Quase 6,5 milhões são deslocados na Ucrânia devido à guerra, diz ONU

A agência de migração da ONU disse nesta segunda-feira (21) que quase 6,5 milhões de pessoas foram deslocadas dentro da Ucrânia como resultado direto da guerra, superando suas piores previsões. Os números são de um estudo realizado pela Organização Internacional para as Migrações entre 9 e 16 de março. Eles se somam às mais de 3,3 milhões de pessoas que a agência da ONU diz terem fugido através das fronteiras desde que a invasão russa começou em 24 de fevereiro.

“A escala do sofrimento humano e do deslocamento forçado devido à guerra excede em muito qualquer planejamento de cenário de pior caso”, disse António Vitorino, diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM). Ele disse que as equipes da OIM estão prestando ajuda a milhares de pessoas com alimentos e cobertores, mas as que estão em áreas severamente afetadas continuam fora de alcance. Muitos dos deslocados são particularmente vulneráveis, incluindo mulheres grávidas, idosos e pessoas com doenças crônicas, disse a OIM. A agência reiterou um apelo à cessação das hostilidades e à criação de corredores humanitários para permitir a fuga de civis.

Ucrânia rejeita ultimato russo e Mariupol não se rende

A Rússia deu um ultimato à Ucrânia, para que entregasse a cidade de Mariupol, com a deposição de armas por parte dos militares ucranianos. A Ucrânia tinha até as 5h da manhã de hoje (21) para anunciar a sua decisão. A vice-primeira-ministra do país, Iryna Vereshchuk, anunciou, no entanto, que a cidade portuária não vai se render e pediu a abertura de corredores humanitários. “Não pode haver nenhuma rendição, deposição de armas. Já informamos o lado russo sobre isso”, afirmou Vershchuck, segundo a Reuters. Antes da guerra, Mariupol abrigava cerca de 400 mil pessoas. Agora, centenas de milhares de civis ucranianos estão sitiados na cidade portuária, que fica a aproximadamente 60 quilômetros da fronteira com a Rússia e está situada no Mar de Azov, portanto com localização estratégica para a Rússia, que quer ter entrada terrestre para o país e ligação com a Crimeia – que foi anexada pelos russos em 2014. A proposta russa era de que, após a rendição de Mariupol, abririam-se corredores humanitários para evacuar os civis que estão na cidade, que sofre com desabastecimento. Mariupol é a cidade mais atingida pelos bombardeios russos que começaram no dia 24 de fevereiro. A cidade está sem água, eletricidade e gás. Os moradores sofrem também com escassez de comida e remédios.

Mikhail Mizintsev, diretor do Centro Nacional Russo de Gerenciamento de Defesa, em nota distribuída pelo Ministério da Defesa da Rússia, havia pedido aos ucranianos para que se rendessem. “Uma terrível catástrofe humanitária está acontecendo. Todos os que baixarem as armas têm a garantia de uma passagem segura para fora de Mariupol”. Ele acusa os próprios ucranianos de estarem assassinando seus cidadãos. O presidente russo, Vladimir Putin, chama a guerra de “operação militar especial” e diz estar defendendo Ucrânia de um governo “nazista”. O Ocidente acusa a Rússia de usar essas acusações como pretexto para invadir e tomar o país. A Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que pelo menos 902 civis foram mortos até a meia-noite de sábado (19), embora o número real seja provavelmente muito maior. A agência de refugiados da ONU, Acnur, afirmou que 10 milhões de ucranianos foram deslocados, incluindo cerca de 3,4 milhões que fugiram para países vizinhos como a Polônia.

Biden: Putin cogita usar armas químicas na Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reiterou nesta segunda-feira (21) que a Rússia está considerando empregar armas químicas e biológicas na Ucrânia. Biden afirmou que o Kremlin insiste em acusações de que a Ucrânia possui armas biológicas e químicas e que os Estados Unidos estariam estocando tais armas na Europa. Segundo Biden, isso seria um “sinal claro” de que o presidente russo, Vladimir Putin, está considerando o uso dessas armas. Putin está pressionado e não estava esperando uma resistência tão expressiva da Ucrânia. E que devido essa pressão Putin deve empregar essa força “biológica” na guerra, isso seria uma resposta ao mundo. se não por meios convencionais ele usará estas armas. Afirmou Biden.

