Ele foi preso em flagrante. No domingo (24), a Justiça decretou a prisão preventiva dele.

Corpos de três vítimas de afogamento são encontrados em SC nesta segunda

Os bombeiros encontraram nesta segunda-feira (25) os corpos de três pessoas vítimas de afogamento em rios do estado. Os resgates foram feitos em Braço do Norte, no Sul, em Mafra, no Norte, e em Nova Erechim, no Oeste. Ainda não há informações do Instituto Médico Legal (IML) sobre a identidade das pessoas encontradas. Em Mafra, os bombeiros foram chamados por volta das 7h20 porque um corpo foi visto nas águas do Rio Negro na região da Vila Santa Terezinha. Chegando ao local, os socorristas, em uma embarcação, conseguiram encontrar a vítima perto das 9h15 na localidade de Pedreira. O corpo foi retirado da água e deixado aos cuidados do Instituto Geral de Perícias (IGP).

Kim Jong-un chega ao Vietnã para 2ª reunião com Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, chegou nesta terça-feira a Hanói, no Vietnã, sob fortes medidas de segurança, onde uma multidão entusiasmada o recebeu antes da segunda reunião de cúpula com Donald Trump, na quarta-feira, da qual se espera que os dois busquem avanços a respeito da vaga declaração assinada no encontro anterior.

Corpo do jornalista Roberto Avallone é cremado em SP

Desde a noite de segunda-feira, familiares, amigos e colegas de profissão se despendem do jornalista Roberto Avallone, morto ontem em São Paulo, aos 72 anos de idade. Ganhador de dois prêmios Esso e apresentador do programa ‘Mesa Redonda’, da TV Gazeta, por 18 anos, Avallone se sentiu mal durante a madrugada, foi levado ao hospital, mas não resistiu a uma parada cardiorrespiratória. O corpo do jornalista será cremado hoje, às 10h30, em Embu das Artes, Grande São Paulo.

Maior artilheiro do Fluminense, Waldo morre aos 84 anos

Aos 84 anos, o ex-atacante Waldo, maior artilheiro da história do Fluminense, faleceu nesta segunda-feira. O atleta é considerado um dos maiores atletas do clube em todos os tempos. O ex-jogador, que sofria de Alzheimer e vivia em uma clinica na Espanha. Nascido em São Gonçalo em 9 de setembro de 1934, Waldo começou a sua carreira profissional no Tricolor, em 1954. Permaneceu vestindo a camisa do Flu até 1961, quando foi para a Espanha atuar pelo Valência. Após a carreira como jogador, permaneceu no país europeu tratando da doença.

FUTEBOL 

Grêmio vence e vai às quartas do Gauchão

Na noite de ontem, o Grêmio confirmou o favoritismo diante do VEC ao derrotar o adversário por 2 a 0. Com o resultado, o Tricolor chegou aos 20 pontos e, além de manter a liderança, garantiu uma vaga nas quartas de final. Enquanto isso o Veranópolis é o lanterna, com apenas três pontos.

JOGOS DE HOJE

Copa Sul-Americana

19h15 – Santos x River Plate

21h30 – Fluminense x Antofagasta

LOTERIA

Mega-Sena acumulada deve pagar R$ 43 milhões

Acontece nesta terça-feira o concurso 2.128 da Mega-Sena. A loteria está acumulada e deve pagar R$ 43 milhões para quem acertar as seis dezenas. Devido a Semana do Carnaval, a loteria terá excepcionalmente três sorteios nos próximos dias em vez de dois: hoje, quinta-feira (28) e sábado (2).