Comunicados do governo americano e de outros países do Ocidente já haviam alertado para essa possibilidade de emprego de armas químicas e biológicas, após a Rússia acusar a Ucrânia de ter intenção de esconder um suposto programa de armas químicas respaldado pelos EUA.

Nesta segunda (21), Biden também reiterou que uma ação desse tipo desencadearia uma resposta “severa” dos aliados do Ocidente. Putin “sabe que haverá severas consequências por conta da frente unida da Otan”, afirmou, sem especificar que medidas seriam adotadas pela aliança. Além disso, o presidente americano alertou para possíveis ataques cibernéticos russos a instalações americanas. “Isso faz parte da cartilha da Rússia”, afirmou. Ele afirmou que informações dos serviços de inteligência indicam que Moscou está planejando ataques contra infraestrutura crítica nos Estados Unidos.

Opositor russo: Navalny é condenado a mais 13 anos de prisão

Um tribunal russo considerou, nesta terça-feira (22), o opositor do Kremlin Alexei Navalny culpado de fraude em larga escala e desacato, e o condenaram a mais 13 anos de prisão. Os promotores pretendem transferi-lo para uma colônia penal de segurança máxima. Navalny já cumpre sentença de dois anos e meio em um campo de prisioneiros a leste de Moscou, por violações de condicional.

O novo processo começou no dia 15 de fevereiro, quando Navalny compareceu com o uniforme da prisão e a cabeça raspada e esteve cercado por guardas. Navalny é o principal opositor do presidente russo, Vladimir Putin. Ele liderou um movimento que sofreu forte repressão do governo russo, que ordenou sua proibição e persegue seus líderes. Em 2020, ele sobreviveu a uma tentativa de envenenamento e passou vários meses em recuperação na Alemanha.

Boeing de companhia aérea chinesa caiu com 132 a bordo

Um Boeing 737-800 da companhia aérea chinesa China Eastern Airlines com 132 pessoas a bordo caiu em montanhas no Sul da China durante um voo doméstico nesta segunda-feira (21). De acordo com a mídia local, os trabalhadores de resgate não encontraram nenhum sinal de sobreviventes. O avião estava voando da cidade de Kunming, capital da província de Yunnan, para Guangzhou, capital de Guangdong, que faz fronteira com Hong Kong. Não houve nenhuma notícia imediata sobre a causa do acidente.

“Podemos confirmar que o avião caiu”, disse a China Eastern Airlines em uma declaração na qual também deu detalhes de uma linha direta para parentes dos que estavam a bordo. A mídia citou uma autoridade de resgate dizendo que o avião havia se desintegrado e causado um incêndio que destruiu árvores de bambu. O People’s Daily citou um funcionário do departamento de combate a incêndios da província que disse que não havia sinais de vida entre os destroços espalhados. De acordo com a Administração de Aviação Civil da China (CAAC) e a companhia aérea, a aeronave, com 123 passageiros e nove tripulantes a bordo, perdeu contato sobre a cidade de Wuzhou. O voo saiu de Kunming às 13h11 (1h11 em Brasília), segundo os dados do FlightRadar24, e deveria aterrissar em Guangzhou às 15h05 (4h05 em Brasília).

Queda: O avião, que o Flightradar24 disse ter seis anos em operação, estava em cruzeiro a uma altitude de 29.100 pés às 4h20 no horário de Brasília. Pouco mais de dois minutos e 15 segundos depois, os dados mostraram que a aeronave tinha descido para 9.075 pés. Em outros 20 segundos, a última altitude rastreada foi de 3.225 pés, indicando uma descida vertical de 31.000 pés por minuto, disse o Flightradar24. Os dados meteorológicos online mostraram condições parcialmente nubladas com boa visibilidade em Wuzhou no momento do acidente.

O presidente da China, Xi Jinping, pediu que os investigadores determinem a causa do acidente o mais rápido possível para garantir a segurança “absoluta” da aviação, informou a emissora estadual CCTV. Um porta-voz da Boeing disse: “Estamos cientes dos relatos iniciais da mídia e trabalhando para coletar mais informações”. As ações da Boeing caíam na pré-abertura do mercado. As ações da China Eastern Airlines em Hong Kong fecharam em baixa de 6,5% após a queda da aeronave.

Covid-19: China confina cidade de 9 milhões de habitantes após novo surto 

A China determinou o confinamento da cidade de Shenyang, uma cidade industrial de 9 milhões de habitantes, por um um surto de Covid-19, que se propaga pelo país. Nesta terça-feira, o país registrou mais de 4.700 casos, uma onda de contágios que virou um teste para a estratégia “Covid zero” do governo. Shenyang, um polo industrial que abriga uma fábrica da BMW, registrou 47 contágios na terça-feira. As autoridades ordenaram que os moradores permaneçam em casa e anunciaram que não poderão sair à rua sem um resultado negativo de um teste feito nas 48 horas anteriores. A cidade é a capital da província de Liaoning, no limite com Jilin (ao norte), epicentro da atual onda epidêmica, devido à variante ômicron. As autoridades de saúde registraram nesta terça-feira 4.770 novos casos em todo o país, a maioria em Jilin.

Mercado aumenta projeção da inflação para 6,59% este ano

O mercado financeiro aumentou pela décima vez consecutiva a previsão de inflação para este ano. Segundo projeção do Boletim Focus, divulgada hoje (21) pelo Banco Central, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve fechar este ano em 6,59%. Há uma semana, a projeção do mercado era de que a inflação este ano ficasse em 6,45%%. Há quatro semanas, a previsão era de 5,56%. Divulgado semanalmente, o Boletim Focus reúne a projeção de cerca de 100 instituições do mercado para os principais indicadores econômicos do país. Para 2023, o mercado também aumentou a projeção da variação do IPCA. Com isso, a projeção desta semana aponta uma inflação de 3,75% ante os 3,71% projetados na semana passada. Há quatro semanas, a projeção era de uma inflação de 3,5% no próximo ano. Para 2024, o mercado manteve a estimativa da semana passada que projetou uma inflação de  3,15%.

PIB: Na projeção desta semana, o Focus também elevou a previsão do PIB registrada há sete dias. A nova projeção é de PIB de 0,50%, em 2022, ante o 0,49% previsto na semana passada. Para 2023, entretanto, o boletim Focus registrou uma redução na expectativa de crescimento em relação ao apontado na semana passada, passando de 1,43% para 1,3%. Há quatro semanas, a previsão era de que o PIB crescesse 1,5%. Para 2024, a projeção ficou estável, em 2%.

Taxa de juros e câmbio: O mercado também projetou alta para a taxa básica de juros, a Selic, para 2022. Na projeção divulgada nesta segunda-feira, a Selic deve ficar em 13%, ante os 12,75% ao ano da semana passada. Na semana passada, o Comitê de Política Monetária (Copom) elevou a taxa Selic, de 10,75% para 11,75% ao ano para conter a alta nos preços. Para o fim de 2023, a estimativa do mercado para a Selic também aumentou. A nova projeção é que a taxa básica fique em 9% ao ano, ante os 8,75% ao ano da semana passada. Para 2024, a previsão da Selic se manteve estável em relação à semana passada, ficando em 7,50% ao ano.

No que diz respeito ao câmbio, a expectativa do mercado para a cotação do dólar em 2022 ficou em R$ 5,30, a mesma da semana passada. Para o próximo ano, a previsão do mercado foi de uma ligeira alta em relação ao projetado na semana anterior. Com isso, a projeção passou de R$ 5,21 para R$ 5,22, esta semana. Para 2024, a estimativa para a cotação da moeda americana ficou em R$ 5,20.

Doze planos de saúde têm comercialização suspensa a partir de hoje

Doze planos de saúde, administrados por seis operadoras, têm sua comercialização suspensa a partir de hoje (22). A decisão foi tomada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) no último dia 16, devido a reclamações relacionadas à cobertura assistencial no último trimestre do ano passado. Os planos atendem, juntos, a 83.286 beneficiários, de acordo com a ANS, e só poderão ser vendidos a novos clientes caso apresentem melhora no resultado do monitoramento trimestral da agência. Onze planos de saúde, administrados por quatro operadoras, suspensos anteriormente, conseguiram apresentar essa melhora e tiveram liberação para voltar a ser comercializados hoje. No site da ANS, é possível conferir as listas dos planos com comercialização suspensa e daqueles com a venda liberada.

Anvisa tira dúvidas de pacientes que fazem uso de losartana

Pacientes cardíacos e hipertensos estão preocupados com o recolhimento voluntário pelos laboratórios farmacêuticos Sanofi Medley e Sandoz de lotes do medicamento genérico losartana. A medida foi tomada preventivamente, entre setembro de outubro do ano passado, depois de encontrada presença das impurezas do tipo azido no produto.

Orientações aos pacientes: A orientação da Anvisa é que os usuários de losartana não interrompam o uso do produto por conta própria. “A losartana pertence à classe conhecida como “sartanas”, que são medicamentos seguros e eficazes no controle do tratamento de hipertensão e insuficiência cardíaca, reduzindo significativamente o risco de derrame e infarto. A interrupção do tratamento com a losartana sem a orientação médica correta pode levar a problemas graves, tais como episódios de hipertensão”, alertou a agência. Outra recomendação da Anvisa é que pacientes que tiverem alguma dúvida sobre o tratamento atual devem conversar com seu médico ou farmacêutico. Qualquer suspeita de eventos adversos deve ser notificada à Anvisa e informada ao médico responsável. A notificação pode ser enviada diretamente à agência pelo link.

Lotes recolhidos: Os recolhimentos mais recentes de alguns lotes do medicamento losartana ocorreram em setembro e outubro de 2021 e os fabricantes já concluíram esse trabalho. Além dessa medida, a partir da publicação das resoluções da Anvisa que suspenderam a comercialização, nenhum lote desses produtos pode ser colocado à venda. Sobre a presença da impureza “azido” encontrada nas medicações, a Anvisa explicou que ela pode ser resultado do próprio processo de fabricação do insumo farmacêutico ativo, ou seja, um subproduto de interações químicas que acontecem durante a produção da substância. As substâncias têm sido identificadas pelo próprio controle de qualidade dos fabricantes, que seguem a regulamentação da Anvisa que determina o controle sobre impurezas em medicamentos. Este processo é contínuo dentro da rotina da empresa, a fim de garantir que os produtos comercializados sejam adequados ao consumo.

Riscos: Em relação a eventuais riscos para pacientes que fazem uso contínuo desses medicamentos, a Anvisa ressaltou que o recolhimento é uma medida de precaução. “Não existem dados para sugerir que o produto que contém a impureza causou uma mudança na frequência ou natureza dos eventos adversos relacionados a cânceres, anomalias congênitas ou distúrbios de fertilidade. Assim, não há risco imediato em relação ao uso desse medicamento”, disse a Anvisa em nota. A agência continuará a monitorar a presença de impurezas nos medicamentos e adotará todas as medidas que forem necessárias à proteção da saúde da população. Os profissionais de saúde e pacientes podem comunicar à agência suspeitas de eventos adversos com o medicamento pelo VigiMed.

Nos links abaixo é possível conferir os produtos e os lotes, de acordo com o fabricante:

1) Losartana potássica – Sanofi Medley

2) Losartana potássica + hidroclorotiazida – Sanofi Medley

3) Lorsacor e losartana potássica – Sandoz

A lista completa de todos os medicamentos com determinação de recolhimento ou suspensão pode ser consultada aqui pelo link.

Vacinação de crianças contra sarampo e influenza começa em 4 de abril

A partir do dia 4 de abril começa a Campanha Nacional contra o Sarampo de 2022. Segundo o Ministério da Saúde, este ano, a mobilização ocorrerá junto com a Campanha de Vacinação contra a Influenza, que começa no mesmo dia. A campanha será voltada para 12,9 milhões de crianças entre seis meses e menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), além de trabalhadores da saúde que serão convocados para atualizar a situação vacinal.

“A meta é vacinar, no mínimo, 95% (12,3 milhões) dessas crianças de forma indiscriminada, independentemente da situação vacinal. Para os trabalhadores da saúde, não haverá meta de cobertura vacinal. O intuito é atualizar as doses que ainda estejam atrasadas, além de proteger esse público contra a doença, considerando o risco diante da maior exposição nos serviços de saúde”, explicou o Ministério da Saúde em nota. Nesta estratégia, as duas vacinas – tríplice viral e influenza – serão ofertadas para administração no mesmo dia. A vacinação simultânea é uma atividade recomendada pelo Programa Nacional de Imunizações para redução de oportunidades perdidas na imunização.

Calendário: De 4 de abril a 2 de maio: vacinação dos trabalhadores da saúde – juntamente com a primeira etapa da vacinação contra influenza; De 3 de maio a 3 de junho de 2022: campanha de seguimento contra o sarampo para crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) – juntamente com a segunda etapa da vacinação contra influenza.

Covid-19: Brasil registra 29,64 milhões de casos e 657.302 mortes

O Brasil registrou, desde o início da pandemia, 657.302 mortes por covid-19, segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje (21) pelo Ministério da Saúde. O número total de casos confirmados da doença é de 29.641.594.Em 24 horas, foram registrados 11.110 casos. No mesmo período, foram confirmadas 97 mortes de vítimas do vírus.

Aos sábados, domingos e segundas-feiras, o número registrado diário tende a ser menor pela dificuldade de alimentação dos bancos de dados pelas secretarias municipais e estaduais de Saúde. Às terças-feiras, o quantitativo em geral é maior pela atualização dos casos acumulados nos fins de semana. Segundo o boletim, 28.214.095 pessoas se recuperaram da doença e 770.197 casos estão em acompanhamento.

Boletim epidemiológico da covid-19
Divulgação/ Ministério da Saúde

Estados

São Paulo lidera o número de casos, com 5,1 milhões, seguido por Minas Gerais (3,29 milhões) e Paraná (2,39 milhões). O menor número de casos é registrado no Acre (123,6 mil). Em seguida, aparece Roraima (154,8 mil) e Amapá (160,2 mil). Em relação às mortes, São Paulo tem o maior número de óbitos (166.668), seguido de Rio de Janeiro (72.497) e de Minas Gerais (60.564). O menor número de mortes está no Acre (1.990), no Amapá (2.120) e em Roraima (2.144).

Vacinação

Segundo o Ministério da Saúde, 391,29 milhões de doses de vacina contra covid foram aplicadas, sendo 171,81 milhões de primeira dose; 148,93 milhões de segunda e 4,77 milhões de dose única. As doses de reforço totalizam 63,20 milhões de vacinados e as doses adicionais, 2,57 milhões.

SC: Estado confirma 1.660.871 casos, 1.634.259 recuperados e 21.623 mortes

Santa Catarina chegou a 1.660.871 pacientes com confirmação de infecção pelo novo coronavírus. Desses, 1.634.259 são considerados recuperados e 4.989 continuam em acompanhamento. O dado foi divulgado nesta segunda-feira, 21. A Covid-19 causou 21.623 óbitos no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade atual é de 1,3%.

Esses números representam um recuo de 662 no número de casos ativos e houve mais 5 óbitos em comparação com o último boletim. Aos casos confirmados se somaram 263, enquanto a estimativa de recuperados subiu 920.

>>> Confira aqui o boletim diário desta segunda-feira, 21
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

A estimativa do Governo do Estado é que 40 municípios não tenham caso ativo algum. A região com a maior quantidade de casos ativos hoje, proporcionalmente à população, é a Oeste, que tem 141 para cada 100 mil habitantes. Em seguida, estão Serra (116) e Meio-Oeste (106). As que menos têm são Alto Vale do Itajaí (31), Alto Uruguai Catarinense (32) e Médio Vale do Itajaí (36).

Dos 871 leitos de UTI Adulto existentes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina, há 661 ocupados, sendo 71 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus. A ocupação é de 75,9%.

Paraná: Mais 841 novos casos e cinco óbitos pela Covid-19 são registrados no Estado

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta segunda-feira (21) mais 841 casos confirmados e cinco mortes — não necessariamente representam a notificação das últimas 24 horas — em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Há ajustes ao final do texto.

Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 2.387.088 casos confirmados e 42.573 mortos pela doença. Os casos confirmados divulgados nesta data são de março (627), fevereiro (138) e janeiro (72) de 2022; junho (1) e maio (1) de 2021 e dezembro (2) de 2020. Os óbitos divulgados nesta data são de março (4) de 2022 e junho (1) de 2021.

INTERNADOS – 70 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados em leitos SUS (35 em UTI e 35 em leitos clínicos/enfermaria) e nenhum em leitos da rede particular (UTI ou leitos clínicos/enfermaria). Há outros 468 pacientes internados, 229 em leitos UTI e 239 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos da rede pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais cinco pacientes. São quatro mulheres e um homem, com idades que variam entre 37 e 91 anos. Os óbitos ocorreram entre 13 de junho de 2021 a 19 de março de 2022. Os pacientes que foram a óbito residiam em: Curitiba (3). A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: Pinhais, Cascavel.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 10.735 casos de residentes de fora do Estado, 232 pessoas foram a óbito.

Confira o informe completo clicando aqui.

Paraná recebe 29 refugiados da guerra na Ucrânia e cria força-tarefa com serviços de apoio

O Paraná recebeu nesta sexta-feira (18) um grupo de 29 ucranianos refugiados de guerra – Rússia e Ucrânia estão em confronto desde o mês passado. O grupo, formado em sua maioria por crianças e mulheres, passará dois dias na Capital, alojados na Primeira Igreja Batista (PIB) de Curitiba. Depois disso, seguirão para Guarapuava, na Região Central, onde ficarão sob cuidados de diferentes denominações evangélicas até que casas sejam construídas em Prudentópolis, na Região Centro-Sul – a cidade tem a maior comunidade ucraniana do País. Uma nova delegação de refugiados, com 50 pessoas, chegará ao Estado na próxima semana.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recepcionou os europeus e colocou a estrutura do Estado à disposição. A força-tarefa contará com serviços de saúde, educação, apoio psicológico, encaminhamento para emprego, além de agilizar questões burocráticas, entre apoios necessários. “O Paraná tem o maior número de descendentes ucranianos do Brasil, então nos sentimos felizes em poder ajudar as pessoas neste momento tão duro. Temos, por exemplo, escolas em Prudentópolis em que a alfabetização é na língua natural deles, o que já facilita muito. Vamos fazer o que for possível para poder ajudá-los”, afirmou Ratinho Junior. “O Paraná recebe de braços abertos essas famílias. Queremos ser sua segunda casa para que eles possam reconstruir suas vidas”.

Os serviços estaduais de atendimento aos refugiados ficará centralizado na Superintendência Geral de Relações Institucionais, vinculada à governadoria. “Existem coisas que o terceiro setor pode fazer, mas há ações que são prerrogativas do Estado. Vamos abrir o Estado para esses refugiados ucranianos, auxiliando de todas as maneiras, seja resolvendo possíveis entraves diplomáticos ou oferecendo toda estrutura na área de saúde e educação, por exemplo. A determinação do governador Ratinho Junior é para que não falte nada a eles”, disse o superintendente do órgão, Daniel Vilas Bôas. “É uma força-tarefa na verdade, onde o amor prevalece”.

Fórmula 1 2022: Confira as datas das 23 corridas da temporada

O GP do Bahrein, que marcou o início de uma nova era na categoria com a introdução de um novo regulamento técnico cujas mudanças nos carros prometem apimentar mais as disputas em pista. Depois da dobradinha das Ferraris e ascensão de outras equipes consideradas medianas no ano passado. Mostrou que essas mudanças surtiram efeito. Além disso o calendário e pistas podem também ser o diferencial nas disputas. Entre as novidades estão o retorno das etapas da Ásia e Oceania (Austrália, Singapura e Japão), bem como a do Canadá após dois anos de restrições pela pandemia do coronavírus; a estreia do GP de Miami e a remoção do GP da Rússia, em resposta à invasão russa na Ucrânia. A prova ganhará uma substituta que ainda será anunciada, mas a Turquia desponta como principal candidata.

VEJA ABAIXO O CALENDÁRIO COMPLETO DA TEMPORADA 2022 DE F1:

Calendário atualizado de 2022

DATA GP CIRCUITO
20 de março Bahrein Sakhir
27 de março Arábia Saudita Jeddah
10 de abril Austrália Albert Park
24 de abril Emilia-Romagna Imola*
8 de maio Miami Miami**
22 de maio Espanha Barcelona
29 de maio Mônaco Mônaco
12 de junho Azerbaijão Baku
19 de junho Canadá Montreal
3 de julho Inglaterra Silverstone
10 de julho Áustria Spielberg
24 de julho França Paul Ricard
31 de Julho Hungria Hungaroring
28 de agosto Bélgica Spa-Francorchamps
4 de setembro Holanda Zandvoort
11 de setembro Itália Monza
25 de setembro A definir A definir
2 de outubro Singapura Marina Bay*
9 de outubro Japão Suzuka
23 de outubro EUA Circuito das Américas*
30 de outubro México Hermanos Rodríguez
13 de novembro São Paulo Interlagos
20 de novembro Abu Dhabi Yas Marina

Fluminense vence por 1 a 0 o Botafogo e abre vantagem na semifinal do Carioca

Num jogo de baixo nível técnico e com poucas chances claras, o Fluminense foi mais eficiente e venceu por 1 a 0 Botafogo, nesta segunda-feira, no Estádio Nilton Santos, no jogo de ida da semifinal do Campeonato Carioca. O gol marcado por Arias no segundo tempo aumentou a vantagem do Tricolor para a segunda partida. Como fez melhor campanha na fase de classificação, o Fluminense pode até perder por um gol de diferença no jogo deste domingo, no Maracanã, para chegar à decisão contra o Flamengo.

Paulistão: Pelas quartas de final São Paulo enfrenta o São Bernardo

Foi dada a largada para o mata-mata do Paulistão! Nesta terça-feira, às 20h30, no Morumbi, o São Paulo enfrenta o São Bernardo em partida válida pelas quartas de final da competição. O Tricolor se classificou em primeiro no grupo B, com 23 pontos e a vantagem de jogar em casa, enquanto o Bernô ficou na segunda colocação, com 16 pontos.

Tite convoca Everson, do Atlético-MG, para substituir goleiro Ederson

O goleiro Everson, do Atlético-MG, é o mais novo convocado da seleção brasileira para os dois últimos jogos das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Catar. O nome foi anunciado pelo técnico Tite na tarde desta segunda-feira (21). Everson irá substituir o goleiro Ederson, do Manchester City (Inglaterra), diagnosticado com gastroenterite.  Na próxima quinta (24), o Brasil, já classificado, encara o Chile no Maracanã, às 20h30 (horário de Brasília), penúltimo jogo das Eliminatórias em território nacional.

Neste domingo (20), houve corte de outros dois jogadores que atuam no futebol inglês: o atacante Raphinha (Leeds)  que testou positivo para covid-19, e o zagueiro Gabriel Magalhães (Arsenal), prestes a ser pai. A previsão é de que o Everson se apresente à seleção, na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), na quarta (23), após defender o Galo contra a Caldense, pela na semifinal do Campeonato Mineiro, às 16h. Nesta segunda (21), dez dos 25 convocados por Tite chegaram à Granja Comary para iniciarem a preparação técnica. À tarde, Weverton, Alex Telles, Felipe, Arana, Fred e Bruno Guimarães treinaram normalmente, enquanto Richarlison e Coutinho foram a campo para um trabalho regenerativo. Já Thiago Silva e Martinelli participaram de atividades físicas na academia.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná  

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495